Com a chuva como uma das principais protagonistas, a 3 Horas de Venâncio encerrou no último sábado (17) a temporada 2011 do kartismo gaúcho. 14 equipes e 35 pilotos disputaram a corrida, que teve como preliminar uma prova com uma hora de duração para a Cadete, com sete pilotos na pista.
Esta primeira edição das 3 Horas de Venâncio atraiu a atenção dos “estrangeiros” e, além dos gaúchos, a corrida teve a ilustre presença de Hybernon Cysne, piloto que competiu na Stock Car, Copa Montana e Fórmula 3, e dos mineiros Leandro Freitas e Willian Hoeppers.
Com motores fornecidos pela Pablo Racing, o evento teve boas disputas desde a tomada de tempos e quem ficou com a pole foi a dupla Rodrigo Miguel / Deivid Lopes, que uma semana antes vencera a prova 100 Quilômetros de Tarumã. Dada a largada, em estilo Le Mans, quem tomou a ponta foi o “local” Abner Alba, que liderou até 19 minutos de prova, quando a primeira chuva desabou.
A direção de prova acenou com a bandeira vermelha interrompendo a prova e autorizou a colocação de pneus de chuva, decisão em seguida modificada, já que a chuva cessara e em poucos minutos a pista secaria. Uma nova largada foi dada, novamente com pneus lisos, e a prova seguiu tranqüila até quando faltavam cerca de 20 minutos para seu término. Uma segunda pancada de chuva, agora mais forte e duradoura, caiu sobre Venâncio Aires e a prova foi mais uma vez interrompida.
A nova largada, agora com pneus de chuva, foi autorizada, mas como, por regulamento, o cronômetro continuava “correndo”, apenas duas voltas foram dadas. Quem passou em primeiro na bandeira quadriculada foi Rafael Iserhard, que corria em dupla com Hybernon Cysne.
No entanto, ainda faltavam aplicar as punições às equipes que não cumpriram as paradas obrigatórias de 10 minutos, ou as que não as tivessem cumprido de forma correta. Em um primeiro momento ficou confirmada a vitória de Iserhard / Cysne, mas uma má aplicação do regulamento gerou reclamações dos demais competidores. Diante disto, e agora aplicado o regulamento de maneira correta, a dupla caiu para o 10º lugar e a vitória ficou com o trio Adriano Carboni / Fernando Wortmann / Mauro Rodeghiero.
“Cada equipe deveria cumprir três paradas obrigatórias de, no mínimo, 10 minutos cada e as equipes que ‘errassem’ essas paradas perderiam uma volta a cada trinta segundos ou fração faltantes. Como a chuva caiu perto do final e o box ficou fechado pela bandeira vermelha, algumas equipes, entre elas a de Iserhard / Cysne, não cumpriram sua última parada. Em um primeiro momento a direção de prova optou por tirar dez minutos destas equipes e elas perderam, assim, 11 voltas, o que ainda manteve a dupla na ponta”, explica Erno Drehmer, um dos organizadores da prova. “Mas, diante da reclamação dos demais concorrentes, constatou-se o erro e o regulamento foi aplicado da maneira correta, ou seja, a dupla perdeu 20 voltas e caiu para o 10º lugar”, continua.
Depois da prova, no Hotel Guest, o oficial da prova, foram entregues os prêmios. Aos vencedores, um chassi Mega 2012, adquirido junto à Mega Kart através de uma parceria da fábrica com o Venâncio Kart Clube. O time segundo colocado, integrado pelo trio pelotense Carlos Izkovitz, Fabrício Canali e Gabriel Robe, recebeu um motor Honda 13hp oferecido pela Pablo Racing e Similar Honda. Dentre os prêmios, pneus MG e Speed e carenagens, escapes e bicos Roma.
A próxima edição das 3 Horas de Venâncio deverá ter um formato diferente, segundo os organizadores. Dentre as novidades, serão retiradas as paradas obrigatórias de 10 minutos, não haverá o limite máximo de pilotagem de 45 minutos e os pilotos poderão optar por correr com pneus lisos ou de chuva.
Preliminar muito disputada – Sete pilotos disputaram a prova preliminar, de uma hora de duração. Integrada por competidores da Cadete, a corrida tinha previstas três paradas de cinco minutos cada, para que os pequeninos pudessem descansar.
Mas descanso não era o principal objetivo dos meninos, que fizeram uma linda corrida, vencida por Pedro Marques. Na bandeirada, depois de 60 minutos de corrida, o segundo e o terceiro colocados, Pedro Goulart e Denis Gabriel, terminaram separados por milésimos de segundos.
Marques levou o prêmio maior, um motor Honda 5,5hp, oferecido pela Pablo Racing e pela Similar Honda.O segundo e terceiro receberam um jogo de pneus MG, o quarto um pára-choque Roma e o quinto um jogo de carenagens Roma.
Confira os resultados:
3 HORAS
1 Adriano Carboni | Fernando Wortmann | Mauro Rodeghiero – 119 voltas
2 Carlos Izkovitz | Fabrício Canali | Gabriel Robe – 118 voltas
3 Felipe Betti | Leandro Freitas | Rodrigo Kubiczewski – 118 voltas
4 Bayard Santos | Lucas Girotto – 118 voltas
5 Arthur Metzdorf | Leonardo Metzdorf | Lúcio Metzdorf Filho – 117 voltas
6 Diego Burlamaque | Lucas Fortunato | Victor Matzenbacker – 117 voltas
7 Anderson Rocha | Deivid Lopes | Rodrigo Rosina – 117 voltas
8 Luciano Tavares | Willian Hoeppers – 116 voltas
9 Abner Alba | Paulo Braga – 113 voltas
10 Hybernon Cysne | Rafael Iserhard – 110 voltas
11 Carlos Maciel | Leandro Freitas | Rodrigo Kubiczewski – 109 voltas
12 Daniel Razzera | Jacsandro | Victor Matzenbacker – 101 voltas
13 Lucas Kohl | Jefferson Antunes | Rafael Jaeger – 73 voltas
14 Deivid Lopes | Rodrigo Miguel – 22 voltas
1 HORA DE CADETE
1 Pedro Marques – 54 voltas – 1:01.38.410
2 Pedro Goulart – a 13.570
3 Denis Gabriel – a 13.910
4 Arthur Vargas – a 34.160
5 Leonardo Cordeiro – 52 voltas
6 Henrique Vieira – 51 voltas
7 Henrique Cruz – 47 voltas