Duas competições importantes serão realizadas até agosto no Kartódromo de Volta Redonda (RJ), que em 2010 recebeu a primeira fase do Campeonato Brasileiro.
A primeira será a 1ª
edição das 6 Horas de Kart de Volta Redonda, no dia 2 de julho. As inscrições já estão abertas e o regulamento já está disponível no site do Kartódromo (http://www.kartvoltaredonda.com.br). Os motores serão os Honda GX390, sorteados pela RBC preparações e as equipes deverão ter um mínimo de três pilotos e no máximo seis.
Até o dia 16 de maio as inscrições custarão R$ 3.500,00 e neste valor estão incluídos aluguel de motor, escapamento, dois jogos de pneus slick, um jogo de pneu de chuva e combustível. Depois desta data os valores aumentam e podem chegar a R$ 4.000,00.
Poderão correr até 40 karts e o peso mínimo do conjunto kart / piloto será de 185 kg. A cronometragem ficará a cargo da renomada Racing Crono, uma das mais importantes do país e com larga experiência em provas do kartismo nacional e regional.
Na preliminar estarão presentes pilotos da Mirim e Cadete, que disputarão uma prova com 30 minutos de duração e cujo regulamento será divulgado em breve.
Copa Brasil de Kart Indoor – Outra importante competição, agora mais direcionada ao kartismo amador, é a segunda edição da Copa Brasil de Kart Indoor.
O evento será realizado no dia 28 de agosto e terá 90 vagas para pilotos de todo o Brasil e apoio da CBA, FAERJ e Comissão Estadual de Kart do Rio de Janeiro. Os participantes devem ser maiores de 16 anos e ter acima de 50kg. Pilotos interessados em participar deverão realizar suas inscrições a partir do dia 25 de maio de 2011 através de formulário disponível no site www.copabrasilkartindoor.com.br.
A Copa Brasil de Kart Indoor contará com duas categorias, médio e pesado, ambas com 45 minutos divididos em três séries classificatórias para as finais. A decisão de cada categoria terá 20 minutos de duração entre qualifying (cinco minutos) e corrida (15 minutos) e será disputada no traçado invertido do kartódromo. Ao todo, três traçados diferentes serão utilizados em toda competição.
Após três corridas classificatórias os 15 primeiros colocados de cada categoria avançam para a final com uma pontuação bônus. Sairá campeão da categoria aquele que alcançar a maior pontuação após a final. Neste ano haverá o campeonato de grupos que ocorrerá em paralelo ao de pilotos. Cada competidor representará seu grupo de kart amador e, ao final da fase classificatória, o grupo com maior pontuação será o campeão.