publicidade
23/06/2008 10:21

72 karts e 85 pilotos. Confira como foi a abertura da Velopark Cup e o Velopark Open

Fonte: Kart Gaúcho - Erno Drehmer


Foto: Paulo Torino

Pilotos da Pró 400 Light. Kart 90 foi o vencedor


Foi realmente uma grande festa da velocidade o que se viu ontem no Velopark, na abertura da Velopark Cup, no Velopark Open e na briga particular por duas vagas para a final da Seletiva Petrobras.

 

Muitos foram os destaques nas competições, que reuniram 72 karts e 85 pilotos, divididos nas categorias Pró 400 Light (onde os pilotos podiam correr em dupla), Pró 400 Livre, Cadete, Sênior, Graduados A, Graduados B e Speed Kart A e B.

 

Dois fatos podem ser apontados como destaques maiores: a participação dos pilotos “estrangeiros” nas provas das duas Graduados e Sênior – o Rio Grande do Sul teve apenas um brigando por uma vaga na final da Seletiva e três na Sênior – e o equilíbrio e as surpresas da Pró 400 Light.

 

A Seletiva Petrobras, que reuniu a Graduados A e B teve como vencedores Guilherme de Conto, grande destaque do cenário nacional,  e Pipo Derani, que reverteu um mau início, quando foi desclassificado na tomada de tempos. As disputas foram intensas e se pôde ver como será o Campeonato Brasileiro. Na Sênior o principal destaque foi, sem dúvida, Fernando Leme, que depois de ser desclassificado da tomada de tempos, largou em 8º e venceu a primeira bateria. Na segunda, largando da pole, chegou a perder a posição para outro bom destaque, Samuel Mittag, mas acabou vencendo novamente.

 

A Pró 400 Light teve como vencedores a dupla Ricardo Freitas e Leonardo Kubaski, que, de certa forma, surpreenderam e superaram nomes mais experientes da categoria. Com o histórico de terem apenas competido em provas longas – 12 Horas de Tarumã e 500 Milhas do Velopark – a dupla deu show e Ricardo Freitas venceu a primeira bateria. Leonardo Kubaski teve o compromisso de largar em 8º - o grid foi invertido entre os oito primeiros – e brigou pela liderança na segunda prova, terminando em segundo lugar. Velhos nomes da categoria, como Daniel Aller e Henrique Carlan, confirmaram seu potencial, mas entre os dez primeiros apareceram vários “novatos” – ou pelo menos pilotos com menos tempo de Pró 400 – como Pedro e Matheus Castro, o trio de “manos” Fábio, Cláudio e Dudu Moraes, George Ibanez e Norberto Martins e Luan Soares. “A categoria começou muito bem. Bastante equilíbrio e a diferença de um segundo entre todos em um kartódromo longo, com 1500 metros como o Velopark, é ínfima e pode ser dividida em motor, acerto de kart ou pilotagem”, diz Jhonny Bonilla, do Velopark. “Para o ano que vem certamente teremos 30 karts no grid”, emenda.

 

A Pró 400 Livre sofreu as agruras de ter um regulamento que libera a preparação de motores e várias foram as quebras, principalmente entre os favoritos. Fernando Jr. não passou da primeira volta na primeira bateria, mas venceu a segunda. Francesco Ventre, vencedor da primeira, abandonou na segunda. Melhor para João Varaschin, que com um 4º e um 2º, garantiu a vitória na soma dos pontos.

 

A Cadete, que destoou do cenário geral quanto ao número de inscritos – teve apenas quatro pilotos – e viu a talentosa Bruna Tomaselli conquistar a vitória, após um 1º e um 2º nas duas baterias. O segundo foi Gabriel Romanello, seguido pelo paranaense Fernando Bueno e por Victor Matzenbacker.

 

Com 13 karts na pista – entre eles vários catarinenses – a Speed Kart também deu show e Renan Busse garantiu a vitória na A, depois de um 4º lugar na primeira bateria e uma ótima vitória na segunda. Thiago Jouglard, vencedor da primeira, chegou em 5º na segunda e ficou com o segundo na geral. Neco Magarinos foi o vencedor da B, com apenas um ponto de vantagem sobre o segundo, Dagnor Schneider.

 

A próxima etapa será realizada no dia 17 de agosto e para esta prova a organização promete várias modificações na programação, buscando antecipar o encerramento das atividades.

 

Confira os resultados:

 

PRÓ 400 LIGHT
1 Ricardo Freitas/ Leonardo Kubaski – 20 pontos

2 Daniel Aller – 16

3 Fábio e Dudu de Moraes – 15

4 Pedro e Matheus Castro – 13

5 Cláudio de Moraes – 8

6 Luan Soares – 6

7 Henrique Carlan/ Vitor Genz – 6

8 George Ibanez/ Norberto Martins – 5

9 Ari e Sérgio Fleck – 5

10 Rogério Werlang – 5

11 Sérgio Cervi/ Luciano Gomes – 4

12 Antonio Bianchi/ Mauro Rodeghiero – 3

13 João Varaschin – 3

14 Victor Gomes – 2

15 Carlos Maciel/ Maico Casarin – 1

16 Deivid Lopes – 0

17 Tiel Andrade/ Bruno Justo – 0

18 Fábio Dossa/ Éderson de Marchi – 0

19 Hugo Sola/ Saul Leite Jr. – 0

20 Leonardo Rampazzo/ Fernando Jr. – 0

 

PRÓ 400 LIVRE

1 João Varaschin – 16 pontos

2 Fernando Wortmann – 13

3 Nívio Trevisol – 13

4 Roberto Gomes – 12

5 Fernando Jr. – 11

6 Francesco Ventre – 11

7 André Gonçalves – 9

8 Deivid Lopes – 8

9 Ivan Oliveira – 6

10 Moacir Gomes – 2

11 Jorgeomar Brasil – 0

12 Rogério Werlang – 0

 

CADETE

1 Bruna Tomaselli – 20 pontos

2 Gabriel Romanello – 16

3 Fernando Bueno – 16

4 Victor Matzenbacker – 11

 

GRADUADOS A

1 Guilherme de Conto (PR) – 20 pontos

2 João Paulo Gelain (PR) – 16

3 João Horto (PR) – 15

4 Leonardo Cordeiro (SP) – 11

5 Bruno Andrade (SP) – 8

6 Rodrigo Miguel (RS) – 6

 

GRADUADOS B
1 Luis Felipe Derani (SP) – 17

2 Lucas Foresti (DF) – 17

3 Matheus Protti (SP) – 16

4 Tiago Ávila (PR) – 15

5 João Jardim (SP) – 10

6 Paulo Grassi (SP) – 8

7 Gabriel Navarrete (GO) – 6

8 Igor Veras (GO) – 5

9 Vinícius Escarlate (SP) – 2

 

SÊNIOR
1 Fernando Leme (SP) – 22 pontos

2 Samuel Mittag (RS) – 18

3 Paulo França (SP) – 13

4 Anderson Faita (DF) – 12

5 Vicente Borges (SP) – 12

6 Fernando Jr. (RS) – 12

7 Leonardo Rampazzo (RS) – 9

8 Gilberto Silva (SC) – 8

 

SPEED KART A

1 Renan Busse – 18 pontos

2 Thiago Jouglard – 17

3 Felipe Donato – 15

4 Rodrigo Schneider – 14

5 Alessandro Clezar – 13

6 Gustavo Torres – 13

7 Analino Sirtuli – 10

8 Bruno Soriano – 5

9 Lucas Figueiredo – 3

10 Rafael Zapelini – 0

 

SPEED KART B
1 Neco Magarinos – 20 pontos

2 Dagnor Schneirder – 19

3 Gabriel Goldoni – 17

  • 23/06/2008 13:44 Mathias

    A cadete destoou das outra por causa só da utilizaçao pra corida de Motor proprio (cba), desequilibrando a categoria, pois quem tinha os melhor Deslancharam! O Velopark tem os motorzinho e deveria usar mesmo criterio da PRO-400 Ligth e fazer Motor alugado pra que de mais piloto na etepa seguinte...que nem se referiu acima o Sr.Bonila em relacao ao sucesso da 400...