Sob o sol causticante da uma hora da tarde, 18 pilotos largaram para uma prova de longa duração no kartódromo de Natal (RN). O evento, a Copa Evetech, reuniu pilotos potiguares e cearenses em uma disputa que durou três horas.
Na pista, três duplas cearenses disputaram pela categoria Fórmula 400, que teve motor sorteado de 13 cavalos, da Honda, mas com chassis dos próprios pilotos. Marcus Vinicius, o Kinho, e Paulo Holanda; César Coelho e Rafael Ataíde; e Miguel Figueiredo e Leonardo Soares foram os representantes do Ceará na corrida.
A largada, estilo Le Mans, em que os pilotos ficam alinhados em pé e, ao sinal sonoro, correm para dentro de seus karts, empolgou o público e a equipe cearense mais bem colocada era a Kinho Kart Racing, naquele momento representada pelo piloto Paulo Holanda.
Paulinho, como é conhecido, deu um verdadeiro show de pilotagem. Mesmo ficando em quarto, na vigésima volta assumiu a ponta e imprimiu uma forte tocada na hora e meia que permaneceu na pista. “Sabia que teria de fazer o melhor para entregar o kart ao Kinho na primeira posição, por isso busquei ao máximo e consegui o objetivo traçado pela equipe”, disse Paulinho, como é conhecido.
Tanta era a superioridade do cearense que ele baixava o tempo da melhor volta a cada passagem. Na troca de pilotos, Paulinho aconselhou Kinho antes de entrar no kart. “Eu passei para ele como estava o comportamento do kart nas curvas”, disse.
Kinho, que no início do mês se tornou bicampeão Cearense, retornou à pista em terceiro lugar. Tal qual seu companheiro, Kinho manteve forte ritmo e virava na mesma faixa de tempo de Holanda. “Ele precisava virar no mesmo tempo do Paulinho para solidificar a liderança”, disse Marcus Carioca, pai de Kinho e chefe da Equipe Kinho Kart Racing.
Faltando 20 minutos para o encerramento da prova, o piloto cearense abriu uma vantagem de 40 segundos sobre o adversário e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. “Foi muito bacana essa vitória. Nós lutamos muito por este resultado. Desde quinta-feira estou aqui treinando, enfrentando esse sol forte, mas quando a gente cruza na linha de chegada e vê a bandeira tremulando sente que a vitória tem um sabor especial depois de tanto esforço”, concluiu Kinho.
A dupla Paulo Holanda e Marcus Vinícius levou para casa uma moto elétrica no valor de R$ 6 mil como premiação.
Acompanhe o resultado final da prova:
1 Marcus Vinícius (Kinho) e Paulo Holanda (CE)
2 Marcelo Filho e Alexandre de Paula (RN).
3 Gabriel Nobre e Robertinho (RN).
4 Elton Paiva e Adriano Martins (RN)
5 Leonardo Soares e Miguel Figueiredo (CE).
6 César Coelho e Rafael Ataíde (CE).
7 Vitor Soares e Gilson Cândidio (RN).
8 Mauro Rebouças e Gabriel Rebouças (RN).
9 Leandro Fonseca e Tiago Mendes (RN).