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12/11/2012 11:45

Decepcionante, final do Gaúcho teve apenas 29 pilotos. Confira os campeões

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

Os karts antigos, levados por Trevisan (de camisa listrada)


Decepcionante. Assim foi a terceira e última etapa do Campeonato Gaúcho, disputada neste final de semana em Passo Fundo. Não que não tenhamos tido boas disputas dentro da pista, mas 29 pilotos não é um número digno do certame mais importante do kartismo do Rio Grande do Sul.

Sim, em um campeonato dividido em três etapas – como era o caso do Gaúcho – ou em quatro, ou em cinco é difícil esperar que os pilotos sem chance de título compareçam, mas em quase todas as categorias o que se viu na pista foram dois ou três concorrentes. A Graduados e Cadete tiveram quatro, a Fireball Master três e quem se “salvou” foi a Fireball Sprinter, que alinhou oito pilotos. A Fireball, mais uma vez, “salvou” também o evento, pois alinhou 12 dos 29 karts na pista.

Grande parte dos pilotos que não foram à Passo Fundo – e que estavam na disputa do Gaúcho – não deve ser isentada, pois 44 pontos estavam em jogo na última rodada e isso deixava todas as categorias em aberto. Também não devem ser isentados os pilotos “locais” que não participaram da etapa. A Fireball, por exemplo, tem mais de 30 karts em Passo Fundo e, da cidade, apenas seis participaram, fazendo 50% do grid, fato que deve ser ressaltado, sim. No todo, apenas oito pilotos “locais” se fizeram presentes e devem ser parabenizados por abrilhantar a disputa, assim como os que vieram de outras cidades.

Bem, constatações à parte, fica a sugestão - e não uma crítica - para a Federação Gaúcha de Automobilismo rever o formato da competição e, como proposta, a ideia de fazer o Gaúcho 2013 em apenas uma etapa, seguindo a caminho do Paranaense e Catarinense. Duas baterias somadas, três ou quatro baterias valendo a última ou somando todas, não importa, mas acreditamos que esta seja uma fórmula mais atraente aos pilotos. Premiações interessantes – como no Catarinense, quando a Federação sorteou o equivalente a 10% dos inscritos e deu a eles a Cédula Desportiva do próximo ano, ou dar de presente por sorteio um “kit de prova” para o Brasileiro – certamente poderiam fazer parte do “pacote”.

O Gaúcho, apenas por sua fama e glamour, já não é mais tão atrativo e cabe aos dirigentes – federação e clubes – pensar em uma nova forma de levar pilotos à pista. Bem pensado e bem organizado, é possível que o campeonato leve à pista algo em torno de 100 pilotos em 2013. Em 2011, com duas etapas, 79 pilotos disputaram o Gaúcho.

E, na pista, quando o grid permitiu, vimos boas disputas em busca do título. A Cadete teve dois bons duelos entre Henrique Vieira e Arthur Vargas, assim como na Fireball, que teve suas duas categorias largando juntas. Tensa, a segunda bateria da Fireball foi vencida por Cleiton Zimmermann, que comemorou o título e superou a dupla Daiane Petry / Rogério Fritsch. Mais duelos dignos de serem citados, infelizmente, foram poucos, não por culpa dos pilotos, e sim pelo grid minguado em cada categoria.

A pontuação final do campeonato será divulgada pela FGA esta semana, mas ainda assim se pode apontar – extraoficialmente – os campeões gaúchos de 2012. Henrique Vieira garantiu o título na Cadete, enquanto que Franco Pasquale venceu na Novatos. Pedro Goulart (Júnior), Dirceu Thomé (Sênior B), Cleiton Zimmermann (Fireball Sprinter), Paulo Cesar Euzébio (Fireball Master), Arthur Metzdorf (Pró 400 Light), Victor Matzenbacker (Graduados) e Leandro de Fraga (Sênior A) são os outros campeões.

A ressaltar e parabenizar, a presença de Paulo Trevisan – dono do Museu do Automobilismo Brasileiro e incentivador do kartismo local – que trouxe quatro karts antigos, o mais novo deles da década de 60. A exposição foi em homenagem aos 40 anos de kartismo em Passo Fundo, mas até mesmo nesta iniciativa a resposta foi decepcionante. Criada para homenagear a data, a categoria Força Livre não teve nenhum inscrito, decepção que deve ser creditada aos pilotos locais.

Confira o resultado da etapa:
JÚNIOR
1 Henrique Fortunato – 23 pontos
2 Pedro Goulart – 18

NOVATOS
1 Paulo Braga – 21 pontos
2 Franco Pasquale – 20

SÊNIOR B
1 Ricardo Oliveira – 12 pontos
2 Dirceu Thomé – 11

CADETE
1 Henrique Vieira – 22 pontos
2 Arthur Vargas – 19
3 Breno Rubin – 16
4 Leonardo do Carmo – 14

PRÓ 400 LIGHT
1 Arthur Metzdorf – 23 pontos
2 Paulo Braga – 18
3 Francisco Rizzotto – 16

GRADUADOS
1 Victor Matzenbacker – 23 pontos
2 Lucas Girotto – 18
3 Leandro Fraga – 15
4 Saulo Ramos Filho – 8

FIREBALL MASTER
1 Paulo Cesar Euzébio – 21 pontos
2 André Dal Castel – 20
3 Henry Boening – 16
4 Zeno Fornari – 7

FIREBALL SPRINTER
1 Cleiton Zimmermann – 20 pontos
2 Daiane Petry / Rogério Fritsch – 20
3 Jacsandro Farias – 17
4 Daniel Claudino – 12
5 Luiz Carlos Durigon – 11
6 Lukas Fortunato – 10
7 Diego Burlamaque – 7
8 Paulo Cesar Téo – 3

  • 12/11/2012 11:58 Henrique Fröhlich #77

    Creio que dessa vez não foi só culpa da F4, foi? Mas acho que todo essa situação deve ser repensada pela Federação, o gaucho colocou menos gente que o VKC, vejo a necessidade da FGA sentar e conversar com os pilotos que são os responsáveis pelo evento, só assim poderemos ter um 2013 com grid.

  • 12/11/2012 12:57 Rafael

    Parabenizo a todos os campeões !!!
    E com certeza, fazendo uma única etapa, ou no máximo duas, teremos grid bem maior, e a certeza de um ótimo espetáculo !! Abraços!!!

  • 12/11/2012 14:12 Mauricio

    Parabéns aos vencedores, o pouco grid nada ofusca o nível dos competidores envolvidos, mais uma vez concordo com o Erno, uma etapa bem fundamentada e competitiva . Como piloto da five speed não posso deixar de expressar meu desapontamento com a fga com a extinção da categoria, foi o maior grid do catarinense, maior grid indivídual da última etapa do regional da serra de kart, e vários pilotos demonstrando interesse em fazer o gaúcho e a federação fechou as portas para nós, seria uma boa hora para rever esse quadro, abraço

  • 12/11/2012 14:30 Fernando Wortmann

    São teimosos!Todo mundo já sabe que esta formula não dá certo,tem que ser em uma etapa e pronto,tá mais do que provado.
    Parabéns aos guerreiros que foram até o fim.

  • 12/11/2012 18:17 Lucas

    Tambem concordo em fazer em uma unica etapa ou no maximo 2, agora que tem que ser visto e pra ontem seria o valor cobrado no GAUCHO !!! que nao tem premiacao alguma !!!basta citar o exemplo do erno, O CATARINENSE, A COPA SUL com um magnifico trofeu , ou ate mesmo o vkc mesmo que seja uma prova de endurace oferece um kart, motores, pneus por um valor igual ao GAUCHO !!!

  • 12/11/2012 19:52 Lukas Fortunato Almeida

    Acho isto inaceitável, não por parte dos pilotos de outras cidades, pois é claro que ninguém viajaria 200 km para apenas participar e não levar nada, tive uma infelicidade nas baterias e por isto deixei escapar o campeonato de minhas mãos já que estava em casa, mas os pilotos locais que não participaram por ?birra? com outros pilotos ou por influencia de uns ou de outros e não participaram deixaram o nome de um dos kartodromos mais velhos e na minha opinião um dos mais complexos traçados da região com o nome difamado pelo estado, que vergonha dizer que o grid da fireball do ano passado quase atingiu todos os pilotos deste ano.
    Mais uma vez deixamos a desejar em passo fundo mas posso afirmar que vale a pena vir prestigiar algum evento que provavelmente ocorrera na pista pois os pilotos tem muito a aprender com esta pista.
    Obrigado a todos os pilotos de Passo Fundo que participaram, sei que o bruno não participu pois estava em SP representando nosso estado,e que o Gláucio não participou por motivos particulares da equipe... mas fico envergonhado com os outros pilotos que tem condições de participar e nem foram ver.
    Eu nome do kartodromo agradeço a presença de todos.

  • 12/11/2012 20:43 Jameskart267

    concordo com o com comentário do mauricio a respeito da categoria five speed. OCatarinense foi um sucesso.

  • 13/11/2012 11:09 Marcelo Decezaris

    Cabe salientar a todos que tinha uma categoria fora do campeonato a força livre que valia o trofeu 40 anos kart na qual podia andar qualquer tipo de motor a Ar, inclusive os Rd...mesmo assim foi noticiado neste mesmo site e Ninguem apareceu para correr no evento !! qual o motivo/problema então que não puderam vir participar do evento ?? MD

  • 13/11/2012 11:17 Hardy Kohl Junior

    O Regulamento foi feito para isto.. para que não se tivessem muitos competidores. Da forma como estava, faltar em uma etapa acarretava na perda total de chances pelo título, falamos isto desde o inicio em nosso site. Ficamos fora da primeira etapa por uma contusão de nosso piloto, participamos da segunda, mas final do ano tem muitas competições e preferimos aquelas onde ainda temos chance, como qualquer um faria. Também fazer em Paverama com problemas de logistica, hoteis, etc... ficava mais complicada ainda.
    Sugiro que façam somente uma etapa, talvez dividam-se em duas fases, com muitos treinos livres, tres baterias para que as disputas e os campeonatos sejam decididos na pista.

  • 13/11/2012 12:31 Cleiton Zimmermann

    Primeiramente gostaria de agradecer a hospitalidade de todos em Passo Fundo. Q]Gostei muito da Pista e do clima da competição, alguns problemas, é claro, sempre acontecem, como podemos acompanhar aqui mesmo no Kart Motor (Sulamericano). O que tenho a dizer é que muito é falado, polêmicas são lançadas a todo momento, reclamações, mas a meu ver os pilotos podem fazer alguma coisa concreta, não ficar se queixando, sim se impor como figuras principais dos eventos. Eu, certamente retornarei as competições em Passo Fundo, assim como vou em Venância Aires. Minha parte para o esporte estou fazendo, e os pilotos das demais categorias, onde estão?

  • 14/11/2012 10:25 Mauricio

    Caro Marcelo, realmento foi feita uma categoria força livre para qualquer tipo de motor inclusive five speed, e acredito que foi feito para agradar pilotos que tem equipamentos sem homologação, mas é o mesmo que fireball correr com tag, tem diferença, e isso acaba criando uma dúvida entre todos, acredito que tenha que ter a categoria five speed, que não precisa ser dividida em a e b e sim uma única para dar grid, eu realmente não fui a Passo Fundo por medo de não dar o nº de pilotos para largar, como já fui ao primeiro SKG e só estava lá eu e o Choca, e optamaos por não largar, mas acho que a categoria esta se organizando para um retorno, só esta faltando uma chance da federação para reativar essa categoria, só esta faltando um empurrão, e os kartistas de todas as categorias tem que se unir mais, pois é um esporte muito individual.

  • 14/11/2012 12:34 Daniel Claudino #82

    Quero deixar registrado os meus parabéns a categoria Fireball, especificamente a Sprinter, pela constância na quantidade de pilotos concorrentes por etapa: nove em Paverama, dez em Tarumã e oito em Passo Fundo!
    Outra constatação interessante: somando os participantes da Fireball Sprinter nas três etapas, 16 pilotos diferentes participaram da disputa ao longo do ano.
    Isso me leva a conclusão óbvia: se o campeonato fosse realizado em uma única etapa, poderíamos facilmente atingir um grid com 16 pilotos ou mais!
    Abraço à todos e até o ano que vem!