O Campeonato Rio Biland de Kart, que utiliza os motores quatro tempos para kart mais modernos do país, encerra sua primeira temporada no próximo sábado (20) – com a sétima etapa da competição no Kartódromo Premium, que fica na Barra da Tijuca. A sétima etapa do ano chega com clima de confraternização entre pilotos, equipes e organizadores e também com a expectativa de um bom número de karts.
“Os motores Biland já viajaram para o Rio de Janeiro. Houve bastante interesse dos pilotos para essa etapa e acredito que o número de participantes possa aumentar, pelo fato de todas as outras competições já terem se encerrado”, comentou Sílvio Novembre, da Ascot, organizadora do evento.
A briga pelo título deve ser o ponto alto do sábado no Rio de Janeiro. Em uma temporada de quatro vencedores diferentes em seis corridas (até aqui), a última prova terá pontuação maior que as anteriores e não haverá descarte. Com 20 pontos em jogo, quatro nomes entram na briga pelo título. Christiano Mattheis é quem lidera a classificação – e também é o único, ao lado de Vinícius Souza, que venceu duas vezes no ano.
Mas a diferença de Mattheis para Marcelo Cascão, segundo colocado na tabela, é de apenas nove pontos. Fábio Mello e Renato Pinna, respectivamente com 11 e 16 pontos de desvantagem para o líder, são os outros pilotos que podem ficar com o título do Rio Biland 2008, mas dependem de combinações de resultados.
Rio 200 Km – Depois da decisão da Biland, o Kartódromo Premium vai seguir a todo vapor no sábado. Uma prova de Endurance vai fazer a festa de fim de ano na competição – em uma parceria da Ascot, organizadora do Rio Biland, e da CRT, empresa de preparação de motores que vai fornecer os propulsores dos karts.
A corrida com previsão para cerca de 190 voltas nos 1.042 metros do circuito – ou três horas de prova – terá largada às 14h. As equipes podem ser formadas por até três pilotos e terão parte dos equipamentos – como motor, escape, combustível e pneus – sorteados pela organização. Todos os karts do Rio 200 Km de Kart serão equipados com motores quatro tempos de 13 cavalos, iguais aos que são usados nas provas de Endurance pelo país.
Confira como está a classificação do Rio Biland de Kart antes da última etapa:
1) Chrisitano Mattheis, 53 pontos
2) Marcelo Cascão, 44
3) Fábio Mello, 42
4) Renato Pinna, 42
5) Vinícius de Souza, 28
6) Sandro Mauro, 26
7) Carlos Fernandes, 24
8) André Matinha, 22
9) Gavin Fuentes, 14
10) Roberto Alves, 11