Campeonato criado por dois pilotos gaúchos, a Copa Parilla terá prosseguimento no próximo sábado (15) no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), com forte expectativa de crescimento em relação a sua etapa de estréia.
Em sua abertura, em junho, 11 pilotos disputaram as duas baterias que compunham a etapa inaugural da nova competição do kartismo gaúcho. “É uma nova proposta, e muito interessante. Para a segunda etapa estamos esperando um aumento de, no mínimo, 50% no número de competidores”, garante Francesco Ventre, um dos idealizadores da competição ao lado de Fernando Pastro, o vencedor da primeira etapa. “Estamos esperando algo em torno de 17 a 18 pilotos”, emenda.
A fórmula da Copa Parilla é bastante simples: para participar, o piloto deverá adquirir junto aos organizadores o motor utilizado pela categoria, o Parilla MY125, refrigerado à água, e entregá-lo aos mantenedores, que cuidarão de sua manutenção e revisões. A cada etapa os motores são sorteados e entregues aos pilotos para as disputas. Além disso, é necessário pagar a taxa de inscrição de R$ 466,00 por etapa, valor em que está incluído o combustível para a tomada de tempos e as duas baterias. Na primeira etapa os pneus foram fornecidos gratuitamente pela MG Pneus, situação que poderá se repetir caso o número de inscritos chegue a pelo menos 16 pilotos nesta segunda etapa. “É um formato bastante simples, feito por pilotos para os pilotos. Caso haja necessidade de algum custo de manutenção, este valor será dividido entre os pilotos. Porém, como este motor é extremamente durável, prevemos poucos custos neste sentido”, atesta Fernando Pastro.
Além de resistente, o motor Parilla MY 125 mostrou na primeira etapa que oferece enorme equilíbrio. As disputas nas duas baterias foram intensas e, principalmente na segunda, pelo menos seis pilotos disputaram a vitória durante toda sua duração. Ventre venceu a primeira e o paulista João Gonçalves, campeão mundial de Biland, foi o “dono” da segunda. Na regularidade, Pastro venceu a etapa.
Para a segunda etapa já estão confirmados, além de Ventre e Pastro, Fernando Wortmann, Dudu Dieter, Carlos Heinen Filho, Roberto Gomes, Pedro Gomes, Fernando Jr., Rodrigo Miguel, Leonardo Rampazzo, Renan Busse, Alan Martins e João Marcelo Varaschin, além do catarinense Dagnor Schneider. Deivid Lopes, Lucas Rodrigues, Leonardo Nienkotter e Jorge Romero devem confirmar sua presença no sábado.
Retorno – Afastado das pistas há cerca de onze anos, Alan Martins é mais um piloto que aposta na fórmula da Copa Parilla. “Acreditei na proposta pelo custo x benefício que a categoria proporciona. O motor não exige manutenção e oferece um equilíbrio e uma competitividade muito grandes”, diz Alan, que dentre seus principais títulos conquistou o vice-campeonato Pan-Americano de 1995 na Sudam Júnior, além de um Sul-Brasileiro, dois Gaúchos e dois Catarinenses.
Programação – Toda a programação oficial da 2ª etapa da Copa Parilla será realizada no sábado (15). Na parte da manhã acontecerão os treinos e a tomada de tempos e à tarde serão realizadas as duas baterias. Juntamente com a Copa Parilla será disputada a 3ª etapa da Velopark Cup, com provas para a Speed Kart, Pró 400 e Cadete.