Disputas acirradas – principalmente nas finais –, traçado invertido, premiação e exibição da Fórmula 1.6, homenagem, boa organização e, como alguém disse no final de tudo, “quem não veio ficará com gostinho de quero mais”. Assim pode ser resumida a primeira edição do Super Kart Gaúcho, disputada no último final de semana no Kartódromo de Tarumã, em Viamão (RS).
Quase 50 pilotos e 47 karts participaram da competição, que apresentava um formato diferente para o kartismo do Rio Grande do Sul, um formato em que, além de definir tudo em um único final de semana, o campeão seria aquele piloto que vencesse a última corrida, a Final. Tudo começou pelos treinos oficiais – três para cada categoria –, passou pela tomada de tempos e pela disputa da primeira bateria, no sábado. O domingo deu continuidade ao SKG1 com a disputa da segunda prova, que somada à primeira, definiu os grids de largada para a decisão.
A primeira categoria a conhecer seu campeão foi a Cadete. Augusto Rotta, que largava em terceiro, foi o campeão, não sem antes dar um susto na equipe ao ser penalizado com o acréscimo de três segundos por queima de largada. Rotta partiu para cima dos adversários e assumiu a ponta, abrindo a confortável vantagem de mais de cinco segundos, o que lhe garantiu o título mesmo com a pena aplicada pelos Comissários Desportivos.
A Fireball, com 16 karts e dividida em Sprinter e Master, teve uma decisão empolgante, com três pilotos brigando pelo título. Nicola Guerrieri, Rogério Fritsch e Alessandro Clezar monopolizaram as atenções e o campeão acabou definido, inicialmente, nas últimas voltas. Guerrieri, que liderava, acabou perdendo o bico e saindo da pista em um “enrosco”, deixando a briga para Fritsch e Clezar. Quem levou a melhor foi Clezar, que mais tarde seria desclassificado por irregularidade técnica. Assim o campeão da Sprinter foi o casal Rogério Fristch e Daiane Petry, que dividiram a condução do kart 818 por todo o final de semana.
Na divisão Master da Fireball o título ficou com Zeno Fornari, que partiu da 8ª posição no grid geral para terminar em segundo na final. O vice-campeão foi Guto Germano, o 5º na classificação geral.
Cinco pilotos dividiram o já aprovado traçado invertido de Tarumã na 125cc Ar e quem ficou com o título de campeão do 1º Super Kart Gaúcho foram Dirk de Werk na divisão Master e Fábio Ramos na Sprinter. Dirk foi dominador no final de semana e venceu, na geral, as três provas da categoria.
Depois dos 125cc refrigerados à ar foi a vez dos 125cc Água entrarem na pista para sua decisão. Um dos favoritos ao título, Rodrigo Gonzalez abandonou a disputa logo na primeira curva quando rodou ao tentar assumir a ponta. Com isso a briga ficou entre Leonardo Teixeira e Lucas Girotto, disputa que perdurou até o final e sempre com os karts extremamente próximos. Teixeira, por apenas 180 milésimos, levou o título na divisão Graduados e comemorou bastante.
Fernando Wortmann, que abandonara a primeira classificatória, no sábado, foi o campeão da divisão Sênior ao terminar a final na terceira posição geral, seguido por Eduardo Brigoni. Analino Sirtuli, que dominara as duas classificatórias e largou na pole na Final, foi apenas o 5º depois de alguns problemas.
Encerrando a 1ª edição do Super Kart Gaúcho a Pró 400, com nove pilotos, foi à pista e conheceu três campeões. Arthur Metzdorf, que dominou todo o final de semana, venceu a Final e garantiu o título na Graduados. Jairo Kobe dominou na Master e também foi campeão, enquanto que Juvenil Dias Neto, que largou em 6º na geral, terminou a prova em 2º e comemorou o título da divisão Estreantes.
“Foi um belo evento, sem pompa, mas onde tudo correu bem, sem acidentes e com uma organização praticamente impecável”, avaliou Jhonny Bonilla, um dos organizadores. “Caso sejam necessárias mudanças, as faremos com prazer e peço aos participantes que enviem suas sugestões para que melhoremos o evento. O Super Kart Gaúcho 2 será ainda melhor. Quero agradecer a presença e a confiança dos pilotos, preparadores, mecânicos e equipes que estiveram em Tarumã”, completou.
HOMENAGEM – Carlos Ademir Moreira, que todos conhecem como o locutor “Perna” foi homenageado por seus 25 anos de serviço ao automobilismo e kartismo gaúcho, sempre animando e narrando os acontecimentos com uma maneira toda particular.
“Perna” recebeu um belo troféu, alusivo à sua profissão, e belas palavras proferidas pelos organizadores e por Lili Diehl, administradora do Kartódromo de Tarumã.
FÓRMULA 1.6 – Os nove primeiros campeões do Super Kart Gaúcho garantiram um teste com os carros da Fórmula 1.6 Gaúcha, atualmente o único campeonato de monopostos do automobilismo brasileiro. O campeão da Cadete, por razões óbvias, não recebeu o prêmio.
Dois carros da categoria foram expostos no kartódromo e, antes do cerimonial, deram algumas voltas pela pista. O prêmio a cada um dos campeões será um teste no segundo semestre, em data a ser definida brevemente, quando as equipes e pilotos da categoria disponibilizarão seus carros para que cada piloto possa dar 10 voltas pelo autódromo. Além dos campeões, Guto Germano, um dos vices, foi sorteado e também testará.
“Essa parceria do SKG com a Fórmula 1.6 foi muito bem-vinda. Os pilotos queriam o teste e quem conseguiu ficou muito satisfeito. E ansioso, pois quer guiar o carro o mais rápido possível”, disse Bonilla. “É uma iniciativa onde todos os pilotos, o kartismo gaúcho e a Fórmula 1.6 só têm a ganhar e, por isso, vamos repeti-la nas próximas edições do SKG”, finaliza.
Confira os resultados:
CADETE
Campeão – Augusto Rotta
Vice – Gustavo Flores
3º Henrique Cruz
4º Lucca Camargo
FIREBALL SPRINTER
Campeão – Rogério Fritsch / Daiane Petry
Vice – Daniel Claudino
3º Rodrigo Medina
4º Cleiton Zimmermann
5º Nicola Guerrieri
6º Rafael Odorissi
7º Alessandro Clezar
FIREBALL MASTER
Campeão – Zeno Fornari
Vice – Guto Germano
3º Paulo Cesar Euzébio
4º Francisco Souza
5º Nicolas e Conrado Freitag
6º Emilio Otto
7º Humberto Bandeira / Alexandre Rheinlander
8º Ricardo Audino
9º Arnaldo Almeida Júnior
125cc AR MASTER
Campeão – Dirk de Werk
Vice – Bruno Razia
3º Paulo Blankenheim
125cc AR SPRINTER
1 Fábio Ramos
2 Ricardo Castelacci
125cc ÁGUA GRADUADOS
Campeão – Leonardo Teixeira
Vice – Lucas Girotto
3º Wagner Jacovenko
4º Franco Pasquale
DC Rodrigo Gonzalez
125cc ÁGUA SÊNIOR
Campeão – Fernando Wortmann
Vice – Eduardo Brigoni
3º Dudu de Moraes
4º Giovani Dalmina
5º Analino Sirtuli
6º Daniel Mueller
PRÓ 400 GRADUADOS
Campeão – Arthur Metzdorf
Vice – Luciano Tavares
PRÓ 400 MASTER
Campeão – Jairo Kobe
Vice – Davi de Oliveira
3º Victor Gomes
PRÓ 400 ESTREANTES
Campeão – Juvenil Dias Neto
Vice – Henrique Frolich
3º Ricardo Paulino
4º Vinícius Pinheiro