publicidade
09/04/2015 15:52

Categoria Fireball passa por adequação e apresenta novidades para 2015

Fonte: Divulgação


Foto: Idalicio Umpierre | I R Criações

Fireball em ação no Regional da Serra


A categoria Fireball, sempre de grande destaque no kartismo do Rio Grande do Sul, está passando por um processo de adequação na atual temporada2015. Mas continua com a missão original de ser uma categoria direcionada a pilotos que praticam o kart como hobby e de baixo custo. A pretensão da nova liderança da categoria é que o regulamento seja unificado em todos os locais onde a Fireball corre, com o intuito de facilitar a participação dos pilotos nas diversas provas que ocorrem no Estado, fortalecendo e agregando a categoria como um todo.

Em 2015 a categoria chegou com algumas novidades. Na primeira delas a Fireball foi unificada em 175 quilos e coroa de 75 dentes, e a cada 6 quilos acima do peso mínimo, o piloto pode usar um dente a mais na coroa. Em outra, pilotos a partir de 40 anos de idade podem optar por pontuar pela Super Senior Fireball. Por fim, o pole position agora ganha 1 ponto, o grid da 2ª bateria é invertido até a sexta posição em relação a chegada da 1ª bateria e o critério de desempate passa a ser o resultado da 1ª bateria.

Foi restrito ao original o uso do pinhão com a divulgação das medidas mínimas e máximas, bem como os demais componentes devem ser originais PRD, inclusive embreagem e radiador. Também foi permitido calçar os rolamentos do virabrequim, a fim de resolver a folga entre a carcaça e o rolamento, e também foi liberado o uso de pistão Parilla MY10 em virtude dos anéis Parilla e PRD serem idênticos, de difícil diferenciação e o Parilla possuir um desempenho superior, sendo o custo similar.

Apoiando as medidas de nivelamento dos equipamentos, a vistoria técnica será mais rigorosa para coibir desvios do regulamento, e no intuito de reduzir custos, optou por ser monomarca também no item pneus. Especificamente para o Regional da Serra, será permitido o uso de pneus lacrados a partir do warm up e o lastro para quem entrar na 2ª ou 4ª etapa será de 8 quilos.

Para fechar, os preparadores foram unânimes em dizer que a proporção de 25:1 na mistura gasolina/óleo não prejudica o motor, isso em relação a mistura adotada no Velopark. A Fireball agora possui um grupo no WhatsApp, onde discute seus assuntos. Interessados podem contatar com Daniel Prado, pelo fone (51) 9214-2931.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!