O domingo de velocidade no Kartódromo de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, foi marcado por belas disputas na pista e muita emoção na arquibancada, com um belo público que assistia as atividades do Open Rio Sul, preparatório para o Estadual. Os presentes vibraram com belas provas e mais uma vez a categoria Sprinter roubou a cena. Foram duas baterias de total equilíbrio, graças aos motores fornecidos em sistema de sorteio pela JB Kart Parts. Além deles, os garotinhos da Cadete também deram espetáculo.
Na categoria Cadete, Luã Costinhas venceu a primeira prova e ainda marcou a melhor volta da bateria. A vitória de Waldir Neto na segunda prova colocou o piloto no segundo lugar do pódio. Costinhas venceu o Open e Fabrício Falcão, que fez sua estreia no kartismo, ficou em terceiro.
A categoria mais disputada foi a Sprinter. Na primeira bateria Renato Junior largou na frente e dominou a corrida nas primeiras voltas, mas em uma prova com grandes pilotos e total equilíbrio, Renatinho acabou perdendo a primeira posição e Fernando Stocco venceu a prova na última volta, depois de muita disputa. Xandinho, Renato Júnior, Yuri Orlandini, Pedro Gabriel e Lucas Castiglia fecharam o resultado. Na segunda prova a briga entre Stocco, Renato Júnior e Xandinho durou por muitas voltas, até que Xandinho perdeu o ponto de freada e tocou Renatinho. Fernando Stocco venceu mais uma vez e conquistou o Open.
As categorias de motores 4 tempos mostraram que a competitividade e o equilíbrio serão marcas do Estadual e juntas elas garantiram grandes disputas na pista. Na Super Sport vitória de Alexandre Odo, enquanto que Rodolpho Solino venceu na Light e Léo Freire na F4. Na F400 André Cupello levou na classificação geral e F400 graduados e Guilherme Jordan ganhou na F400 Sênior.