publicidade
01/08/2024 07:35

Regional Cup revelou os primeiros campeões da edição brasileira e os quatro premiados para o Mundial e Copa do Mundo OK-N

A quarta-feira foi um dia história para o kartismo no Brasil

Fonte: FG Com / Assessoria de Comunicação CBA - Kart


Foto: Gilmar Rose

Pódio da OK na Regional Cup


Um dia histórico para o kartismo brasileiro. Nesta quarta-feira (31) foram conhecidos os primeiros campeões da Regional Cup após intensas disputas no Circuito Internacional Paladino, na Paraíba. A competição reuniu destaques do kartismo nas categorias OK Júnior, OK e Mini 2T e, além dos brasileiros, teve ainda pilotos dos Estados Unidos e Argentina.

Organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o campeonato chegou ao país com total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que escolheu o Brasil para ser sede da primeira Regional Cup na América do Sul.

Além dos títulos inéditos, quatro pilotos passaram a integrar a Academia CBA de Pilotos e disputarão em setembro o Mundial e a Copa do Mundo OK N entre os dias 12 e 15 de setembro na Inglaterra.

A CBA, em parceria com a equipe italiana de fábrica Parolin, premiou os pilotos com a isenção na taxa de inscrição e todos os equipamentos para a disputa dos campeonatos internacionais, uma das maiores premiações do kartismo brasileiro na atualidade.

Estarão no Mundial o paulista Vinícius Ferro (campeão da Regional Cup na OK Júnior) e o brasiliense Gabriel Koenigkan (campeão na OK FIA). Na Copa do Mundo OK N, o Brasil será representado pelo paulista Enzo Prando (vencedor da Seletiva OK N) e o mineiro Lucas Moura (vice-campeão).

O campeão da Regional Cup na categoria Mini 2T, o mineiro Rafael Guimarães, também recebeu um prêmio especial. A MotorBiz, organizadora da categoria, a NASCAR Brasil e a equipe Baby Race, com o apoio da CBA, deram ao piloto uma corrida totalmente gratuita na Itália.

Giovanni Guerra, presidente da CBA, Renato Correa, Coordenador Regional da FIA para as Américas, e Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA, acompanharam todo o evento e participaram da entrega da premiação.

Como foram as disputas no Paladino – A programação da Regional Cup teve início na terça-feira (30), com as tomadas de tempo e quatro baterias classificatórias. Nesta quarta, os pilotos disputaram a Pré Final e Final.

Na OK Júnior, que contou com 16 karts na disputa, Marcelo Tortato fez a pole na tomada de tempos, mas na 1ª bateria Vinícius Ferro levou a melhor. Da segunda à quarta classificatória, no entanto, o goiano Theo Salomão não deu chance aos rivais e dominou, ficando com a pole na Pré Final.

Na Pré Final, mais emoção com vitória de Tortato. Pela soma de pontos, Salomão ainda garantiu a pole na Final, mas na metade da disputa Ferro ultrapassou o rival e faturou o título de forma emocionante.

Na OK FIA, com 14 karts na pista, o paulista Enzo Prando levou tudo na terça-feira: fez a pole e venceu as quatro baterias para garantir a posição de honra no grid da Pré Final, onde também venceu. Na Final, a largada foi frenética. Prando foi ultrapassado por Lucas Moura, depois Alfredinho Ibiapina passou a liderar e, na sequência, Gabriel Koenigkan assumiu a ponta para se tornar campeão.

O brasiliense de 15 anos havia conquistado na semana passada o bicampeonato na Copa Brasil na Graduados. Koenigkan também tem um feito especial em sua carreira. Em 2022, na França, conquistou para o Brasil a primeira medalha no FIA Motorsport Games, com um segundo lugar na categoria Júnior.

Já na Mini 2T, Davi Honório fez a pole, mas Rafael Guimarães venceu as quatro classificatórias e ficou com a pole na Pré Final. E o mineiro de 10 anos seguiu dominando e venceu a Final de ponta a ponta. Honório foi o vice-campeão.

Após a realização das três categorias, na parte da manhã, sete pilotos da OK FIA foram selecionados para a disputa da primeira competição com motores OK N no Brasil. Enzo Prando conquistou a pole position e venceu a primeira bateria, com Lucas Moura em segundo. Na segunda, com o grid invertido pelo resultado da primeira prova, Moura ficou com a vitória, com Prando em segundo.

Pela soma de pontos das baterias, os dois terminaram empatados, mas Prando levou o título pelo critério de desempate, a tomada de tempos. O pódio foi completado com o gaúcho Heitor Dall´Agnol, terceiro colocado no geral.

Com a palavra os Vencedores:
Mini 2T/ Campeão
Rafael Guimarães (MG), 10 anos (FMA)
“Andei pela primeira vez no Paladino na Copa Brasil na semana passada e fui o terceiro colocado. Então, estou muito feliz com essa conquista da Regional Cup. Até o momento é o título mais importante da minha carreira”.

OK Júnior / Campeão
Vinícius Ferro (SP), 13 anos (FASP)
“Larguei em terceiro e fiz uma largada muito boa. Consegui pular para segundo na primeira volta e fui tentando chegar no Theo, consegui passar e aí foi só segurar. Por enquanto, é a maior conquista da minha carreira”.

OK FIA / Campeão
Gabriel Koenigkan (DF), 15 anos (FADF)
“Estou muito feliz. Estava com um problema desde o começo da semana, mas eu sabia que para a Final iríamos resolver. Larguei em quinto, mas o nosso ritmo era muito rápido e conseguimos ganhar. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer a CBA pela vaga e agora vamos disputar o Mundial”.

Seletiva de Kart OK N / Campeão
Enzo Prando (SP), 24 anos (FAUESC)
“Foi fantástico! É um prazer imenso ser o primeiro campeão de uma competição usando motor OK N, motor que a gente vai utilizar no ano que vem. Estou super animado e muito feliz de poder representar o Brasil nessa Copa do Mundo. É um sonho poder representar o Brasil fora e fazer o que gosto”.

Seletiva de Kart OK N / Vice-Campeão
Lucas Moura (MG), 15 anos (FMA)
“Foi uma experiência nova. Já tinha visto outras pessoas andarem com esse motor, mas nunca tinha experimentado. Eu gostei bastante, achei o motor muito bom e a experiência também foi ótima. Foram duas corridas muito boas também. A primeira eu cheguei em segundo, já a segunda eu ganhei e estou muito feliz em representar o Brasil na Copa do Mundo”.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!