Mais uma vez a empresa mineira RBC Preparações de Motores deu um show de competência e conquistou três títulos no 40º Campeonato Brasileiro de Kart.
Na categoria Graduados A o vencedor foi o mineiro Clemente Faria Júnior, que também conquistou o Vice-Campeonato na categoria Intercontinental C Sudam. Pela quarta vez consecutiva Clemente conquistou o título nacional com propulsores preparados pela RBC. Nesta mesma categoria merece destaque a atuação do carioca Felipe Polehtto. Ele marcou a pole-position do Campeonato e terminou na terceira posição.
Na categoria Sênior A, também domínio total da RBC. O brasiliense Rodrigo Piquet fez a pole-position e ganhou as quatro baterias chegando invicto ao título. Fora isso, Flávio Costa Martins fez uma bela competição e terminou com o Vice-Campeonato.
Na categoria Super Sênior o baiano Rogério Rezende, a exemplo de Piquet, foi Campeão invicto. Disputando o brasileiro desde 1998 Rogério hoje é Vice-Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia e um dos grandes incentivadores do esporte na região.
Rafael Cançado, proprietário da RBC, destaca que mais importante que comemorar os títulos é o reconhecimento do trabalho de um ano inteiro. “Começamos a estudar a preparação dos motores do Campeonato Brasileiro logo no início do ano. Tudo tem que ser muito planejado e testado para não acontecerem falhas evitáveis”, destaca.
Ainda no âmbito da preparação Cançado afirma que não existe vitória sem investimento e muito menos sem tecnologia. “Hoje somos a empresa do segmento mais bem organizada do país. Temos uma estrutura invejada por muitos que vai desde as bancadas de teste, tornos e brunideiras de nossa sede até a nossa oficina móvel que está montada em uma carreta, e traz inclusive um dinamômetro que nos permite simular em estado laboratorial condições idênticas às da pista”.
Finalizando Rafael destaca a importância do desenvolvimento do esporte como gerador único de novos talentos. “A RBC hoje promove quatro dos mais importantes Campeonatos regionais do país. O Campeonato Paulista Light, a Fórmula Minas, o Campeonato Brasiliense e o Troféu Minas Info2. Em todas essas competições nós preparamos os motores e sorteamos para os pilotos. Dessa forma, conseguimos aumentar consideravelmente o número de pilotos e, mais do que isso, conseguimos preços muito inferiores aos praticados normalmente pelos preparadores individuais. Eu acredito que apenas fortalecendo a base do kartismo, como fazemos em nossos campeonatos regionais, conseguiremos elevar o esporte como um todo e revelar cada vez mais talentos para o automobilismo”.