Depois de muito esperar pelo recapeamento da pista do Kartódromo Gov. Geraldo Melo, recapeamento este que não aconteceu, a Federação Potiguar de Automobilismo, não podendo mais esperar, divulgou hoje o Calendário do Campeonato Potiguar de Kart 2005. O certame acontecerá nos dias 4, 5 e 6 do mês de novembro próximo, em rodada tripla, ou seja, em três baterias, de onde serão conhecidos os campeões da modalidade em 2005. Serão contempladas as categorias Cadete, 4 Tempos e 2 Tempos. Além dos pilotos potiguares, os promotores estão contando com a participação de pilotos de outros estados como Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
“Se por um lado, a falta do recapeamento da pista é motivo de insatisfação entre os praticantes da modalidade, por outro, a possibilidade de amealhar um título estadual participando de um evento apenas, será motivo de grande movimentação entre os pilotos”, afirmou Marcello Conrado, Diretor de Kart da FPA. Isto porque a disputa do certame em apenas um evento reduzirá substancialmente os custos de participação. “Isto deve atrair um maior número de concorrentes, sobretudo pilotos de outros estados”, completou. Conrado informou ainda que este formato de competição segue o modelo atualmente utilizado na disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, que acontece sempre em coincidência com as férias escolares, nos meses de julho. O certame é disputado em quatro baterias, realizadas em dois dias consecutivos. “Dadas as circunstâncias, iremos testar este formato de competição, que acreditamos ser bastante atrativo para os pilotos, sobretudo na questão dos custos”, finalizou Conrado.
Entretanto, a FPA informa que a quantidade de eventos para o Campeonato Potiguar de Kart 2006, deverá ficar entre 6 (seis) e 8 (oito), somando-se aí as etapas realizadas no Kartódromo Gov. Geraldo Melo com as realizadas em outros municípios. Mas a entidade confirma que pelo menos metade destes eventos acontecerão no Kartódromo Gov. Geraldo Melo, independentemente de ocorrer ou não o recapeamento da pista. “Neste ano, nós da FPA, acreditando que o recapeamento prometido pelo prefeito Carlos Eduardo aconteceria, priorizamos no primeiro semestre competições de outras modalidades e em relação ao kart, realizamos eventos em outros municípios, como no último mês de junho, quando aconteceu a Copa Currais Novos de Street Kart, em Currais Novos. Como o recapeamento não aconteceu, estamos sendo obrigados a realizar o Potiguar 2005 com um asfalto totalmente deteriorado e sem o planejamento de datas que gostaríamos de ter. E tem mais, acreditando na promessa da Prefeitura de Natal de que o recapeamento aconteceria até o final do mês de agosto, cancelamos o Primeiro Turno do Campeonato Potiguar de Kart 2005, previsto para o início deste mês de setembro e nem assim o recapeamento aconteceu”, informou Franklin Pereira, presidente da FPA. Franklin ainda ressaltou que o Kartódromo Gov. Geraldo Melo é a única praça automobilística do estado e não pode receber o tratamento que vem recebendo por parte das autoridades nestes últimos anos. “O único local no estado onde se pode praticar automobilismo de competição é o Kartódromo de Natal. Espero que as autoridades se conscientizem disso e assim a praça possa ser tratada com um pouco mais de atenção”, finalizou Pereira.