O Campeonato Carioca de 4T está entrando em suas fases decisivas e, de agora em diante, todas as corridas são ainda mais emocionantes e importantes. Cada resultado nas próximas baterias será fundamental para definição dos futuros campeões da competição, que chegou à sua sexta etapa e novamente foi disputada no Kartódromo Internacional de Volta Redonda.
A etapa contou com a participação de 42 pilotos das categorias Cadete, F400 Graduados e F400 Sênior, F4 Light e Super Sport. Esta etapa ainda contou com a participação de Cristiano Mattheis e Marcelo Cascão, pilotos que são consagrados no kart nacional.
E sol veio esquentar o fim de semana. Em alguns momentos o termômetro anexado ao placar eletrônico da pista chegou a registrar a temperatura de 38°, o que, segundo o piloto da F4 Light Rafael Antunes, não é suficiente para atrapalhar o desempenho deles na pista.
“É bom para o carro porque a pista fica mais aderente e não escorrega muito, porém, para o piloto a corrida se torna mais sacrificante. Eu já corri em outras competições realizadas em lugares com temperaturas superiores a esta de hoje”, contou Rafael.
Na primeira corrida do dia, válida pela categoria Cadete, João Victor foi o vencedor, seguido de perto por Lucas Carvalho, o segundo colocado, e Miguel Piersanti, o terceiro.
Pela categoria F400 Sênior o grande vencedor vai se aproximando cada vez mais do título estadual. Fabio Padareco ficou na primeira posição, em segundo apareceu Cristiano Mattheis e em terceiro Carlos Fernandes.
O piloto falou sobre o que espera das duas últimas etapas da competição, nas quais ele possui chances reais de sair com o título da sua categoria. “Estou ficando mais tranquilo, mas o título ainda não está decidido porque nas duas últimas etapas serão disputados 84 pontos. Mesmo assim eu não sinto mais a pressão para correr”, afirmou Padareco.
Já na F400 Graduados também brilhou a estrela de outro piloto que vem se destacando no Campeonato Estadual deste ano, Daniel Mageste, que comemorou o seu aniversário de 27 anos durante a competição e terminou as provas da sua categoria em primeiro, com Carlos Albuquerque em segundo e Matheus Santana em terceiro. Na categoria Super Sport, após uma corrida emocionante com grandes ultrapassagens, o vencedor foi o piloto João Marcelo, com Gerson Gueiros em segundo e Alexandre Odo em terceiro. Ao vencer esta etapa João Marcelo falou sobre como foi vencer a prova e interromper uma sequência de vitórias de Alexandre, que é o atual líder da categoria.
“É um trabalho em longo prazo que tenho feito junto com o meu preparador Edinho, e graças a Deus, hoje consegui obter este bom resultado. No início eram 16 pilotos na briga, mas com estes resultados de hoje a diferença de pontos entre o Odo e eu caiu um pouco e considero que estou na briga pelo título”, salientou João.
F4 Light
Fechando o dia de provas foi disputada ainda a categoria F4 Light, na qual os pilotos puderam competir em duplas com o mesmo kart. O pódio ficou com o aniversariante do dia Daniel Mageste e seu parceiro de dupla Giovanni Filho. Em segundo lugar chegou André Cupello e em terceiro Rafael Antunes. Mageste fez uma breve análise do seu desempenho nas provas das duas categorias e atualmente está na briga pelo titulo da F400 Graduado com o piloto Matheus Santanna. “Eu venci as duas categorias e tive um desempenho muito bom em ambas, ‘papai do céu’ me abençoou com um presentão no dia do meu aniversário”, afirmou o piloto.
Próxima etapa
A próxima etapa do Campeonato Estadual 4T, que seria realizada no dia 7 de outubro, foi adiada por conta das eleições municipais e já foi remarcada pela Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ) para o dia 11 de novembro, no Kartódromo Internacional de Volta Redonda.