O próximo fim de semana será de decisão para o futuro do automobilismo fluminense. No sábado e domingo vai ser realizada, no kartódromo de Volta Redonda, a nona rodada do Estadual de kart do Rio de Janeiro, com duas provas. A primeira delas, a partir das 11h, acontece no sábado. No domingo, a briga pelo título reinicia às 10h. As disputas envolvem seis categorias: Mirim, Cadete, Júnior, F4, Sprinter e Sênior. A entrada no kartódromo é gratuita.
O Estadual deste ano foi formado por duas Copas. A primeira delas, batizada de Mihaly Hidasi, abrangeu as quatro primeiras corridas. A segunda, em homenagem a Henrique Ribas, um dos principais incentivadores da modalidade no estado, engloba as cinco restantes. Em cada uma das Copas os pilotos devem descartar seu pior resultado. Portanto, além de somar o que será conquistado no fim de semana, todos deverão retirar da soma final o pior resultado, o que torna a disputa ainda mais emocionante.
As categorias Mirim e Cadete são onde os líderes estão mais tranquilos. Na primeira, Lucas Carvalho soma 76 pontos contra 67 de Pedro Braga. Na Cadete, Sinder Bitton Neto está com 77 pontos, 15 à frente de Sérgio Paiva. Na Júnior, Alexandre Azevedo lidera com 41 pontos, cinco mais que Fernando Stocco. Esta diferença é a mesma que Sérgio Verdi tem sobre Christiano Mattheis, na Sênior. O líder da Sprinter, com 74 pontos, é Flávio Bruno. Kenneth Rodrigues, com 67, ocupa a segunda colocação.. Na F4, Alexandre Odo está com 62 pontos contra 46 de Felipe Piatigorsky, mas o líder é o único que deve descartar sete pontos, até o momento.
Em cada prova, pontuam os 10 primeiros. O vencedor acumula 11 pontos, dois mais que o segundo colocado. A diferença de um ponto persiste até a 10ª colocação. A pole position também dá um ponto.