O Kartódromo de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, será sede da 1ª etapa do Campeonato Estadual, com sua primeira etapa marcada para os dias 25 e 26 de maio. As demais rodadas acontecerão em junho, agosto, setembro, outubro e novembro. A competição, que tem a chancela da CBA e da FAERJ, oferecerá vagas para a Copa das Federações, que em 2013 será realizada no Kartódromo Beto Carrero, em Santa Catarina.
Para o Carioca os organizadores esperam cerca de 100 pilotos em categorias de motores 2 e 4 tempos. As 4 tempos têm o custo mais baixo da categoria no Brasil e servem de acesso a pilotos que nunca disputaram uma competição oficial. “A inovação este ano é a categoria Kart Indoor, com os equipamentos do Kartódromo de Volta Redonda e custo baixinho. Assim novos pilotos poderão ser inscritos na federação e competir por um título Estadual”, disse Alexandre Odo, piloto e coorganizador do campeonato.
Para os motores 2 Tempos de 125cca novidade é a empresa fornecedora, a Kartbox. Inovando com os propulsores Ital SIstem importados da Itália, a empresa tem como um de seus sócios o piloto Sérgio Jimenez e fará a equalização do equipamento para assim fornecer em igualdade de condições a todos os pilotos no momento do sorteio de motores.
Outra novidade é que serão sorteados motores, carburadores e escapamentos, todos homologados pela CBA, o que levará a disputa totalmente para o braço dos pilotos e acerto de chassis de cada kart.
Na manhã desta quinta-feira, 9 de maio, no Kartódromo de Volta Redonda, Jimenez afirmou que a intenção é ter uma competição com credibilidade e equilibrada para devolver ao kartismo do Rio de Janeiro a posição que ele sempre teve como categoria de acesso ao automobilismo brasileiro. “Hoje na Stock Car existem quatro equipes do Rio, e no estado não tem autódromo”, constatou o piloto que compete na Stock Car Brasil e no FIA GT, onde é companheiro de equipe do piloto Ricardo Zonta, ex-Fórmula 1.
Sérgio Jimenez foi campeão brasileiro de kart seis vezes, o primeiro campeão da Fórmula Renault Brasil, competiu na A1GP e GP2, hoje está na Stock Car Brasil e FIA GT. Ele é sócio também da equipe Squadra Kart e é o coach do resendense Sérgio Henrique Paiva, de 12 anos, que disputa o Super Kart Brasil em São Paulo.