Terceira colocada no Campeonato Regional da Serra na Speed Kart, a piloto Camila Valduga é um dos destaques na categoria e na competição. Catarinense de São Miguel do Oeste, desde os 13 anos seu sonho é disputar uma corrida na Stock Car.
Sua carreira começou exatamente com esta idade, 13 anos. Hoje ela tem 22. Sua primeira experiência não foi muito encorajadora para a adolescente, que nunca tinha andado em um kart. “Eu comecei a andar e não sabia mexer, não sabia lidar com o kart, pois não me foi explicado como conduzi-lo. Simplesmente me colocaram no kart e me empurraram para a pista. Dei uma volta e parei, não consegui prosseguir”, lembra.
Mas Camila não imaginava que esse esporte faria com que ela fosse disputar competições fora da sua cidade e do estado. Vanderlei Valduga, seu pai, sempre gostou do esporte e Camila normalmente o acompanhava nos treinos no Parque da Faismo, em São Miguel do Oeste. Dois meses após a primeira experiência, a adolescente voltou a andar com seu kart, pois descobriu que um amigo de seu pai tinha um com menos potência e mais leve. Aí nasceu o seu amor pelo esporte. “Todo fim de semana eu ia à pista e andava com aquele kart que o amigo do meu pai havia emprestado”, conta.
Com o tempo, Camila foi tomando gosto pelo esporte e o pai, Vanderlei, vendo o progresso da filha na pista, resolveu comprar um kart para ela. Após os treinos, Camila iniciou sua participação em competições e a primeira de sua carreira foi em sua cidade natal, em outubro de 2003. Nessa corrida ela terminou em 6º na categoria Infantil. A segunda corrida foi em Mondaí e aí por diante Camila conseguiu fazer muitos progressos nas pistas de kart e vencer provas.
Após ganhar experiência no esporte, Camila começou a competir em razão da potência do motor e do peso do seu kart. Na mesma época, ela começou a participar de provas com homens mais experientes no esporte. Quando perguntada com relação ao tratamento que seus companheiros de esporte dão a ela, a moça é tranquila em dizer que no kart há poucas mulheres, mas não há preconceito.
Atualmente, a kartista representa as cidades de São Miguel do Oeste e Farroupilha (RS), município onde reside com o noivo, Adriano Mariussi. O casal se conheceu nas pistas da cidade gaúcha. Camila conta que Adriano foi contratado pela sua equipe, Bepi Kart, para cuidar do seu kart, nascendo aí a amizade, que depois se tornou namoro. Com o namoro, a equipe de São Miguel do Oeste também ganhou um novo kartista.
Desde o início do ano Camila está se dedicando para conquistar uma boa colocação no Campeonato Regional da Serra, que tem cinco etapas, sendo que a migueloestina já disputou três. A kartista destaca que este é o maior campeonato em nível regional do Rio Grande do Sul.
Este é o segundo ano que a jovem disputa o Regional da Serra. “No ano passado, passei por problemas mecânicos no kart, o que foi ruim para o meu desempenho nas pistas, mas ainda consegui ficar com o 6º lugar na classificação final”, diz a migueloestina.
O apoio do pai Vanderlei sempre foi importante para que Camila continuasse no esporte. “Sempre tive o incentivo do meu pai, ele me ensinou muitas coisas sobre o esporte e sempre me acompanha nas provas”, relata a filha.
Em São Miguel do Oeste, somente ela e outra menina se aventuram pelas pistas de kart, mas Camila é pioneira em competições estaduais. Porém, sua vontade é maior. Ela quer um dia ter a oportunidade de participar de um Campeonato Brasileiro e tem o sonho de disputar a Stock Car.