O Kartódromo Internacional de Volta Redonda (RJ) vive dias de celebrações em setembro e outubro. Isso se deve aos aniversários de dois anos do próprio kartódromo e do seu programa Piloto Cidadão, nestes meses respectivos.
O Kartódromo Internacional foi inaugurado em 1966 e, ao longo de sua história, recebeu marcantes pilotos, como os campeões da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna. Porém, o kartódromo passou por uma reconstrução com uma série de reformas de segurança e proteção no trajeto da pista de mais de 1.005 metros, além de melhorias de infraestrutura, cronometragem eletrônica, box fechados e abertos para aluguel, banheiros e o Kart in Bar, um bar exclusivo dentro do paddock, finalizadas em setembro de 2009.
Após a reforma, o Kartódromo entrou permanentemente no cenário automobilístico brasileiro, sendo um dos mais equipados e modernos do país e recebendo várias competições regionais e nacionais, além é claro, de receber pilotos de vários cantos do Brasil.
Já o programa Piloto Cidadão é uma realização do kartódromo com o Instituto Cidadão, que visa ensinar alunos da rede pública de ensino, de 8 a 14 anos, todos os conceitos sociais, ambientais, e de iniciação aos conhecimentos do kart e princípios básicos de pilotagem. Com isso, os alunos têm a oportunidade de conhecer a história do kartódromo, as técnicas utilizadas no kart, os pilotos referência, equipamentos, iniciação aos primeiros socorros e preservação do meio ambiente, iniciação à mecânica, normas e regulamentos e segurança no trânsito. Além de aprenderem sobre os equipamentos de segurança, iniciação a pilotagem, cronometragem e competição.
Ao todo, as 14 turmas do Piloto Cidadão concluídas até agora já formaram mais de mil pilotos. A 15ª turma também já será concluída neste domingo, dia 16, às 18 horas, no Kartódromo Internacional.