Foi um final de semana repleto de novidades e emoções para o paulista Ricardo Sargo (Engebrás Compressores / JP Salva / Neon Arco-Iris / MotorBiz), de apenas 16 anos de idade. Campeão e atual líder do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos pela classe Light, Sargo estreou no Trofeo Linea quando a categoria passou, pela segunda vez no ano, pelo Autódromo de Interlagos, zona sul da capital paulista.
Além da natural adaptação ao carro, Sargo enfrentou problemas no primeiro dia de treinos, sexta-feira (12). Logo no início da primeira sessão a porta dianteira direita do Linea de número 81 soltou-se e o piloto não teve condições de continuar o treino. A segunda sessão funcionou como reconhecimento do carro para o piloto, mas o orçamento apertado não permitiu que ele utilizasse pneus novos, como fizeram os adversários, e o trabalho ficou prejudicado.
No sábado, com um jogo de pneus novos, Sargo começou a mostrar competência ao marcar o 14º tempo no terceiro treino livre, superando pilotos bem mais experientes na categoria. A equipe, então, arriscou um ajuste de última hora para a tomada de tempos, mas ele não funcionou bem e o piloto marcou apenas o 18º tempo no treino classificatório, com tempo de volta cerca de 1 segundo pior que no treino livre.
A primeira corrida do domingo (14) foi bastante produtiva. Sargo, já mais adaptado ao carro, ganhou posições e terminou em 12º. Confiante, foi para a segunda prova disposto a atingir o objetivo traçado para a etapa, que era terminar entre os 10 primeiros. O piloto chegou a ocupar a oitava colocação na prova, mas terminou em 10º, um resultado excelente para a estreia.
“O carro é muito bom, tem um torque fantástico, mas é o carro mais difícil que já pilotei. Mais difícil até que a Montana em que eu corri na última etapa da Stock Paulista. Felizmente deu tudo certo e atingimos nossos objetivos, mesmo com os problemas que enfrentamos durante os treinos e tomada de tempos”, afirmou o jovem piloto.
Capotagem de Ulisses Silva preocupou o piloto
A segunda prova da etapa paulista foi marcada por um acidente impressionante com o piloto carioca Ulisses Silva, que capotou várias vezes após um toque com Popó Bueno. O incidente também envolveu Ricardo Sargo, como explica o piloto: “Eu estava lado a lado com o Popó quando o Ulisses colocou por dentro na Curva do Lago. Eu só vi o carro dele quando nos tocamos e eu fui empurrado para cima do Popó, que estava por fora. O restante todo mundo viu pela televisão”, disse piloto. “Ficamos preocupados, mas entramos em contato com o Ulisses e ele disse que está tudo bem, que não se machucou, foi apenas um susto”, completou.
Os comissários de prova chamaram Ricardo Sargo e Popó Bueno para ver as imagens do acidente, e o consenso geral foi que Sargo não foi culpado pelo incidente. “Ele não teve culpa, foi empurrado e bateu em você”, disse Cacá Bueno (que também acompanhou a análise das imagens) ao irmão Popó.
Nas próximas semanas o piloto anunciará se correrá ou não a próxima etapa do Trofeo Linea, que será realizada em 25 de setembro, no Autódromo de Pinhais, região metropolitana de Curitiba. “Estamos trabalhando para tentar levantar os recursos necessários para dar sequência a este trabalho nas próximas etapas deste ano”, afirmou Sargo.
Próximo desafio é neste final de semana, também em Interlagos
Ricardo Sargo volta às pistas no próximo final de semana, para defender a liderança na classe Light do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos. As provas serão realizadas no domingo (21), às 10h00 e 13h00, com entrada gratuita ao público. Sargo correrá também a Stock Paulista, pela equipe Big Power, na Montana patrocinada pela NGK.