16 equipes e cerca de 40 pilotos disputaram no último final de semana a última competição do ano em Venâncio Aires (RS). Foi a 2ª edição das 3 Horas, que teve também a disputa de uma prova com uma hora de duração para pilotos Mirim e Cadete.
E o sábado e o domingo, dias reservados para a programação, se mostraram bastante diferentes entre si. O sábado foi de uma forte chuva pela manhã, seguida de sol e mais tarde outra chuva, agora mais fraca e intermitente. A pista acabou secando apenas no final da tarde.
Mas, isso não impediu que as equipes trabalhassem bem nos acertos de seus karts e a tomada de tempos, que teve na pole a dupla Felipe Betti / Felipe Leite, fosse parelha. Logo após a classificação, isto já no domingo de sol e muito calor, os pilotos alinharam seus karts para a largada em sistema Le Mans, com o 27 dos Felipes na ponta e o 1, de Deivid Lopes / Régis Konishi, em último, já que em sua estratégia a equipe optou por não fazer a tomada de tempos.
Em toda a sua duração, dentro da pista, a prova foi tranquila, sem acidentes graves e praticamente nenhuma atitude que merecesse da direção de prova alguma punição mais severa que uma advertência. Ao longo dela várias equipes lideraram, principalmente em função da necessidade de uma parada longa para cada equipe e também por suas estratégias.
Quase ao final da prova foi necessária sua interrupção para atendimento a um piloto, o que gerou uma tensão extra, já que os líderes – Lopes e Konishi – estavam com pouco combustível. Dada a relargada, Deivid Lopes fez as últimas voltas da prova de forma conservadora nos cerca de 9 minutos que faltavam, buscando poupar combustível. E tudo deu certo para o time comandado pelo preparador Xizão, integrado também pelo “meca” Lu, que venceu com uma volta de vantagem sobre a dupla Victor Hugo Matzenbacker / Saulo Ramos Filho.
Na Cadete / Mirim, que teve em sua corrida de uma hora de duração três paradas obrigatórias de cinco minutos, a disputa pela vitória foi intensa entre Arthur Vargas e Augusto Rotta, que se alternaram por diversas vezes na liderança. Vargas, que no sábado disputou a Copa das Federações em Minas Gerais e viajou toda a noite de carro para chegar a Venâncio Aires, foi o vencedor, com Rotta em 2º. Gabriel Pires foi o vencedor na Mirim.
Ao fim do evento foi realizado o pódio, quando a dupla Deivid Lopes / Régis Konishi recebeu o chassi da Mega Kart e Ramos e Matzenbacker receberam o motor da marca Branco. Arthur Vargas, por sua vez, também recebeu como prêmio pela vitória um motor da categoria.
Pablo Braga, da Pablo Racing – um dos organizadores e mentores do evento, junto com Felipe Betti, presidente do VKC – agradeceu a presença de todos. “O evento foi muito legal e só temos a agradecer pelo prestígio e presença de todos”, disse. “E também agradecer o apoio de todos os patrocinadores, que ajudaram a abrilhantar o evento”, finaliza.
O evento teve patrocínio de Eletrovale, Multcross, Valecross, Arly Hickmann, Centro Motos, Suprimate, Amil Kart Show, Posto Shell, Kart Shop, Oficina do Alemão, Supermercado Parema, Conduluz, Dr. Felipe Betti, Energético Mr. Fresh, Stop Car, Pitan Artefatos de Cimento e Fruki Bebidas.
Além deles, doaram peças e equipamentos para sorteio as empresas Bepi Kart, P Racing, Bancos Pavão, Lius Volantes, MG Pneus, AMF Eixos, Mega Kart, Branco Motores, Tramontini Motores.
Confira os sete primeiros colocados nas 3 Horas:
1 Deivid Lopes | Regis Konishi
2 Saulo Ramos Filho | Vitor Hugo Matzenbacker
3 Felipe Betti | Felipe Leite
4 Lucas Girotto | Bayard Santos
5 Carlos Bolezina | Gustavo Rodrigues | Tailor Nascimento Júnior
6 Adriano Carboni | Clovis Cachapuz | Henrique de Conto
7 Rafael Iserhard | Hybernon Cysne