No dia 17 de dezembro passado a reinauguração do tradicional Kartódromo Ricardo dos Santos, em Goiânia – GO, marcou a final do I Campeonato Super Centro-Oeste de Kart, encerrando assim a extensa temporada da RBC Preparações de Motores no ano de 2006.
Ao todo foram sete competições com motores sorteados: Campeonato Paulista Light, Campeonato Super Centro-Oeste, Campeonato de Kart do Distrito Federal, Campeonato Goiano, Campeonato Mineiro, a Copa Honda de Cadetes CODASUR, título este válido pelo Campeonato Sul-Americano de Kart e, por fim, a prova das 6 Horas de Brasília.
Além dessas provas, a RBC esteve também presente com grande destaque nos Campeonatos com motores preparados, as atualmente chamadas de competições de alta performance. Dentre elas merecem destaque o Campeonato Brasileiro de Kart, a Copa Brasil, o Campeonato Sul-Brasileiro, o Campeonato Pan-Americano, o Campeonato Paulista e, por fim, a tradicional prova das 500 Milhas da Granja Viana, onde nada menos que 23 equipes estiveram equipadas com motores preparados pela RBC.
Dentre as competições com motores sorteados, o sucesso da temporada 2006 foi inconteste. Ao todo foram 30 etapas de campeonatos individuais das quais 461 pilotos estiveram inscritos. Deste total 219 participaram no Paulista Light, 154 no Super Centro-Oeste (inclusos os pilotos do Goiano e do Distrito Federal), 54 do Mineiro e 34 do Sul-Americano de Cadetes. Fora esses, 31 equipes participaram das 6 Horas de Brasília.
Para Rafael Cançado, proprietário da RBC Preparações, o sucesso desta temporada foi o reflexo do trabalho de uma equipe que se dedica há vários anos pelo crescimento do kartismo nacional. “Iniciamos em 1995, no Kartódromo Serra Verde,
Mas, nem só de louros é construído um caminho vitorioso. Rafael ressalta os graves problemas atravessados na temporada de 2005 e as soluções que fizeram de 2006 uma ano quase perfeito. “Na última temporada atravessamos muitos problemas relacionados à qualidade das peças o que ocasionou em muitas oportunidades a quebra dos motores. Desenvolvemos novos produtos junto aos fabricantes e assim, em 2006, tivemos um irrisório número de quebras. Isso nos deixou bastante satisfeitos e animados com as soluções adotadas”, comentou.
Em Busca de Novas Soluções
Apesar do grande sucesso das competições com motores sorteados em 2006, principalmente o Campeonato Paulista Light, que acumulou uma média global de 94,2 pilotos por etapa e do Super Centro-Oeste, que
Para a temporada 2007 algumas pequenas adequações deverão ocorrer para estes Campeonatos, mas, os maiores desafios do ano ficarão por conta dos novos motores que a RBC está trazendo da Europa para as categorias KZ1, KF1 e KF3 do Campeonato Paulista de Kart.
Atendendo a um convite do Interlagos Motor Clube e da Federação de Automobilismo de São Paulo, a RBC fornecerá os motores para estas três categorias do Paulista 2007, além da Cadete, que permanecerá utilizando os mesmos motores Honda GX-160, porém no sistema de aluguel e sorteio.
A categoria KZ1 utilizará os motores italianos da marca TM, modelo K9C, que desenvolvem uma potência de 42 cavalos e tem câmbio seqüencial de seis marchas. Esta categoria será aberta aos pilotos Graduados A e B, Sênior A e B e pilotos A e B de Competição (Automóvel). A KF1, por sua vez, também utilizará motores italianos, porém, da marca Vortex. Esta classe estará aberta aos pilotos das categorias, Graduados A e B, Piloto de Kart (Novato) e Sênior A. Por fim, a categoria KF3, utilizará os motores Vortex, modelo Rok. Na KF3 poderão competir os pilotos da categoria Júnior com idades entre 12 e 14 anos.
Além dessas categorias e pela excelente experiência do Campeonato Sul-Americano da categoria Cadete a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA convidou a RBC para fornecer os motores do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart para as categorias Mirim e Cadete. Além disso, a RBC também irá fornecer os motores TM K9C, para o II Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, prova a ser realizada no final do mês de agosto no Kartódromo Raceland Internacional, em Curitiba (PR).
“Temos enormes desafios pela frente. Serão três motores completamente diferentes do que trabalhamos até hoje. Estruturas diferente, refrigeração diferente e, principalmente, em um momento onde não existe a possibilidade de erro. O kartismo de hoje não nos permite um deslize sequer e, sendo assim, estamos trazendo o que de mais moderno existe em termos de motores, respaldados por duas grandes fábricas com inúmeros títulos no kartismo europeu e mundial. Fizemos um enorme investimento e esperamos em primeiro lugar que o kartismo volte a crescer e a fomentar os grandes ídolos do nosso automobilismo”, finalizou o empresário.
A partir da próxima segunda-feira, dia 08 de janeiro, a RBC Preparações retorna de seu período de férias coletivas e dará início a esta que deverá ser a maior temporada do kartismo de todos os tempos.