publicidade
10/01/2013 10:19

Gabriel Aguiar se despede da Cadete e faz balanço dos três anos de carreira

Fonte: Divulgação


Foto: Divulgação

Gabriel Aguiar


O piloto potiguar Gabriel Aguiar (Eletromatec / Peterlon Refrigeração) encerrou suas atividades na Cadete, uma das mais competitivas categorias do kartismo brasileiro, e agora se concentra em sua preparação para a estreia na Júnior Menor.

Aguiar iniciou sua carreira aos sete anos na Mirim, em agosto de 2009, e em sua estreia, apenas três semanas após “sentar” pela primeira vez em um kart, chegou em segundo. Surgia ali a nova sensação do kartismo potiguar, que venceria sua primeira corrida dois meses após iniciar no esporte. O piloto disputou apenas metade do campeonato daquele ano e ainda assim foi o vice-campeão. No mesmo ano ele disputou ainda a Copa Brasil em Salvador; a Copa RBC, onde foi vice-campeão; e o Grande Prêmio RBC, quando teve ótimo desempenho, andando sempre no pelotão da frente em uma pista desconhecida e pela primeira vez competindo sob chuva.

Consagrado em 2010 e considerado o "Rei do Nordeste", principalmente por ser o único piloto a conquistar a tríplice coroa do kartismo nordestino, Aguiar venceu simultaneamente o campeonato Potiguar, Paraibano e Pernambucano. Outro feito inédito foi o fato de ter vencido 21 corridas em um ano. O menino seria ainda foi destaque no Brasileiro em Volta Redonda (RJ), largando em 25º e último na Final por ter tido problemas na Pré-Final. Ele terminou em 11º após luta intensa com o paulista Raikkonen Sakzenian. "Foram 14 ultrapassagens ao longo da bateria de 15 voltas até começar a disputa com o Raikkonen, quando trocamos de posição várias vezes", lembra Aguiar.

Em 2011 Aguiar conquistaria novamente o Potiguar e venceu a primeira Copa Nordeste, disputada em Aracaju (SE). Ele conquistou também o Prêmio Dez/Ambev e foi eleito o melhor atleta do automobilismo do Rio Grande do Norte na temporada. Ainda em 2011 o menino seria o destaque da Copa Brasil em Imperatriz (MA), onde liderou treinos e tomada de tempos e, após largar em quinto, levou um toque quando era 2º em um grid de 20 pilotos. Por estar sempre entre os ponteiros o piloto foi elogiado por nomes consagrados como o preparador Zé Bolão e o empresário Rogério Naspolini, da Techspeed.

2012 foi um ano de treinamentos com motores de dois tempos. Aguiar disputou duas etapas do Potiguar e desistiu do campeonato enquanto liderava. Por causa da alta estatura e, por isto, ter que andar encolhido no Cadete, o piloto e seu pai optaram por uma pausa. Após cinco meses afastado do Cadete, Aguiar resolveu disputar a segunda Copa Nordeste no Recife (PE). A falta de ritmo, o fato de passar sete quilos do peso mínimo e de ter corrido com uma gripe leve impediram a luta pelo bicampeonato, mas ainda assim Aguiar fez ótima final, chegando em quinto e fazendo uma das voltas mais rápidas.

Os números de Gabriel Aguiar são impressionantes e ele mantém um incrível “score” de 36 vitórias em 56 largadas,30 poles e 32 voltas mais rápidas, além de oito títulos e mais de 70 troféus conquistados.

  • 10/01/2013 12:20 Pedro Zimmermann

    Desejo muito sucesso em sua nova fase Gabriel, e que as conquistas venha já em seu primeiro ano na Júnior Menor.

  • 10/01/2013 23:41 Michel Aguiar

    Fico feliz por seu apoio Pedro. Lhe admiramos muito!! Um forte abraco,Michel/Gabriel Aguiar.

  • 17/01/2013 13:41 Ana Paula Lopes

    Na torcida sempre pelo seu sucesso....

  • 17/01/2013 22:42 Gabriel Aguiar

    Obrigado a todos pelo apoio!! Forte abraco