Não está nada fácil a temporada de estreia de Ricardo Sargo (Engebrás Compressores) na Copa Petrobrás de Marcas. Além da natural dificuldade de adaptação ao carro e às pistas onde nunca pilotou, o paulista tem enfrentado muitos problemas mecânicos no Chevrolet Cruze de número 81.
Na prova de abertura da temporada, em São Paulo, Sargo sequer foi à pista para as corridas em função da quebra de uma junta homocinética, que não pode ser trocada a tempo. Em Brasília, na segunda etapa, ficou fora da segunda bateria pela quebra do cabo do acelerador, quando ocupava a nona colocação.
Curitiba foi a exceção, e o piloto conseguiu completar as duas baterias e pontuar pela primeira vez no campeonato. Mas no final de semana passado, no Rio de Janeiro, o “fantasma” dos problemas mecânicos voltou a rondar o box da equipe J.Star.
Sargo não vinha obtendo bons resultados nos treinos, e reclamava da falta de aderência na parte dianteira do carro. Classificou-se em 19º lugar no grid e partiu para uma prova de recuperação. Mas na quarta volta ficou sem a segunda marcha, e teve que passar o restante do tempo que permaneceu na pista segurando a alavanca de câmbio para as demais marchas não escaparem. “Foi terrível, saí do carro e não sentia os braços direito. Passei a corrida quase toda pilotando com uma mão só”, lembra.
Mesmo com o grave problema, Sargo conseguiu avançar para o 11º posto, mas a corrida acabou para ele quando uma das rodas dianteiras do carro se soltou e voou pela pista, a três voltas do final da prova. “Foi um final de semana para esquecer, deu tudo errado”, lamentou o jovem de 17 anos.
Devido ao problema no cambio, Sargo não pode voltar ao grid para disputar a segunda bateria, contabilizando cinco quebras em oito corridas. Mesmo decepcionado com o índice ruim, o piloto se mostra esperançoso em fazer uma boa segunda metade do campeonato. “Confio na minha equipe, sei que eles também são novos na categoria e estão aprendendo sobre os problemas que podem ocorrer no carro. As demais equipes já passaram por isso e têm essa vantagem, mas eu tenho certeza que vamos evoluir na fase final do campeonato”, finaliza.
A segunda metade do campeonato começa no dia 23 de setembro, no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS).