publicidade
26/08/2021 14:56

Ricardinho Gracia confirma presença na temporada de estreia da Fórmula 4 no Brasil

Fonte: Rios Comunicação


Foto: Arquivo do piloto

Ricardinho Gracia


A inédita presença da Fórmula 4 no Brasil marcará também a estreia de Ricardo Gracia Filho na categoria. O piloto de 16 anos, bicampeão brasileiro de kart, estará no grid das seis corridas previstas para a temporada 2022 da FIA F4 Brazilian Championship. Desta forma, o jovem talento das pistas segue firme no seu plano de carreira para chegar à Fórmula 1.

A meta de Gracia Filho era justamente ingressar na Fórmula 4 no ano que vem depois de duas temporadas no kart europeu. O brasileiro tem um plano bem consolidado para disputar nos anos seguintes a Fórmula 3 e a Fórmula 2 e, até 2027, chegar à categoria máxima do automobilismo internacional.

“A Fórmula 4 é muito importante para os pilotos terem o primeiro contato com o carro de fórmula, ainda mais no Brasil, que vai ter custo mais baixo e usando os mesmos carros que os pilotos europeus usam. Será uma boa temporada para me aperfeiçoar e ajudar o automobilismo brasileiro a crescer”, acredita Gracia Filho.

Mas antes da estreia na F4, o piloto ainda tem compromissos importantes pela britânica Forza Racing. Entre os dias 16 e 19 de setembro ele disputará o WSK Open Cup de kart no Circuito South Garda, em Lonato, na Itália. E em dezembro representará o nosso país mais uma vez no Mundial FIA Karting, que pela primeira vez será disputado no Brasil, no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP).

A importância da Fórmula 4 – A ausência de uma categoria Fórmula no Brasil sempre foi apontada como um dos entraves para os pilotos daqui, já que muitos têm de ir correr na Europa para conseguir evoluir nas categorias do automobilismo internacional. Com a F4 brasileira, nossos pilotos ganham experiência e também pontos importantes para os critérios da FIA.

A categoria estará aberta a pilotos a partir dos 14 anos e o campeão ganhará 12 pontos para a superlicença da FIA. Serão seis etapas ao todo, com provas em Interlagos, Goiânia, Brasília, Velocitta e Curitiba – a capital paranaense receberá duas corridas na temporada.

Os carros da F4 brasileira usarão a segunda geração dos chassis da Tatuus. Os motores ainda serão escolhidos e um sorteio definirá as equipes, mas a previsão é que sejam quatro times com quatro modelos cada. O campeonato terá transmissão do canal Bandsports.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!