Domingo de muita emoção e decisão nas pistas do Kartódromo de Natal. A grande final do Campeonato Nordeste de Kart reuniu mais de 30 pilotos e consagrou destaques do automobilismo potiguar. Rodolfo Filho (Fórmula Super 2 T), Sérgio Marques (Fórmula 4 Graduado), André Flôr (Fórmula 4 Júnior), João Manuel (Cadete) e Victor Uchôa (Mirim) foram os grandes campeões. Destaque para a disputa na categoria Fórmula 4, que foi decidida nos últimos instantes.
A grande “atração” da final do Campeonato Nordeste foram as disputas pelo título na categoria Fórmula 4. O publicou ficou até o fim da segunda bateria para poder conhecer o resultado. Três pilotos separados por apenas cinco pontos formaram grid com Alexandre de Paula na pole-position. Sérgio Marques e Fábio Macedo, que também estavam na briga pelo título, largaram logo atrás. Sérgio tinha que se arriscar para tentar igualar o jogo, por isso acelerou ao máximo seu kart. Fábio, com uma postura mais conservadora, não teve muita sorte. Uma batida deixou-o fora da bateria e mais longe do título. A vitória da primeira etapa ficou com Marcela Gama. Mas o segundo lugar, obtido por Sérgio Lima após três voltas difíceis de luta incansável com Alexandre, deixou tudo igual na pontuação do ranking.
O público assistiu de pé e com muito entusiasmo a 2ª bateria. Afinal, com o resultado da disputa pela manhã, dois pilotos estavam empatados na liderança do campeonato e outros dois apenas a cinco e seis pontos atrás. Logo no início, um acidente atrapalhou Marcelo e Fábio. Sérgio e Alexandre seguiram na briga, já que saíram intactos da batida. Foram 16 voltas de intensas disputas entre eles. Destaque para a habilidade e “frieza” de Sérgio, que administrou sua liderança até o fim da corrida, consagrando-se campeão do Nordeste na categoria Fórmula 4. Alexandre de Paula ficou com o vice-campeonato.
Na categoria Mirim, Victor Uchôa, mesmo consagrado campeão por antecipação seguiu surpreendendo com seus tempos volta a volta. Seu adversário pernambucano, Guilherme Belfort, correu mais próximo de Victor nesta rodada do que nas anteriores, mas não conseguiu a vitória. Guilherme ficou em 2º lugar no ranking geral, com 45 pontos. E Victor em 1º, com 81.
Apareceu um novo rival para João Manuel na categoria Cadete: Pedro Fonseca, que venceu a prova. Pedro mora em Natal, mas não havia participado de nenhuma bateria do Nordeste este ano, em função de ter focado seu calendário de prova em disputas nacionais.
Na Fórmula Super 2T mais uma vez Rodolfo Filho deu um show de velocidade, ganhando as duas corridas e conquistando o título com 79 pontos. Atrás dele Thiago Praxedes e Yuri Leite aceleraram forte, mas não alcançaram o campeão. No ranking geral, o 2º lugar ficou com Marcelo Gama com 56 pontos, e o 3º, com Thiago Praxedes, 53.
Na Fórmula 4 Júnior, André Flôr mostrou porque mereceu o título de campeão do Nordeste. Ele deixou todos surpresos ao precisar de apenas três minutos dos 10 da tomada de tempo, para marcar a melhor volta do dia entre todos os pilotos da 4 Tempos. Atrás dele, a única kartista mulher do campeonato, Silvia Helena estava marcando um ritmo muito forte, mas uma batida com Paulo Luna a quatro voltas do final da segunda bateria atrapalhou seus planos. Mesmo assim, ela conquistou o vice-campeonato, com 40 pontos. André Flôr marcou 77. E Gabriel Nóbrega, em 3º, terminou com 28.
Esta rodada dupla contou com duas novas categorias, vindas de João Pessoa. Na Força Livre, Fabrício Fechine dominou e na categoria RD o 1º lugar ficou com Elder Júnior, seguido de João Elias Neto e Ricardo Queiroz, 2º e 3º respectivamente.
O Campeonato Nordeste de Kart é uma realização da Associação de Kart de Natal sob supervisão da Federação Potiguar de Automobilismo. Os kartistas voltam a se encontrar no dia 14 de dezembro, na “Copa Natal de Kart”. Nesta data, se conhecerá os grandes campeões potiguares de 2009, com o fim do Campeonato Potiguar. Muita emoção e adrenalina para as últimas baterias do ano. Mais informações podem ser adquiridas através do (84) 3082-3200 ou pelo www.fparn.org.br.