O kartódromo de Volta Redonda vai sediar no próximo final de semana as provas iniciais do Estadual de Kart do Rio de Janeiro. A temporada terá 10 provas, o dobro do ano passado. O regulamento de 2011 permite a comemoração de três títulos, porque a disputa tem duas Copas. A primeira com quatro provas. A segunda, com seis. O campeão de cada uma delas será conhecido após um descarte. O título do Estadual será definido após dois descartes.
O crescimento do número de provas e o calendário que se estende por todo o ano é resultado do bom momento do kartismo do Rio de Janeiro. Após sediar a primeira fase do Brasileiro no ano passado, o Estado teve um número crescente de competidores em cada uma de suas cinco provas. Cerca de 90 pilotos, alguns de outros estados, participaram do campeonato em 2010.
O Carioca é composto por nove categorias – Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sprinter, Sênior, F4 e F400. A fim de promover a equivalência de equipamentos e privilegiar a competitividade, os motores das oito primeiras continuarão sendo sorteados e preparados pela RBC Preparações, empresa que atua nos mais importantes campeonatos de kart do país, o que também permite o barateamento dos custos. A F400, para motores quatro tempos, é a única que terá preparação independente.
Confira o calendário de 2011:
1ª etapa - 6 de fevereiro
2ª etapa – 20 de março
3ª etapa – 01 de maio
4ª etapa – 29 de maio
5ª etapa – 14 de agosto
6ª etapa – 25 de setembro
7ª etapa – 30 de outubro
8ª etapa – 20 de novembro
9ª etapa – 17 e 18 de novembro (rodada dupla)