No último final de semana de competições do ano no kartismo brasileiro, também foram conhecidos os campeões da temporada 2011 do Estadual de Kart do Rio de Janeiro, no Kartódromo de Volta Redonda. Sinder Bitton Neto, na Cadete; Fernando Stocco, na Júnior; Flávio Bruno, na Sprinter; e Christiano Mattheis, na Sênior; fizeram a festa na Cidade do Aço. A Mirim já havia sido definida por Lucas Carvalho no sábado, quando aconteceu a primeira corrida da rodada dupla do fim de semana.
A prova que reuniu as categorias Mirim e Cadete abriu a programação e, como aconteceu em todo o campeonato, prendeu a atenção do público do começo ao fim. Sinder Bitton Neto tomou a ponta na largada e foi perseguido de perto durante as 15 voltas por Sérgio Paiva, que assumiu a liderança de maneira espetacular quando faltavam poucos metros para a bandeirada. Mas o resultado não foi suficiente para impedir a conquista de Sinder. Outra boa disputa foi pelo terceiro lugar, entre Gabriel Scistowic e João Pedro Ganem, que levou a melhor. Na Mirim, Pedro Braga manteve distância segura para o campeão antecipado Lucas Carvalho e ocupou o degrau mais alto do pódio.
Na Júnior, como na prova do sábado, Alexandre Azevedo, Fernando Stocco e Katherine Rodrigues andaram juntos em boa parte das 18 voltas. Em esperta manobra sobre Alexandre no miolo do circuito, Stocco tomou a ponta e aproveitou o intenso duelo pelo segundo lugar entre os dois outros adversários para se manter na frente. Após algumas trocas de posição, Katherine foi a segunda a cruzar a linha de chegada. Com o resultado, Stocco e Alexandre ficaram com a mesma soma de pontos, mas, após o descarte do pior resultado previsto no regulamento, Stocco ficou com o título, por um ponto de diferença.
A prova mais esperada do dia foi a que reuniu os pilotos da Sênior e Sprinter. Isto porque os dois primeiros colocados da Sênior, Sérgio Verdi e Christiano Mattheis, chegaram à prova decisiva com a mesma soma de pontos. Mas esta briga pelo título foi definida logo na segunda volta, quando, ao tentar ultrapassar Mattheis, Verdi escapou e caiu para o fim da fila. A melhor disputa passou a ser travada então entre Kenneth Rodrigues e Flávio Bruno, que assumiu a liderança da corrida em esperta manobra na reta dos boxes. Flávio não deixou nenhuma brecha, venceu e conquistou o título da Sprinter. Christiano Mattheis também ocupou o degrau mais alto do pódio e foi campeão na Sênior.
Festa de encerramento e premiação – Nesta segunda-feira, a partir das 20h, a Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro (FAERJ) vai premiar os primeiros colocados da temporada nos campeonatos de Turismo, Kart e Arrancada em solenidade no restaurante Rialto (Av. Min. Ivan Lins, 314 - Barra da Tijuca). Além dos troféus, os pilotos também vão receber brindes oferecidos pela fabricante de pneus Yokohama e pela fabricante de injeção eletrônica Fueltech
Confira os campeões Cariocas de 2011:
Mirim – Lucas Carvalho
Cadete – Sinder Bitton Neto
Júnior - Fernando Stocco
Sprinter – Flávio Bruno
Sênior – Christiano Mattheis