No último domingo (13) o Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), recebeu as emoções da oitava e decisiva etapa do campeonato gaúcho de velocidade no asfalto. Mesmo com tempo nublado e fortes ventos, as arquibancadas estiveram com um ótimo público que pode conferir a decisão das categorias do regional.
Na categoria Fórmula 1.6 Light, o líder absoluto desde a segunda etapa Dudu de Moraes (Proesporte / Solidus Corretora / Ralf Beer / Porto Chopp) garantiu um segundo lugar na etapa e sagrou-se campeão gaúcho da temporada. Detentor de diversos títulos no kartismo, com destaque ao Brasileiro de Sênior B em 2010, ele soma agora seu primeiro título nos autódromos.
“Estou muito contente com esta conquista, era nosso objetivo e foi alcançado. A categoria se apresentou muito competitiva e com média de grid excelente em todas as etapas, assim como foi invadida por kartistas que buscam uma categoria escola para seguir no automobilismo. Isto valoriza bastante esta nova conquista”, avalia Dudu.
O retrospecto ao longo do campeonato e a regularidade do piloto foram fatores decisivos para a conquista. “Começamos o campeonato muito bem, obtivemos pole position, vitória, mas nas últimas etapas tivemos uma queda significativa de rendimento e diversas adversidades. Trabalhamos forte para solucionar os problemas e felizmente conseguimos”, finaliza o campeão.
A conquista do piloto gaúcho registra mais um título na categoria fórmula para sua tradicional família de pilotos, onde seu tio Clóvis de Moraes, tricampeão Brasileiro e tetracampeão Gaúcho de Fórmula Ford na década de 70, se destaca por sua vitoriosa carreira. E também seu irmão Fábio que, saindo do kart, conquistou o campeonato regional de Fórmula Ford em 1995, com equipe própria comandada pelo experiente e pai dos pilotos, Téco de Moraes.
Finalizada a temporada 2011 o piloto faz planos para continuar na Fórmula 1.6 em 2012. Ótimas novidades estão em negociação pela categoria em termos de pacote técnico e mídia, que este ano teve ótimo retorno através da transmissão de matérias das provas pelo canal Speed Channel, o que garantirá a repetição do sucesso alcançado neste ano.