O Autódromo Internacional de Adria, na Itália, foi o palco
de estreia para Ricardo Gracia Filho na Fórmula 4. O jovem piloto de 16 anos, bicampeão
brasileiro de kart, teve seu primeiro contato com o monoposto em dois dias de
testes no circuito, já como parte dos preparativos para a temporada 2022,
quando vai disputar o FIA F4 Brazilian Championship.
Foram 120 voltas e cerca de 500 km de testes a bordo do F4
da equipe italiana Cram Motorsport. No carro com base Tatuus atual - no ano que
vem a categoria usará uma segunda geração do chassi -, Gracia Filho começou sua
adaptação a um modelo totalmente diferente do kart.
“A primeira sensação é que o carro é baixo e o piloto não
tem o mesmo campo de visão, nem fica com o corpo tão solto. Com isso, o esforço
físico também é maior. No kart usamos muito os ombros e os braços e na Fórmula
4 você não mexe o ombro”, compara o piloto.
As frenagens são outro aspecto na Fórmula 4 que Gracia Filho
destaca nesta fase de adaptação. Além do freio mais duro, o brasileiro explica
que a tomada na curva é completamente diferente da que estava habituado no kartismo.
“No fórmula, você tem de entrar mais rápido na curva,
frear lá dentro com força, virar e acelerar. No kart a freada ocorre antes e
logo depois é preciso acelerar para ir forte na saída da curva”,
explica.
O jovem piloto conta que no primeiro dia de treinos focou
bastante nesta adaptação às frenagens na pista. No segundo dia, já dominando
melhor o F4, aprimorando as freadas a cada curva e com um novo jogo de pneus,
virou apenas 1s04 abaixo do piloto mais rápido do dia na bateria de testes.
“Tentamos puxar o maior limite do carro e esses dois dias
de treino foram bem produtivos. Adria é uma pista de baixa velocidade, o que
foi bom para aprender a fazer curvas com o F4”, diz.
Ricardinho Gracia continuará na Europa para novos treinos na
Fórmula 4 Italiana, desta vez em circuitos de alta velocidade. A agenda do
piloto até o fim do ano será dedicada à preparação para a disputa da temporada
de estreia da F4 brasileira no ano que vem.
Os carros que disputarão o FIA F4 Brazilian Championship já
serão os da segunda geração dos chassis da Tatuus. Os motores ainda serão
escolhidos e um sorteio definirá as equipes - a previsão é que sejam quatro
times com quatro pilotos cada. O campeonato terá transmissão do canal
Bandsports.