No último sábado (19) alguns pilotos especialmente convidados pela empresa que administra o Kartódromo de Volta Redonda (RJ) estiveram na pista para realizar o último e definitivo teste. O resultado ficou acima da expectativa, o piso é muito liso e sem qualquer ondulação e as curvas têm ângulos perfeitos que mantêm o kart dentro do traçado. A tecnologia até então nunca utilizada em outros kartódromos que cobriu todo o asfalto com uma camada de 1mm de polímero poderá ser feita, a partir de agora, em todas as pistas do Brasil.
A Petrobras, como uma das parceiras na construção do novo Kartódromo de Volta Redonda, estava presente com toda sua equipe técnica e colheu dos pilotos as melhores informações. Os pilotos, depois de dezenas de voltas, não sentiam nenhum tipo de desgaste físico e todos disseram que nas curvas o trilho que se forma segura o kart, viabilizando que a aceleração se dê antes do que normalmente se faz no aslfalto tradicional.
A partir do dia 26 a pista estará aberta para treinos e no dia 3 de outubro será realizada a inauguração oficial com presença de diversas autoridades do esporte e políticas. No dia 4 serão realizadas corridas de inauguração, supervisionadas pela equipe técnica e desportiva da FAERJ.
Para a prova inaugural somente será permitida a participação de pilotos com Cédula Desportiva 2009, emitida pela CBA. Os que já possuem a cédula basta apresentar no momento da inscrição. Os pilotos que ainda não se filiaram em 2009 poderão, no ato da inscrição, se filiar.