Campeão brasileiro e bicampeão sul-americano, sempre em categorias Sênior, o gaúcho Fernando Pastro "arriscou-se" na Graduados durante as disputas da 5ª e última etapa do Regional da Serra em Farroupilha (RS). E saiu-se muito bem.
Depois de observar a categoria na etapa anterior, desde a tomada de tempos, quando gostou bastante da Graduados e de seu alto nível de competitividade no Regional da Serra, Pastro aceitou o convite de um amigo-piloto, também da Sênior, e decidiu-se por disputar a última rodada. "Nunca pensei em andar na Graduados, ainda mais na etapa em que se decidia o título, mas vimos que eu tinha condições de andar na categoria", conta Pastro. "Seria um bom teste para eu desenvolver meus carburadores RC14 e os motores do Mano, já que depois do Brasileiro não andei mais com eles", completou.
Depois de quatro ou cinco treinos para encontrar o melhor acerto do chassi Birel Bravar - "o pneu era amarelo, diferente do vermelho que usamos na Sênior, e o peso era de 158 quilos" -, Pastro sabia que tinha um bom kart na mão, mas que seria difícil acompanhar a "molecada".
Na tomada de tempos, quando esperava no máximo largar entre os quatro primeiros, Pastro marcou a pole, para sua surpresa. Depois, uma vitória de ponta a ponta na primeira bateria deixou o piloto ainda mais satisfeito. Na segunda, com problemas de freio já na largada, Pastro optou por deixar a fila passar para não atrapalhar os protagonistas na luta pelo título.
"Tentei voltar às disputas depois, mas o freio não funcionava 100%. O resultado geral foi 3º e quero parabenizar o Pedro Goulart pela vitória e o Christian Castro pelo título", diz Pastro. "Quero agradecer à Iame, em especial ao Marcello Ventre, à Birel e ao Onassis, e ao Titi, meu preparador e chefe de equipe, pelo empenho e pela eficiência nas duas categorias", completa o piloto, que competiu também na categoria Tag.
Por fim, Pastro faz mais agradecimentos. "Agradeço ao Mano, pela preparação do motor e do carburador RC14 e pela atenção nos detalhes que foram fundamentais na Graduados. E ao mecânico Dani, que me ajuda muito nos treinos no meio da semana", finaliza.