O Rio Grande do Norte deverá ter um novo kartódromo até 2013. Em audiência com a governadora Rosalba Ciarlini nesta sexta-feira (23), o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, reivindicou uma área para a prática do kartismo no Estado, já que o Kartódromo de Natal será desativado para a construção do complexo da Arena das Dunas, que irá sediar os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014.
“A Confederação dará o projeto arquitetônico de presente para o Rio Grande do Norte. Com a construção de um novo kartódromo, também garantimos a vinda de uma prova nacional para o Estado, podendo ser o Campeonato Brasileiro ou a Copa Brasil, por exemplo”, declarou Cleyton Pinteiro. “Viemos a Natal por existir uma preocupação muito grande por parte dos pilotos, mas a governadora Rosalba Ciarlini se sensibilizou com a nossa causa, pois precisamos dar atenção a esta modalidade que é a base do automobilismo”, completou.
O presidente da Federação Potiguar de Automobilismo (FPA), Sesimar Correia, também participou do encontro e reforçou a importância do espaço para o desenvolvimento do esporte no Estado. “Temos dois campeões brasileiros, Victor Uchoa e Johilton Pavlak, e queremos que surjam mais”, comentou.
O pensamento de Sesimar foi reiterado por Cleyton Pinteiro. “Em um universo de cerca de 3.000 kartistas confederados em todo o Brasil, o Rio Grande do Norte tem dois campeões brasileiros, prova de que o kartismo daqui é muito forte. Outro ponto positivo é que a disputa de uma prova nacional movimenta a economia da cidade, pois envolve mais de 3.000 pessoas”.
Para o secretário estadual de Esporte e Lazer, Joacy Bastos, a primeira meta é encontrar uma área disponível. “A governadora já nos deu autorização de buscar este espaço e acredito que não teremos dificuldades. Vamos estudar áreas na Grande Natal, em Extremoz, Parnamirim ou Macaíba. O importante é que teremos uma pista com dimensões internacionais e poderemos receber grandes provas nos próximos anos”.
Joacy lembrou que o investimento para a construção do novo kartódromo deverá ser de R$ 1,5 milhão. “Através da Lei de Incentivo ao Esporte, tenho convicção de que vamos realizar este sonho de todos os kartistas potiguares”.