No próximo sábado (13) os pilotos gaúchos iniciarão duas competições ao mesmo tempo, a Velopark Cup e a Copa Gaúcha.
A Velopark Cup já é tradicional e, comparada com 2009, quando basicamente apenas a Copa Parilla teve provas, inicia a temporada revitalizada com a entrada da Copa Fireball e da Matsuyama, e o retorno da 125cc e Speed Kart.
A Copa Gaúcha é uma nova proposta da Federação Gaúcha de Automobilismo, que tem Neco Fornari no comando do Departamento de Kart, e sua primeira etapa será disputada junto com a abertura da Velopark Cup. Depois, a Copa Gaúcha ainda terá outras três etapas, em Paverama, Passo Fundo e Farroupilha.
E o fato de a Copa Gaúcha estar sendo realizada junto com a abertura da Velopark Cup faz com que mais duas categorias sejam disputadas neste sábado: a Mirim/ Cadete e a Júnior Menor/ Júnior.
Por estas razões, cerca de 60 pilotos estão sendo aguardados no Velopark a partir de amanhã, quando o dia será dedicado a treinos livres. No sábado a programação começa às 10 horas da manhã, já que se estenderá até a noite.
Copa Parilla – Para a primeira etapa a MG ofertou dois jogos de pneus, que serão sorteados entre os inscritos antes da tomada de tempos. O sistema permanece o mesmo, ou seja, os pilotos são donos dos motores, que são sorteados entre os inscritos a cada etapa. O que mudou são os pneus, agora MG vermelhos, e a divisão da categoria em dois grupos, Graduados e Sênior, pelo critério de idade.
Matsuyama – Com motores fornecidos pela Pablo Racing, a categoria é uma “Pró 400 Light” e sorteará diversos brindes entre os pilotos inscritos em TODAS as etapas da Velopark Cup ou da Copa Gaúcha. Dentre os brindes, motor, pneus, carenagens, pára-choque e embreagem.
A categoria fornecerá o motor completo, com mesa, bomba, curva de escape, escape completo (sem molas), virabrequim cortado, embreagem 13 dentes e cabo de acelerador.
É o preparador Pablo, fornecedor dos motores, quem fala: “O piloto precisará levar apenas – em termos de motor – três molas curtas, duas molas compridas, quebra-galho do acelerador e garras do motor com parafuso 10 mm”, explica.
Copa Fireball – Novidade no kartismo gaúcho em 2009, a Fireball – idealizada por Neco Fornari – saiu de Tarumã e migrou para o Velopark e deverá ter em sua primeira etapa algo em torno de 15 a 20 pilotos.
Pró 400 – A categoria, um tanto “desanimada” nos últimos anos, quer tomar novo fôlego e passa a competir com motores próprios utilizando um regulamento muito parecido com a Sport 400 da Granja Viana. Embalados pela mudança, três pilotos de Pelotas já confirmaram presença neste sábado no Velopark, trazidos pelo preparador Rogério, da Moto Show.
Speed Kart – Não sofreu mudanças e utilizará o mesmo regulamento que vendo usado já há algumas temporadas.
125cc – A exemplo da Fireball, migra para o Velopark. Em Tarumã, no ano passado, era onde a maioria dos pilotos competia e agora, na nova casa, seguirá basicamente o mesmo regulamento.
NOVO ADENDO – Na tarde desta sexta-feira, 12, quando os pilotos estarão treinando intensamente no Velopark, será liberado um novo adendo ao regulamento desportivo e técnico. O adendo trata basicamente de um novo peso para a Matsuyama, definição de coroa e pinhão para a Fireball e 125cc e uma nova denominação para as divisões da Fireball, que passam de “A” e “B” para Sprinter e Master.
E, por fim, o adendo insere dentro da Velopark Cup a categoria Júnior Menor / Júnior, que até então fazia parte apenas da Copa Gaúcha.