Do Rio de Janeiro, que tem um kartismo precário – para não usar outras palavras –, nos chega um desabafo, misto de reclamação e indignação, de um piloto, descontente com a situação do esporte naquele Estado .
Rennan Lobo escreveu as seguintes palavras:
Curiosa essa movimentação das equipes, preparadores e pilotos em sair de nossa cidade para disputar corridas de kart.
Qual será a motivação de fazer com que esses trabalhadores, apaixonados pelo esporte, percorram longos quilômetros por esse Brasil a fora, ficando por dias distantes de seus familiares e amigos, enfrentando a rotina de café da manhã rapidinho no hotel, trabalho na pista até tarde?
Talvez seja o anúncio do fim da paciência dos kartistas e preparadores em face de não termos o fomento do desporto promovido pelas entidades ditas responsáveis pelo seu crescimento, no caso do Rio de Janeiro. Além de não crescermos, não conseguimos sequer nos manter no mesmo nível de uma temporada para outra. Falo do nível de torneio e campeonatos, não dos pilotos e preparadores que estão, por incrível que pareça, evoluindo muito mais que os de fora do Rio, talvez pela resistência e bravura de muitos que ainda insistem nesse ofício.
Fica a pergunta: por que a CBA não vem ao Rio de Janeiro, onde é a sua sede jurídica, e tenta, junto à convalescida FAERJ, promover um campeonato? Com isso cumprirão os seus Estatutos, e não só atuando através de canetadas em seus suntuosos gabinetes bancados por nós pilotos.
Será que a CBA já desistiu do Rio de Janeiro!!???
Bem, o importante é que os preparadores e pilotos do Rio estão, como já dizia Milton Nascimento, “indo aonde o povo está”. Povo aqui entenda-se como o povo do kart, ou seja, os grids cheios, os eventos com organizações dignas de dar prazer, tanto aos pilotos como aos preparadores.
Parabenizo mais uma vez os resistentes e imbatíveis pilotos e preparadores que desbravam estradas em busca de um lugar ao sol e se distanciam cada vez mais do sombrio e sem comando kartismo do Rio de Janeiro.
Já são muitos os preparadores que em 2007 ensaiaram a sua mudança. Jeison (PowerKart), Onassis (ONS MotorSport), Jaime (First), Dentinho (DTM), Vinicius (Vinicius Racing). Talvez um dia, para podermos rever essa galera, teremos que também pegar a estrada.