A Fórmula 1.6, campeonato de monopostos que vem atraindo ao Rio Grande do Sul kartistas de vários pontos do Brasil em busca de seu primeiro contato com um carro de corrida, está dando continuidade a seu planejamento de longo prazo. E um dos passos foi a criação – nesta segunda-feira, 12 – de sua própria associação, que inclui pilotos e preparadores.
A intenção da categoria é buscar o profissionalismo de seus integrantes, sejam eles pilotos ou preparadores, pois, sendo hoje uma das únicas categorias de monopostos do Brasil e aquela que tem o maior grid, desperta o interesse de muitos pilotos e equipes de fora do Estado.
Este interesse muitas vezes não se transforma em participação efetiva, pois as equipes organizadas de outros estados necessitavam de uma entidade de direito para confirmar presença. Por isto, a formalização da categoria era uma necessidade urgente.
Esta situação, portanto, está desde ontem resolvida, com a criação da Associação dos Pilotos Amadores e Preparadores de Fórmula do Rio Grande do Sul, entidade que surge da mudança dos estatutos da Associação Bentogonçalvense de Kart, fundada em 17 de julho de 1986.
Assim a nova associação nasce com uma bagagem de 25 anos de existência em prol do kartismo e automobilismo. A primeira diretoria da nova associação, eleita para o ano de 2012 – os mandatos terão validade de um ano – ficou assim constituída:
Presidente – Ismael Toresan
Vice Presidente – Antonio Grasselli
Secretário – Rodrigo Bordin
Tesoureiro – Marcelo Valenti Giacomello
Comissão Técnica – Noel Teixeira, Irineu Camargo e Rafael Cardoso
Na oportunidade também foram escolhidos os novos membros do Conselho Deliberativo e Fiscal. E agora, com a forma jurídica devidamente constituída de fato e de direito, a Fórmula 1.6 Gaúcha vai em busca dos desafios de crescimento com qualidade.