publicidade
03/02/2009 12:31

Alexandre de Paula e Marcelo Gama vencem Endurance com ultrapassagem na última volta

Fonte: Fácil Comunicação - Rafaela Azevedo


Foto: Divulgação

Os vencedores


A primeira competição de kart do ano no Rio Grande do Norte trouxe, além de muita adrenalina, muitas surpresas. O Endurance de Kart 2009 ocorreu neste domingo (1), no Kartódromo da cidade de Natal. A briga pela moto Honda Pop 2009 0 Km, de premiação, aconteceu até a última volta. Alexandre de Paula e Marcelo Gama deram um show e foram os grandes campeões. Valdeno Brito e Carlos Crispim ficaram com a 2ª colocação, seguidos dos campeões do Endurance 2008, Fábio Macêdo e Felipe Bezerra. O evento é uma organização da Associação de Kart de Natal (Askan), em parceria com a Potiguar Honda.

 

Três horas de muita disputa marcaram este domingo. A prova atraiu pilotos de todo o Nordeste. Ao todo, doze duplas formaram grid, sendo nove potiguares, duas de Pernambuco e uma da Paraíba. Os treinos livres começaram às 9h. A dupla Felipe Bezerra e Fábio Macêdo levaram a melhor e conseguiram a pole-position, seguidos de Valdeno Brito e Carlos Crispim. Logo após os treinos, os motores e pneus que equiparam o kart das duplas foram sorteados.

 

Para que a corrida fosse a mais disputada possível e que o diferencial fosse, realmente, a habilidade de cada piloto, no Endurance todas as duplas correm com o mesmo modelo de motor, Honda GX 390 13.0 hp, fornecidos pela organização. São motores novos, de série e sem retrabalho algum, conhecidos como ‘standard’, com seu rendimento equalizado.

 

A primeira hora de corrida foi tranqüila, sem muitas oscilações nas posições. Poucas voltas após a largada, Valdeno assumiu a liderança da prova. Numa competição longa como esta, o cansaço faz muita diferença e logo que ele começou a aparecer na segunda hora de corrida, a disputa se intensificou, revelando quais equipes iriam brigar pela premiação. O desgaste dos pneus também é outro diferencial que dificulta a pilotagem e os bons tempos, principalmente, no final da corrida, quando é necessário que os kartistas dêem o seu máximo.

 

Com uma boa vantagem, Valdeno entregou o kart ao seu companheiro de equipe, Crispim, com quase duas horas de corrida. Marcelo Gama também fez troca de piloto, entregando o volante a Alexandre de Paula, que deu um show de pilotagem e conseguiu a cada volta ir tirando um pouco a vantagem de Crispim. A três voltas para a bandeirada, começou a briga pela liderança, Alexandre pressionou muito Crispim, que tentou fugir de todas as formas da pressão do kartista potiguar. Com um final estonteante e que levantou a platéia, Alexandre ultrapassou Crispim na última volta, trazendo a vitória para o Rio Grande do Norte.

 

Os vencedores do Endurance 2008, Fábio Macêdo e Felipe Bezerra ficaram com a 3ª colocação. Na seqüência, os italianos Estéfano e Vitório chegaram logo atrás, ficando com o 4º lugar. Sérgio Lima e Carlos Eduardo fecharam o pódio, com a 5ª colocação.

 

“A parceria com a Potiguar Honda, que permitiu uma moto de premiação, atraiu muitos competidores e deixou a corrida ainda mais acirrada. Quem veio ao Kartódromo este domingo, conferiu uma ótima corrida. Cheia de disputas, ultrapassagens e muito talento dos kartistas”, explica o organizador do evento Eric Rodriguez.

 

O Endurance de Kart 2009 teve a supervisão da Federação Potiguar de Automobilismo (FPA). O clima de descontração e confraternização entre os pilotos marcou o evento. Os atletas aguardam ansiosos o início do Campeonato Potiguar de Kart, que começará em março.

 

RESULTADO ENDURANCE DE KART 2009

1º) Alexandre de Paula e Marcelo Gama (RN) – Chassi Mega

2º) Carlos Crispim e Valdeno Brito (PB) - Chassi Birel

3 º) Fábio Macedo e Felipe Bezerra (RN) – Chassi Mini

4º) Estefano e Vitório (RN) – Chassi Mini

5º) Carlos Eduardo e Sérgio Lima (RN) – Chassi Mini

6º) Moacir e Thiago Lima (RN) – Chassi Mini

7º) Eric Rodríguez e Rodolfo Filho (RN) – Chassi Birel

8º) Otcho e Gláucio Uchôa (PE e RN) - Chassi Birel

9º) Bruno Póvoa e Jayson Fabiano (RN) – Chassi Mini

10º) Nilson e João Neto (PE) – Chassi Mini

11º) Gabriel Nóbrega e André Flor (RN) – Chassi Mini

12º) Thiago Mendes e Hicaro Hitta (RN) – Chassi Birel

  • 03/02/2009 20:48 Hudson Veras

    O que parece ter sido uma vitória espetacular tem uma outra versão na realidade. Primeiro, o piloto Crispim Junior não foi ultrapassado , ele recebeu sim a bandeirada na primeira posição, com 3 horas e 2 minutos de prova, ou seja, a direção de prova permitiu mais 2 voltas na corrida, o suficiente para a aproximação do Alexandre.Outro fato muito importante e omitido na notícia é que a dupla Valdeno -Crispim foi vitimada com 2 acidentes com retardatários , um enquanto Valdeno guiava, empenando o eixo traseiro, e outro quando Crispim guiava , na reta , bem em frente à direção de prova , o que quase causou a capotagem do kart, deixando-o em condições desumanas de ser guiado.Além de tudo isso, a corrida foi recheada de acidentes - pelo menos 15 encontrões - e por absoluta falta de critério ou por absoluto interesse da direção de prova, o único acidente que foi punido com 20 segundos foi o ocorrido entre os pilotos Crispim e Alexandre no fim da "segunda volta extra", concedida gentilmente pela direção de prova, quando o Alexandre tentou a ultrapassagem por fora acarretando o choque entre os dois pilotos. Neste lance, o Alexandre Levou a pior e o Crispim cruzou a linha de chegada em primeiro. A "vitória" da dupla Marcelo-Alexandre no tapetão deixa no ar pelo menos duas perguntas: por que um piloto convidado e carismático como o nordestino Valdeno Brito se ausentaria do pódio? Por que o mesmo critério de punição não foi utilizado nos outros acidentes?

  • 04/02/2009 15:25 Crispim Jr.

    Srs,Vi o reliese sobre a corrida realizada no último fim de semana em Natal, RN, e queria apenas informar os seguintes pontos:* A corrida nao foi vencida por Alexandre de Paula e Marcelo Gama, e sim por mim e meu parceiro Valdeno Brito. O que aconteceu foi que na última volta, eu e o segundo colocado nos tocamos numa disputa de posição. Toque esse, na minha opiniao e na de muitos que estavam presentes, um acidente normal de corrida. A organização não entendeu dessa forma e nos puniu com 20 segundos, colocando-nos assim na segunda colocação. Vale salientar que na corrida houveram inúmeros acidentes, muito mais graves que o nosso e nenhuma punição foi aplicada aos competidores. Na verdade,eu já tinha ouvido falar que pilotos que não são \"da casa\" dificilmente conseguem vencer lá em Natal, e quando vencem, não levam. Em forma de protesto, nem fomos ao pódio, pois como convidados, até também por estar correndo com o piloto da Stock Car e amigo Valdeno Brito, esperávamos o minimo de respeito possivel, com tratamento igual ao de todos os pilotos da casa. CONTINUA

  • 04/02/2009 15:25 Crispim Jr.

    * Outro ponto que foi discutido é que com 2h e 55 min de corrida, foi levantada uma placa informando a duração da corrida e passaram-se 7 minutos até o encerramento da prova, fato esse confirmado pelos pilotos italianos que chegaram em terceiro lugar e pelo mecânico da nossa equipe que cronometrava a prova desde o início. O fato é que, coincidentemente, o segundo colocado estava chegando bastante em mim, pois nosso kart, desde a metade da prova, numa disputa com um retardatário, empenou o eixo, e perdíamos mais de 7 décimos por volta em relação aos tempos que estávamos virando antes da batida. Então, por incrível que pareça, a prova teve mais voltas do que o normal. Seria para dar tempo do segundo colocado chegar mais perto de nós? Bom, como não podemos provar, a minha queixa maior vai mesmo pela falta de critério no julgamento dos acidentes, pois na verdade apenas um foi julgado, sendo favorecido claramente o piloto da casa. Moral da questão: quando forem convidados para correr em Natal, pensem duas vezes antes de fazê-lo ou vão só para se divertir, nem pensem em vencer, pois podem vencer, e não levar.

  • 04/02/2009 19:50 Glaucio Uchoa

    não conheço pessoalmente o senhor crispim, mas posso afirmar como piloto que em nenhum momento os pilotos vencedores do endurance pilotaram de forma desonesta. Tambem nao é verdade que so piloto da terra vence em Natal, ate mesmo porque Marcelo é do Estado de Recife. A festa foi linda, muita emoção e é natural que havia uma expectativa que o Valdeno que de fato é um monstro, o cara é sobrenatural mas o que aconteceu foi uma superação do Alexandre descontando uma volta e passou de forma esportiva e acabou sendo tocado sim pelo Crispim. Reconheço tambem que tenho duvidas quanto ao tempo, me parece que passou sim duas voltas.

  • 05/02/2009 22:36 Crispim Junior

    Caro Glaucio Uchoa , não faltará oportunidade de nos conhecermos, pois tenho certeza que, assim como eu, você é um grande amante do automobilismo , mas antes desse encontro, gostaria de esclarecer algo que pode ter sido mal interpretado: em momento algum disse que o Marcelo ou o Alexandre foram desonestos , muito pelo contrário , tanto Marcelo como o Alexandre fizeram uma corrida brilhante. A minha queixa limita-se e é dirigida exclusivamente à direção de prova, por entender que, entre tantos acidentes, apenas o nosso teve punição.E te confesso, meu amigo, que quando recebi o kart do Valdeno só pensava em completar a prova, pois tinha muitas dúvidas de que aquele Kart todo avariado chegasse ao final da corrida; então, imagine você como eu me senti, quando depois de 1 hora e 10 minutos tentando levar o kart até o fim, passei e vi o diretor com a bandeira na mão, só que ele não bandeirou dando mais duas voltas, e isso foi decisivo porque depois de receber a placa de 2:55 de corrida por duas voltas consecutivas, eu completei mais 7 voltas.Corridas são marcadas por voltas ou por tempo, e 3 horas são 3 horas em qualquer lugar e em qualquer relógio. Um abraço , Crispim Junior.