publicidade
18/12/2006 15:02

12 Horas de Tarumã encerrou temporada do kartismo gaúcho. Confira como foi

Fonte: Kart Gaúcho


Pódio da Sprinter - Foto: Erno Drehmer


A terceira edição da 12 Horas de Kart de Tarumã, disputada no último sábado no kartódromo homônimo, foi vibrante, apesar do número de participantes ter sido considerado pequeno por todos.

 

Apenas 13 karts e mais de 80 pilotos foram à pista, mas isto não foi motivo para que as disputas ficassem ausentes de Tarumã. Muito pelo contrário.

 

O que mais se viu foram disputas, diretas e indiretas. As diretas aconteceram em muitos momentos na pista, quando aconteciam os duelos por posição, já que, apesar da longa duração, várias equipes se encontravam dentro da mesma volta. As indiretas se davam quando as equipes paravam nos boxes para troca de pilotos ou para cumprir as duas paradas obrigatórias de 15 minutos, impostas pelo regulamento.

 

A disputa mais intensa obviamente se deu entre duas equipes de muita tradição no kartismo gaúcho, a Mittag e a Xizão, que corriam na categoria mais rápida da prova, com vantagem para a primeira. Mas a vitória da Mittag não veio de forma muito fácil. Depois de enfrentar sérios problemas com a corrente de seu kart e ainda ver que seu motor não voltava a funcionar quando tentou voltar à pista, a Mittag teve que contar com a sorte, quando a Xizão também teve seus momentos de azar e quebrou a embreagem, além de passar por cima de um peso que um kart havia perdido na pista, destruindo a frente de seu equipamento. Ao fim da intensa e linda batalha entre as duas grandes equipes e seus igualmente excelentes pilotos, às 22h15min a Mittag comemorava a vitória com 23 voltas de vantagem.

 

A Sapiranga Racing Team completou o pódio da Sprinter, também com uma bela atuação. O time chegou a estar na liderança geral da prova por algum tempo, mas também enfrentou problemas que prejudicaram suas pretensões.

 

Mas as disputas não se resumiram à categoria Sprinter e à Mittag e Xizão. Na Master A, que reunia equipes com alguns pilotos experientes no kartismo gaúcho e que utilizava equipamento fornecido pelo kartódromo, as disputas foram também muito empolgantes. Galgo Racing, Bom de Braço, Lagartos Voadores, Criscel, Amigos da Arrancada, Injetec, Toigo e Kratina/ Diehl tiveram todos seus bons momentos na prova e igualmente enfrentaram problemas.

 

O maior destaque nas primeiras horas de prova ficou para a Lagartos Voadores, que fazia uma linda prova e, sem enfrentar problemas até então, liderava com bastante tranqüilidade. Horas depois a liderança na Master A ia trocando de mãos a cada momento e terminou por ficar de forma definitiva com a Galgo Racing, não sem antes ter passado também pela Bom de Braço.

 

E em uma briga particular das equipes do Kart In Senna, representado pela São José Turismo e Papaléguas, a vitória ficou com a primeira. Apesar de terem disputado a prova na Master B, que também utilizava equipamentos fornecidos pelos organizadores e que reunia apenas pilotos amadores, as duas equipes chegaram a ter seus nomes postados entre os primeiros colocados.

 

“Logicamente gostaríamos de ter tido um número bem maior de participantes e trabalhamos muito por isto. Infelizmente a adesão dos pilotos gaúchos ficou abaixo do esperado. De qualquer forma, tivemos uma prova extremamente disputada, com um nível de pilotagem excelente, apenas uma bandeira de advertência e um show de persistência das equipes e seus pilotos. Quero parabenizar a cada um dos que participaram e, ao mesmo tempo, agradecer a todos pela presença e pelo prestígio ao nosso trabalho”, declarou Jhonny Bonilla, administrador do Kartódromo de Tarumã.

 

Confira o resultado final:

1 SP Mittag – 853 voltas – 12:01:37.526

Samuel Mittag, Fernando Dalla Rosa, Marcelo Toss e Vinícius Pezzi

2 SP Xizão – a 23 voltas

Fernando Wortmann, César Ramos, Norberto Martins, Roger Molon, Felipe Pelini e Luiz Alberto Rahde
3 MA Galgo – a 40 voltas

Bernardo Roessler, Eduardo Finco, George Ibanez, Luisa Ferrari, Eduardo Dall’Oglio e Victor Dall’Oglio

4 SP Sapiranga – a 45 voltas

Marcelo Lemke, Rodrigo Lemke, Henrique de Oliveira, Frederico de Oliveira, Fabrício Ribas e Ronaldo Nunes

5 MA Bom de Braço – a 46 voltas

Mauro “Bala” Rodeghiero, Nicola Guerrieri, Bruno Baginski, Bruno Rodrigues, Antonio Bianchi e Nívio Trevisol

6 MA Injetec – a 49 voltas

José Francisco “Chiquito” Friedrich, Gabriel Dias, Afonso Wallauer, Anderson Herbert e Cássio Cortes

7 MA Lagartos Voadores – a 56 voltas

Jéferson Maier, Luan Carvalho, Rafael Bitencourt, Marcus Roldão, Maico Casarin e Analino “Choka” Sirtuli

8 MA Toigo – a 57 voltas

Pedro Simoni, Gilson Toigo, Gilberto Toigo, César Casarin, Sérgio Fleck, Ari Fleck e José Francisco Tortelli

9 MB São José Turismo – a 70 voltas

João Pereira, Marcelo Silveira, Luis Castilhos, Márcio Ramos, Ulysses Escouto e André Souza

10 MB Papléguas – a 72 voltas

Eduardo Tomedi, Paulo Machado, Ricardo Freitas, Leonardo Kubaski, Carlos Ademir “Perna” Moreira e Leandro Argenta

11 MA Criscel – a 74 voltas

Rodrigo Cohen, Rafael Cohen, Fabrício Meira, Anderson Dick, Alan Prinznitz, Rafael Costa, Assis Pivato e Luis Felipe Opitz

12 MA Amigos da Arrancada – a 75 voltas

Rafael Antonetti, Leonardo Garcia, Dorival Oliveira Jr., Volmir Braun Nunes, Rômulo Escouto, Eduardo Oliveira, Paulo Flores e Fabiano Moraes

13 MA Kratina/ Diehl – a 78 voltas

Airton Diehl, Alcir Negrão, Paulo Kratina Jr., Fabiano Kratina, Rodrigo Piccoli, Francisco Schons, Marcelo Stella, Alexandre Henke e Isadora Diehl

  • 18/12/2006 16:40 Maurobala

    infelizmente os pesos que o kart da Equipe Xizão atropelou foram os nossos, tirando as possibilidades de vitória das 2 equipes.
    uma por ter danificado o kart
    e a outra por ter tomado a penalização por falta de peso.

  • 18/12/2006 17:33 Eduardo Tomedi

    não sei não em mauro.... pois perdemos os nossos também em virtude de um kart da master A ter mandado nosso piloto no S que antecede a reta.....