publicidade
26/06/2007 10:13

Reforma em Interlagos leva categoria para outros Estados e Victor Corrêa analisa a situação

Fonte: MasterMídia Marketing


Foto: Fernando Amaral

Victor Corrêa


Em virtude das grandes reformas que serão executadas para abrigar o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, a SP Turismo, gestora do Autódromo Municipal José Carlos Pace, em São Paulo (SP), suspendeu todas as provas do Campeonato Paulista de Automobilismo que seriam realizadas entre 18 de junho e 05 de novembro. Desta forma, a sexta etapa da Fórmula São Paulo, programada para o último domingo do primeiro semestre, foi transferida para o dia 26 de agosto, e deverá acontecer em Londrina, no Paraná. “É uma pena não conseguirmos cumprir o calendário pré-estabelecido, mas o importante é que estão sendo estudados meios para que os pilotos, os mecânicos, e as oficinas de preparação não fiquem ociosos durante quase cinco meses”, aponta o mineiro Victor Corrêa (Unifenas/ Flash Power/ Raster), líder do único certame nacional de monopostos do Brasil, com três vitórias em cinco corridas.

Normalmente o Autódromo de Interlagos é fechado para pequenas reformas e preparado para o GP de F1 nos meses de setembro e outubro, deixando de sediar as provas regionais e nacionais somente por três meses. Como o circuito será totalmente recapeado, além de receber outras melhorias, a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e os clubes filiados procuram alternativas para evitar esse hiato de competições. Uma das propostas que surgiram foi de que seja realizada uma prova em Londrina (PR), em 26 de agosto, outra no Rio de Janeiro, em 23 de setembro, e novamente outra na pista do Autódromo de Jacarepaguá, em 14 de outubro. “É legal esta idéia. A vantagem de correr em outros circuitos é que nós estamos em uma categoria-escola, e então vamos aprender um traçado novo, com custo baixo. Além de ser uma nova motivação e um novo desafio para o acerto de nossos carros”, considera o líder da Fórmula São Paulo.

De todas as idéias e propostas de solução para a continuidade do Campeonato Paulista de Automobilismo, o que parece ser mais importante, é que o certame cumpra todas as suas etapas ainda em 2007. “O que não pode acontecer é ficarmos parados, senão, este campeonato termina só no ano que vem, o que é péssimo. Temos compromissos com nossos patrocinadores, sei que eles entendem este problema atípico, mas temos que ativar nossas corridas. Se formos adiar as corridas e terminar o campeonato deste ano em 2008, quem for subir de categoria ou correr fora do país, ficará prejudicado, pois muito provavelmente não participará das últimas provas do calendário”, sinaliza o piloto da Unifenas/ Flash Power/ Raster, que na próxima temporada pretende correr em alguma modalidade internacional.

Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 136 cavalos de potência, que chegam a 230 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.

As datas e locais da provas substituídas são:
6ª Etapa nos dias 24,25 e 26 de Agosto no Autódromo de Londrina (PR)
7ª Etapa nos dias 21,22 e 23 de Setembro no Autódromo de Jacarepaguá (RJ)
8ª Etapa nos dias 12,13 e 14 de Outubro no Autódromo de Jacarepaguá (RJ)

Classificação do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo após cinco etapas:
1) Victor Corrêa (MG), Unifenas/Flash Power/Alpie Competições, 75;
2) Caio Lara (SP), O Corsário Motel/Eclipse Hotel/Alpie Competições, 63;
3) Allisson Paulinelli (SC), Virtual Panorâmico/Dragão Motorsport, 58;
4) Márcio Pasaneli (AM), Proview/Gov. Amazonas/Alpie Competições, 45;
5) José Amorim Junior (SP), Fiolux/EMB Racing, 35;
6) Felipe Leonardos (SP), Opus Papéis/Massoni Racing, e Werner Neugebauer (RS),
Harald/PropCar, 26;
8) Thiago Calvet (RJ), Alfaparf/Iaconelli, 22;
9) Thiago Armentano (SP), Ecco/Cards and Co/Dragão Motorsport, 10;
10) Henrique Lambert (RJ), Iaconelli, e Leandro Florenzo (SP), Dynamics Perícias/PropCar, 8;
12) Paulo Meyer (SP), Interkart, 7;
13) Gabriel Tojal (SP), Agecom/Vorax/Dragão Motorsport, 6;
14) Nilton Molina (SP), Mongeral/PropCar, 5;
15) Rafael Suzuki (SP), Shutt/Phebem, e Vinicius Mauri (SP), Fall/Prismex/Iza Plast, 4.

  • 08/07/2007 19:10 Silverio Mello

    Erno fiquei fora do ar e perdi o " TEMPO " desta notícia.É lamentável que as provas da F. São Paulo, não venham para o RS, pois com os carros da F. 1.6RS, teríamos um grid gostoso