publicidade
04/12/2012 09:31

3 Horas de Venâncio teve vitória de Lopes / Konishi. Arthur Vargas venceu a 1 Hora de Cadete

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

O pódio das 3 Horas, com Lopes / Konishi no centro


16 equipes e cerca de 40 pilotos disputaram no último final de semana a última competição do ano em Venâncio Aires (RS). Foi a 2ª edição das 3 Horas, que teve também a disputa de uma prova com uma hora de duração para pilotos Mirim e Cadete.

E o sábado e o domingo, dias reservados para a programação, se mostraram bastante diferentes entre si. O sábado foi de uma forte chuva pela manhã, seguida de sol e mais tarde outra chuva, agora mais fraca e intermitente. A pista acabou secando apenas no final da tarde.

Mas, isso não impediu que as equipes trabalhassem bem nos acertos de seus karts e a tomada de tempos, que teve na pole a dupla Felipe Betti / Felipe Leite, fosse parelha. Logo após a classificação, isto já no domingo de sol e muito calor, os pilotos alinharam seus karts para a largada em sistema Le Mans, com o 27 dos Felipes na ponta e o 1, de Deivid Lopes / Régis Konishi, em último, já que em sua estratégia a equipe optou por não fazer a tomada de tempos.

Em toda a sua duração, dentro da pista, a prova foi tranquila, sem acidentes graves e praticamente nenhuma atitude que merecesse da direção de prova alguma punição mais severa que uma advertência. Ao longo dela várias equipes lideraram, principalmente em função da necessidade de uma parada longa para cada equipe e também por suas estratégias.

Quase ao final da prova foi necessária sua interrupção para atendimento a um piloto, o que gerou uma tensão extra, já que os líderes – Lopes e Konishi – estavam com pouco combustível. Dada a relargada, Deivid Lopes fez as últimas voltas da prova de forma conservadora nos cerca de 9 minutos que faltavam, buscando poupar combustível. E tudo deu certo para o time comandado pelo preparador Xizão, integrado também pelo “meca” Lu, que venceu com uma volta de vantagem sobre a dupla Victor Hugo Matzenbacker / Saulo Ramos Filho.

Na Cadete / Mirim, que teve em sua corrida de uma hora de duração três paradas obrigatórias de cinco minutos, a disputa pela vitória foi intensa entre Arthur Vargas e Augusto Rotta, que se alternaram por diversas vezes na liderança. Vargas, que no sábado disputou a Copa das Federações em Minas Gerais e viajou toda a noite de carro para chegar a Venâncio Aires, foi o vencedor, com Rotta em 2º.  Gabriel Pires foi o vencedor na Mirim.

Ao fim do evento foi realizado o pódio, quando a dupla Deivid Lopes / Régis Konishi recebeu o chassi da Mega Kart e Ramos e Matzenbacker receberam o motor da marca Branco. Arthur Vargas, por sua vez, também recebeu como prêmio pela vitória um motor da categoria.

Pablo Braga, da Pablo Racing – um dos organizadores e mentores do evento, junto com Felipe Betti, presidente do VKC – agradeceu a presença de todos. “O evento foi muito legal e só temos a agradecer pelo prestígio e presença de todos”, disse. “E também agradecer o apoio de todos os patrocinadores, que ajudaram a abrilhantar o evento”, finaliza.

O evento teve patrocínio de Eletrovale, Multcross, Valecross, Arly Hickmann, Centro Motos, Suprimate, Amil Kart Show, Posto Shell, Kart Shop, Oficina do Alemão, Supermercado Parema, Conduluz, Dr. Felipe Betti, Energético Mr. Fresh, Stop Car, Pitan Artefatos de Cimento e Fruki Bebidas.

Além deles, doaram peças e equipamentos para sorteio as empresas Bepi Kart, P Racing, Bancos Pavão, Lius Volantes, MG Pneus, AMF Eixos, Mega Kart, Branco Motores, Tramontini Motores.

Confira os sete primeiros colocados nas 3 Horas:
1 Deivid Lopes | Regis Konishi
2 Saulo Ramos Filho | Vitor Hugo Matzenbacker
3 Felipe Betti | Felipe Leite
4 Lucas Girotto | Bayard Santos
5 Carlos Bolezina | Gustavo Rodrigues | Tailor Nascimento Júnior
6 Adriano Carboni | Clovis Cachapuz | Henrique de Conto
7 Rafael Iserhard | Hybernon Cysne

Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

Arthur Vargas venceu a 1 Hora de Cadete


  • 04/12/2012 10:06 Gustavo Rodrigues

    Gostaria de parabenizar ao Felipe Betti e toda equipe do VKC pela bela organização da prova. Só tenho uma crítica a fazer aos comissários que não puniram o kart 48 quando saiu do abastecimento com o kart ligado (antes da linha). Varias pessoas viram e informaram os comissários e nenhuma atitude foi tomada. Tirando este fato isolado, so tenho a agradecer o empenho de todos os envolvidos pela organização e a toda a nossa equipe do kart 70. Abraço

  • 04/12/2012 10:10 Erno Drehmer

    Gustavo, eu não era um dos comissários, como tu bem sabe, mas posso ajudar na resposta. Chegaram, sim, informações a respeito disto, mas as únicas pessoas avalizadas (ou seja, que faziam parte da organização) acabaram por não ter certeza se o kart que ligou seu motor antes foi o 48 ou o 66... Para não cometer injustiças, os comissários optaram por não punir ninguém.
    Talvez não seja a explicação que tu quisesse receber, mas é o acontecido.
    Abraços
    Erno

  • 04/12/2012 10:52 ângelo Leal Pires

    Quero parabenizar a td Equipe Organizadora do VKC, sobre o belo evento das 03 horas. Vejo que precisamos fomentar mais a categoria Cadete, para que tenhamos mais participantes em 2013. Novamente parabéns pela organização! Angelo Pires

  • 04/12/2012 11:29 Taylor Junior

    Gostaria de parabenizar ao Felipe Betti e toda equipe do VKC pela bela organização da prova. Só tenho uma crítica a fazer aos comissários que não colocaram nenhum responsável para fiscalizar a saída dos boxes, um ponto crucial e decisivo da prova, espero que ano que vem todos se preocupem com este ponto importante da prova,pois pode mudar o resultado final ,fora este detalhe, so tenho a agradecer o empenho de todos os envolvidos pela organização e a toda a nossa equipe do kart 70. Grande Abraço

  • 04/12/2012 17:28 Xizao

    Gostaria de agradecer a todos do vkc pela a organizaçao da prova,a equipe pablo pela equalizaçao dos motores,todos muito parelhos,e tambem pelos belos premios oferecidos aos pilotos.E tambem a FGA pela a vistoria do equipamento durante a prova (gasolina) e apos a prova onde foi conferido:
    roda dianteira marca e polegadas
    roda traseira marca e polegada
    largura traseira 140cm
    coroa 42
    expessura de eixo
    comprimento de eixo
    comprimento de cubo traseiro e marca
    comprimento de cubo dianteiro e marca
    gasolina
    lacre do motor
    n do motor
    tudo como manda o cnk,perfeito sempre lutei muito por isto,estao de parabens,por que assim quem chega no podium nao deixa duvidas para a radio box.Um bom final de ano a todos os preparadores, mecanicos,pilotos fga e em especial ao Erno sempre faz belas coberturas do nosso kartismo .UM FELIZ 2013 A TODOS XIZAO RACING

  • 04/12/2012 23:30 Edson Baiard

    Faz muito tempo que nao via uma prova de kart assim ,sem nada de anormal, tudo perfeito... Só uma coisa me deixou entrigado,apareceu dois mágicos na prova...Hum já tem contrato fechado com Petrobras kkkkk.

  • 05/12/2012 18:34 Gustavo Rodrigues

    Tudo bem Erno, entendo que seria injusto punir alguem sem ter a convicção de quem realmente teria ligado o motor dentro do box. Mas fica outra pergunta: Seria possível completar a prova com apenas uma parada para abastecimento? Completamos 4 voltas na tomada, fizemos duas paradas durante a prova e ainda assim não sobraram 2 litros no tanque ao final da prova...
    Estranho que quem fez UMA única parada foi a única equipe que tinha o box totalmente fechado com lona e durante a parada permaneceu com o kart dentro deste box fechado.

  • 05/12/2012 18:41 Erno Drehmer

    Ok Gustavo, isto é outro assunto, que rola na "rádio box" e que não pode ser provado. Para a próxima edição deverão haver controles de todas as atividades dentro dos boxes, com 4 ou 5 pessoas que olhem tudo, para que não pairem desconfianças como estas...

  • 05/12/2012 21:17 Adriano Carboni

    Gostaria de agradecer ao Venâncio Kart Clube pelo excelente trabalho que vem realizando, cada dia que passa melhorias são feitas e incentivos aos sócios apresentados. Parabéns ao Felipe Betti pelo empenho em realizar as 3h a qual ao meu ver foi uma excelente prova.

  • 06/12/2012 13:05 Deivid Lopes

    Eu gostaria de dar parabéns a todos envolvidos pela organização do evento, parabenizar ao VKC, ao Pablo pela equalização perfeita dos motores. O que eu tenho a falar sobre esse papinho que ta rolando aí na "rádio box" de que não era possível fazer uma parada só, eu tenho uma coisa a falar, fui o piloto da segunda tocada no kart 01 vencedor, para quem não tem experiencia em corridas de longa duração a estratégia manda muito, da minha tocada de 1h e 25 min, praticamente 30 min o kart não era acelerado toda reta, talvez aí esteja a reposta a tua pergunta Gustavo, é possível sim, é só ter um piloto e uma equipe que saiba trabalhar certinho uma estratégia, é lamentável ter alguém que ainda duvide das coisas com um evento com tanta fiscalização, sem mais. Parabéns pelo belíssimo evento que a muito tempo eu não via no RS!

  • 06/12/2012 14:06 Gustavo Rodrigues

    Deivid, não te conheço pessoalmente mas sei que és um grande piloto, pra mim um dos melhores do RS. Não tenho dúvidas quanto sua habilidade e competencia de sua equipe, mas quando colocaram o kart dentro do box totalmente fechado durante a parada, abriram margem para este tipo de desconfiança. De qualquer forma parabéns pela prova.

  • 06/12/2012 14:45 Carlos Bolezina

    Bom, primeiro parabenizando o belo evento que foi, na minha opniao faltou foi é fiscais, pois tanto na desconfiança gerado do combustivel, quanto ao kart 48 ligar dentro do box e sair pista a fora "sem ninguem ver" escancarado, so o Erno pra dizer que nao tinha certeza. E Gustavo, digo uma coisa, quando pilotos bem mais experientes do que nos esao envolvido em alguma polemica, para qual lado que normalmente a organizaçao "puxa"? se até na formula 1 é assim, imagina.....

  • 06/12/2012 14:46 Nivio

    Parabéns para equipe Xizão e aos pilotos pela vitória, mas Deivid; sem acelerar na reta e fazendo temporal. Tá bom.

    Nivio

  • 06/12/2012 14:59 Erno Drehmer

    Caro Bolezina.
    EU, Erno, não vi, eu não estava no local... E dependemos de uma pessoa, do VKC, que não tinha certeza, como eu disse. Já que toda a organização me parece suspeita na tua ótica, deveríamos confiar na palavra de pilotos, que, estes sim, têm interesse na punição de outros e podem "puxar" para um lado ou outro? ... Um pouco de bom senso, como o do Gustavo, nestes momentos de incerteza, faz bem. E se teu kart fosse punido por esta razão, porque alguém disse, sem certeza, que foi ligado no lugar errado? Seria injusto, não? E tu reclamaria, não? Então, quando se tem certeza, se pune, quando não tem, não se pune. Simples assim... Quanto a tua segunda "constatação", não merece comentários... Apenas sugiro que antes de dizer algo neste sentido, procure conhecer melhor as pessoas envolvidas, se são honestas ou não, e sua história... Primeiro tenha "mais tempo de casa", ambiente-se ao local onde tu está chegando, para depois acusar...
    Abraços
    Erno

  • 06/12/2012 16:50 Xizao

    po erno vc falou mais do que tudo,com respeito e nao ofendendo ninguem,com muita elegancia e educaçao.gostaria de uma explicaçao, da marca de gasolina feita no tanque na balanca e conferida no abastecimento,tambem esta colocando em duvida os comissarios da fga tinha que ser a mesma,talvez falam e com certeza nem sabem que estava marcado o tanque.quanto ao box fechado,ele nao estava na parte da pista que dava reto na visao dos comissarios na balanca,menos de 50m,o sr tomate da cronometragem estava na frente do meu box na hora da parada,sei que ele nao era comissario,mas e uma pessoa muito influente no vkc,nao viu nada de irregular,porque nao teve.como vc disse mais novos pilotos nao sabe da missa a metade,pergunte para a organizaçao qual foi o unico preparador que perguntou qual era o gigleur do motor,dae e feita uma estrategia nas pequenas coisas.nao tenho culpa se tu foi la para brincar ,eu fui para ganhar,como todas as equipes profissionais,tive inteligencia e sorte para ganhar,poderia ter chegado em ultimo.outra coisa quando parou a prova faltando 9 minutos meu kart estava 2 voltas na frente do segundo que nao era o seu caso,poderia ter parado feito um splash go e sairia na frente do segundo que tambem nao era o seu caso,entao ganhei na estrategia e na pista,se tivesse parado para abastecer tambem teria ganho.claro que quando parou a prova ae a minha estrategia foi por agua abaixo, mas ae tive sorte terminar a corrida.entao se nao tens certeza nao fica falando pelos cotovelos,se ta achando que ta prejudicado a fga ta ae para punir os espertinhos o telefone de la 32244808,e um direito que vc tem,so nao tem direito de levantar suspeitas levianas.outra coisa o meu kart passou na vistoria como eu nunca tinha visto aqui no sul,queria ver se a grande maioria teria passado,foi liberado parachoque de ferro e chassis cabivel de vistoria,so que isto no supremo nao tem valor,tem que ser homologacao 2009.como vc e novo aprenda entao as coisas certas,que isso sim e importante e faz diferença.abraco

  • 07/12/2012 12:47 Deivid Lopes

    Obrigado pelas palavras Gustavo, tinha gente bem de olho na frente do nosso box, não reclamaram de nada é pq nada houve. Fala Nívio, minha tocada "com a mãe na zona" virava 50.5, 50.6, se tu for ver na cronometragem pelo menos no meu alfano mostrava que os últimos 25 min que foi o momento em que o Xizão mandou eu levantar um pouco o pé eu comecei a virar 51,3, 51,4, as duas maiores retas de Venâncio são lomba abaixo, tu sabe como funciona em 2008 quando fomos vice daquelas 12 horas de tarumã eu decidi acelerar até o limite do kart depois ir só levando, e isso ajudou a gente a ser o único kart sem quebra de motor.

  • 07/12/2012 15:22 Felipe Leite

    Pessoal,
    A minha opinião é a seguinte.
    É muito difícil terminar a prova com apenas 12 litros. Porém, não acho justo acusar de que eles colocaram mais combustível, durante a parada de 10 min, sem ter visto isso ocorrer.
    Só falaria algo desse nível, se eu tivesse visto ocorrer ou algum comissário tivesse visto. Se ninguém viu nada, ganharam a prova e ninguém pode levantar suspeitas sobre a vitória deles.
    Já andei diversas vezes na ponta de cima e sempre tem alguém achando que estamos andando fora, é normal haver a desconfiança.
    Parabéns ao VKC pela excelente prova. Foi minha primeira participação e gostei muito da corrida.
    Também gostaria de salientar a paridade dos motores. Utilizamos o radar durante a tomada e vimos que as velocidades de final de reta eram iguais entre os ponteiros. Também, durante a corrida, as ultrapassagens que fiz eram sempre difíceis e feitas por sair melhor da curva e pegar o vacuo e não por ter um motor melhor.
    Bom, era isso. Parabéns ao Xizão, Lu, Deivid e Konishi pela vitória.