O Kartódromo de Volta Redonda (RJ) sediou no ultimo domingo (30) a formatura de 101 alunos de 9 a 15 anos, que fizeram parte da 22ª turma do projeto “Piloto Cidadão”. Todos os participantes do projeto são estudantes da rede pública, estadual e municipal de ensino. O Piloto Cidadão tem como objetivo preparar novos pilotos, ensinando às crianças participantes as noções do kartismo. Durante o projeto todos tiveram aulas sobre a história do kart, técnicas de mecânica para garantir o bom desempenho dos equipamentos, além de lições de meio ambiente e primeiros socorros.
De acordo com a coordenadora do projeto, Janeth Fagundes, o Piloto Cidadão conta atualmente com uma equipe composta por um professor para aulas práticas e teóricas, um instrutor cedido pela Cruz Vermelha, que é responsável pelas aulas de primeiros socorros, uma recepcionista e também com as equipes da oficina e fiscais de pista, sendo que estes últimos também auxiliam o professor durante as aulas práticas. Janeth detalhou como é o funcionamento do projeto. “O projeto é educativo e disciplinar e acaba sendo um grande lazer para estas crianças, afinal, além de aprender eles também se divertem muito durante as aulas”, disse a coordenadora.
Ela também contou sobre como era o dia a dia com os alunos e, bastante emocionada, elogiou todos os participantes de mais esta edição do projeto. “O convívio com eles era maravilhoso, são todos muito educados, é muito gostoso trabalhar com esses jovens”, contou Janeth.
A gerente geral do Kartódromo e diretora do projeto Piloto Cidadão, Carla Falcão, fez uma breve análise sobre como foi para toda a sua equipe ver formada mais uma turma do programa que já é realizado há três anos. “O projeto é um sucesso, pois é o único nestes moldes no Brasil e no mundo. Nós ficamos felizes por poder realizar o sonho de muitas crianças que talvez não teriam a oportunidade de conhecer e praticar este esporte. Para nós é uma boa oportunidade de divulgar melhor o kart e o automobilismo em geral”, afirmou Carla.
Família
Os pais dos alunos da 22ª turma do projeto que estiveram presentes na formatura também ressaltaram a importância dos seus filhos terem participado das aulas, onde aprenderam na teoria e na prática sobre um esporte que até então era distante da realidade deles.
“Para o meu filho foi muito importante esta integração e o convívio com as outras crianças, aqui ele aprendeu bastante e fez novas amizades. Quando, por algum motivo, ele não podia vir às aulas ficava muito chateado”, contou Edson Antunes, pai de Leonardo Antunes, aluno do projeto.
Quem também notou os benefícios que as aulas de kart trouxeram para os alunos participantes foi Ana Cristina Silva, mãe de Vitor Hugo de Jesus e Kamila de Jesus. Segundo ela, a interação com os outros participantes e também os conceitos passados pelo professor e por toda equipe de coordenação do projeto, fez muito bem para os seus filhos.
“Ao participar do projeto eles aprenderam que é necessário respeitar os limites. A Kamila sempre foi tímida e depois que começou a vir às aulas ficou mais solta. Já o Vitor Hugo gostou tanto do que aprendeu aqui, que agora me disse que quer seguir carreira como piloto de kart ou de outro esporte ligado ao automobilismo. Os meus filhos sempre praticaram esportes e gostaram muitos de participar do Piloto Cidadão”, revelou a mãe.
Após todas as emoções da cerimônia de entrega dos certificados, os alunos foram para a pista mostrar o que aprenderam nos últimos trinta dias de aulas. Eles participaram de uma corrida de caráter amistoso na qual foram divididos em 10 baterias para ver quem chegava à frente.
Próximas turmas
A próxima turma do projeto Piloto Cidadão foi iniciada ontem (terça, 2) e já estão abertas as inscrições para a 24ª turma do projeto, que será iniciada no dia 6 de novembro.
As inscrições podem ser feitas na secretaria do Kartódromo e nas escolas estaduais e municipais, para isto basta apenas que o responsável pelo futuro aluno esteja em posse das cópias da certidão de nascimento e comprovante de residência, declaração escolar e duas fotos 3x4.