Apesar da baixa temperatura indicada pelos termômetros, o domingo foi quente no Kartódromo de Volta Redonda, onde aconteceu a 5ª etapa do Estadual de Kart do Rio, marcada também pela abertura da Copa Henrique Ribas. As boas disputas apresentadas nas categorias Mirim, Cadete, Júnior, F4, Sprinter, Sênior e Super Cadete fizeram o público esquecer o casaco e garantiram a diversão de quem compareceu ao circuito da Cidade do Aço.
A prova que reuniu pilotos da Mirim e da Cadete abriu a programação. Sinder Bitton Neto, o dono da pole, liderou de ponta a ponta e chegou ao degrau mais alto do pódio. Após bela disputa, Enzo Pupim superou Sérgio Paiva para cruzar a linha de chegada em segundo. Entre os pilotos da Mirim, Lucas Carvalho levou a melhor após superar Julia Jokinen.
Na Júnior, Fernando Stocco soube controlar as investidas de Alexandre Azevedo para comemorar a vitória. Na Sprinter o pole Kenneth Rodrigues manteve a ponta na largada, enquanto o segundo colocado do grid Flavio Bruno perdia a posição. Apesar da indecisão inicial e da gripe, Bruno conseguiu se recuperar e comemorou a vitória depois de superar Kenneth.
A prova da F4 foi das mais disputadas. Logo na primeira volta Daniel Mageste, que largou em 3º, assumiu a liderança. Conrado Pontes colocou pressão e na décima volta tomou a ponta de Mageste, que ainda encontrou forças para recuperar a posição. Na última volta, Alexandre Odo ultrapassou Conrado para ser o segundo.
Na categoria Sênior a disputa também foi intensa desde a largada, com os quatro primeiros alterando posições até a quinta volta, quando Sérgio Verdi, o dono da pole, assumiu a ponta em definitivo. Felipe Cruz foi o segundo e Timo Jokinen o terceiro.
A prova que encerrou o dia de disputas, a da Super Cadete, também foi das melhores. Marcio Antônio largou na frente, mas foi superado na reta por Sinder Bitton Neto em bela ultrapassagem. No entanto, o novo líder não conseguiu se proteger da pressão de Erick Dohmann, que havia partido em terceiro. Sinder levou a melhor na intensa briga com Marcio Antônio pelo segundo lugar e comemorou a vitória depois que Erick foi punido com acréscimo de tempo, por causa de manobra considerada perigosa.
Confira os vencedores da 5ª etapa:
Mirim – Lucas Carvalho
Cadete – Sinder Bitton Neto
Júnior – Fernando Stocco
F4 – Daniel Mageste
Sprinter – Flavio Bruno
Sênior – Sérgio Verdi
Super Cadete – Sinder Bitton Neto