Guilherme Oliva, mais conhecido no meio do kart como Gui Oliva, se sagrou Campeão Estadual do Rio de Janeiro no último domingo (27) após vencer as duas corridas da 9ª etapa do certame. O campeonato é disputado no Kartódromo Internacional de Volta Redonda e a cada etapa mais de 70 pilotos participam em diversas categorias.
Gui Oliva compete na Cadete, que tem média de 10 pilotos por etapa, e enfrenta competidores “da casa” e consagrados campeões como é o caso do piloto Pedro Braga, atual campeão da Copa do Brasil na categoria Mirim.
A etapa que consagrou Guilherme como campeão foi sacrificante para o piloto, pois menos de 24 horas antes ele estava disputando a Copa São Paulo no Kartódromo Granja Viana. Lá, competindo contra 16 adversários, ele venceu a primeira bateria com uma ultrapassagem sobre o atual campeão brasileiro da Cadete, o mato-grossense Paulo Coelho. Na segunda corrida Oliva e Coelho travaram uma linda disputa, mas dessa vez Paulo Coelho se saiu vencedor e Gui foi o segundo.
Saindo de São Paulo e indo direto para Volta Redonda, Guilherme Oliva superou seus adversários e venceu as duas corridas do Estadual do Rio de Janeiro, sagrando-se campeão com uma etapa de antecedência. O título deu a Gui Oliva uma vaga para participar da Copa das Federações, evento que acontece em dezembro desse ano e que reúne todos os campeões de cada estado.
Perguntado por que Rio de Janeiro, já que Gui é do estado de São Paulo, Alexandre Oliva, pai do piloto, disse que a escolha foi feita pelo fato de ter uma afinidade muito grande com o Kartódromo de Volta Redonda e seus organizadores. Além disso, a cidade é próxima de onde residem, Guaratinguetá, a menos de duas horas do kartódromo. Porém, a principal razão é o campeonato ser dos estaduais mais disputados e organizados do Brasil. Para fechar, Guilherme Oliva é filiado desde o inicio de sua carreira pelo estado do Rio de Janeiro.