Decepcionante. Assim foi a terceira e última etapa do Campeonato Gaúcho, disputada neste final de semana em Passo Fundo. Não que não tenhamos tido boas disputas dentro da pista, mas 29 pilotos não é um número digno do certame mais importante do kartismo do Rio Grande do Sul.
Sim, em um campeonato dividido em três etapas – como era o caso do Gaúcho – ou em quatro, ou em cinco é difícil esperar que os pilotos sem chance de título compareçam, mas em quase todas as categorias o que se viu na pista foram dois ou três concorrentes. A Graduados e Cadete tiveram quatro, a Fireball Master três e quem se “salvou” foi a Fireball Sprinter, que alinhou oito pilotos. A Fireball, mais uma vez, “salvou” também o evento, pois alinhou 12 dos 29 karts na pista.
Grande parte dos pilotos que não foram à Passo Fundo – e que estavam na disputa do Gaúcho – não deve ser isentada, pois 44 pontos estavam em jogo na última rodada e isso deixava todas as categorias em aberto. Também não devem ser isentados os pilotos “locais” que não participaram da etapa. A Fireball, por exemplo, tem mais de 30 karts em Passo Fundo e, da cidade, apenas seis participaram, fazendo 50% do grid, fato que deve ser ressaltado, sim. No todo, apenas oito pilotos “locais” se fizeram presentes e devem ser parabenizados por abrilhantar a disputa, assim como os que vieram de outras cidades.
Bem, constatações à parte, fica a sugestão - e não uma crítica - para a Federação Gaúcha de Automobilismo rever o formato da competição e, como proposta, a ideia de fazer o Gaúcho 2013 em apenas uma etapa, seguindo a caminho do Paranaense e Catarinense. Duas baterias somadas, três ou quatro baterias valendo a última ou somando todas, não importa, mas acreditamos que esta seja uma fórmula mais atraente aos pilotos. Premiações interessantes – como no Catarinense, quando a Federação sorteou o equivalente a 10% dos inscritos e deu a eles a Cédula Desportiva do próximo ano, ou dar de presente por sorteio um “kit de prova” para o Brasileiro – certamente poderiam fazer parte do “pacote”.
O Gaúcho, apenas por sua fama e glamour, já não é mais tão atrativo e cabe aos dirigentes – federação e clubes – pensar em uma nova forma de levar pilotos à pista. Bem pensado e bem organizado, é possível que o campeonato leve à pista algo em torno de 100 pilotos em 2013. Em 2011, com duas etapas, 79 pilotos disputaram o Gaúcho.
E, na pista, quando o grid permitiu, vimos boas disputas em busca do título. A Cadete teve dois bons duelos entre Henrique Vieira e Arthur Vargas, assim como na Fireball, que teve suas duas categorias largando juntas. Tensa, a segunda bateria da Fireball foi vencida por Cleiton Zimmermann, que comemorou o título e superou a dupla Daiane Petry / Rogério Fritsch. Mais duelos dignos de serem citados, infelizmente, foram poucos, não por culpa dos pilotos, e sim pelo grid minguado em cada categoria.
A pontuação final do campeonato será divulgada pela FGA esta semana, mas ainda assim se pode apontar – extraoficialmente – os campeões gaúchos de 2012. Henrique Vieira garantiu o título na Cadete, enquanto que Franco Pasquale venceu na Novatos. Pedro Goulart (Júnior), Dirceu Thomé (Sênior B), Cleiton Zimmermann (Fireball Sprinter), Paulo Cesar Euzébio (Fireball Master), Arthur Metzdorf (Pró 400 Light), Victor Matzenbacker (Graduados) e Leandro de Fraga (Sênior A) são os outros campeões.
A ressaltar e parabenizar, a presença de Paulo Trevisan – dono do Museu do Automobilismo Brasileiro e incentivador do kartismo local – que trouxe quatro karts antigos, o mais novo deles da década de 60. A exposição foi em homenagem aos 40 anos de kartismo em Passo Fundo, mas até mesmo nesta iniciativa a resposta foi decepcionante. Criada para homenagear a data, a categoria Força Livre não teve nenhum inscrito, decepção que deve ser creditada aos pilotos locais.
Confira o resultado da etapa:
JÚNIOR
1 Henrique Fortunato – 23 pontos
2 Pedro Goulart – 18
NOVATOS
1 Paulo Braga – 21 pontos
2 Franco Pasquale – 20
SÊNIOR B
1 Ricardo Oliveira – 12 pontos
2 Dirceu Thomé – 11
CADETE
1 Henrique Vieira – 22 pontos
2 Arthur Vargas – 19
3 Breno Rubin – 16
4 Leonardo do Carmo – 14
PRÓ 400 LIGHT
1 Arthur Metzdorf – 23 pontos
2 Paulo Braga – 18
3 Francisco Rizzotto – 16
GRADUADOS
1 Victor Matzenbacker – 23 pontos
2 Lucas Girotto – 18
3 Leandro Fraga – 15
4 Saulo Ramos Filho – 8
FIREBALL MASTER
1 Paulo Cesar Euzébio – 21 pontos
2 André Dal Castel – 20
3 Henry Boening – 16
4 Zeno Fornari – 7
FIREBALL SPRINTER
1 Cleiton Zimmermann – 20 pontos
2 Daiane Petry / Rogério Fritsch – 20
3 Jacsandro Farias – 17
4 Daniel Claudino – 12
5 Luiz Carlos Durigon – 11
6 Lukas Fortunato – 10
7 Diego Burlamaque – 7
8 Paulo Cesar Téo – 3