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21/01/2010 11:50

Definido o formato da Velopark Cup para 2010. Confira

Fonte: Kart Gaúcho - Erno Drehmer


Foto: Erno Drehmer

A Copa Parilla deverá repetir seus bons grids de 2009


Além da abertura da temporada, que acontecerá no próximo domingo (24) no Balneário Pinhal, o kartismo gaúcho teve suas primeiras movimentações ontem (20), em uma reunião realizada no Kartódromo do Velopark.

Na reunião foi decidido o formato das competições regionais no Velopark para a atual temporada.  A Velopark Cup 2010 será disputada em duas fases, totalmente independentes entre si, ou seja, serão dois campeonatos distintos, com campeões diferentes. O primeiro acontecerá no primeiro semestre e o segundo a partir de agosto, no segundo semestre.

Cada campeonato será disputado no mesmo sistema adotado pelo Sul-Brasileiro. Em resumo, cada um terá três etapas de duas baterias cada, em um total de seis baterias. A pontuação será simples para as três primeiras baterias e dobrada para as três últimas, sendo previsto um descarte para cada grupo de baterias.

“A idéia de fazermos dois campeonatos é no sentido de não termos campeonatos longos”, diz Jhonny Bonilla, do Velopark. “Com campeonatos curtos os pilotos podem se planejar melhor e os títulos ficam mais disputados, chegando-se na última etapa com tudo em aberto”, emenda.

A Velopark Cup terá a participação de cinco categorias: Copa Parilla, Copa Fireball (que assim sai de Tarumã e passará a ter suas corridas no Velopark), Pró 400 (que terá formato totalmente diferente em 2010), Speed Kart e 125cc, estas duas últimas competindo sempre agrupadas.

Todas elas serão divididas em dois grupos, a maioria pelo critério de peso. Apenas a Copa Parilla será dividida por outro critério, o da idade. Porém, a cada etapa será necessário que cada divisão tenha pelo menos três inscritos e caso isso não aconteça, na etapa seguinte a categoria se tornará uma só.

A etapa de abertura será no dia 13 de março, com a disputa da maioria das provas à noite. As demais etapas dependem da confirmação do calendário de diversas competições, como o Sul-Brasileiro e as provas do autódromo do Velopark, a ser inaugurado no final de abril.

Os campeões de cada categoria – nos dois campeonatos – receberão como premiação o curso de pilotagem do Veloce Experience (clique aqui para conhecer mais), que tem seu custo avaliado em R$ 530,00. E a cada etapa os três primeiros em cada categoria receberão troféus.

O regulamento geral e de cada categoria será divulgado brevemente.

Confira um breve resumo das categorias (ou basicamente o que já foi decidido em relação a cada uma):
COPA PARILLA
Manterá o mesmo formato de 2009, ou seja, motores de propriedade de cada piloto, sempre sorteado a cada etapa, com pneus MG selo vermelho.

Em 2010 a categoria será dividida em duas: Graduados e Sênior, sendo que os pilotos com idade de 30 anos (ou que completaram os 30 anos em 2010) deverão competir na Sênior. Será permitido a um Sênior competir na Graduados, mas não a um Graduados competir na Sênior. O peso de cada categoria será definido brevemente.

Os motores este ano serão abastecidos com gasolina e os preparadores terão direito a adquirir um motor para serem alugados a seus pilotos. Porém, os motores continuarão depositados e mantidos pelo Velopark.

COPA FIREBALL
A Copa Fireball em 2010 disputará suas provas no Velopark, saindo assim de Tarumã. Será dividida em duas, pelo critério peso (170kg e 180 kg) e não deverá sofrer mudanças em sua base de 2009.

PRÓ 400
A Pró 400 é a categoria que chega com mudanças radicais, buscando a retomada dos bons tempos, quando alinhava cerca de 30 karts em seus grids. Para isto, a categoria tomou como base o regulamento da Sport 400 na Granja Viana.

Ela poderá ter um critério um pouco diferenciado em sua pontuação (seis baterias com pontuação simples e um descarte), mas a mudança radical diz respeito a sua parte técnica: ao fim de cada corrida, os cinco primeiros colocados ficarão em Parque Fechado e o vencedor e o segundo colocado irão ao dinamômetro com motor completo com coletor e escape, juntamente com seu tanque de combustível e a gasolina usada na prova. Os motores serão “medidos” no dinamômetro e a potência obtida nesta medição não poderá ultrapassar os 22 hp.

A categoria também será dividida em duas, por peso (185 kg e 200 kg) e utilizará pneus novos ou usados de selo vermelho, MG ou Speed.

SPEED KART
Também será dividida em duas pelo critério peso e disputará suas corridas agrupadas com a 125cc. Utilizará pneus novos ou usados, selo vermelho (MG ou Speed) e deverá seguir seu regulamento atual, que vem sendo utilizado pela categoria já há alguns anos.

125cc
Igualmente dividida em duas pelo critério peso, também competirá agrupada e utilizará pneus vermelhos, novos ou usados, da marca MG ou Speed. Seu regulamento será o utilizado em 2009 pela categoria nas provas de Tarumã.

Dentro da 125cc será permitida a participação de pilotos que tenham os novos motores à água, homologados para a temporada 2010.

  • 21/01/2010 12:52 Mauro

    Parabéns pelas decisões, acho que simplificou pra todos...ainda temos muito trabalho pra fazer na PRO 400 , espero que o pessoal entenda o que está sendo proposto , muitas pessoas opinaram nessa mudança , mais os NOVOS PILOTOS da categoria interessados em correr do que os velhos pilotos.......... a 400 LIVRE recua e a motor CBA ou LOCADO avança e ficamos no meio termo com um GRID apresentável !

  • 21/01/2010 15:52 Dazeca

    entao pilotos vao ter mais 1 custo DINAMOMETRO E PREPARADOR p/ adecuar o que simplificou brasileiro em flops se nao estiver de acordo c/ sport 400 no seu regulamento nao irao porque terao que faser motor?

  • 21/01/2010 20:06 Fernando Wortmann

    Parabens !!! ficou muito bom pra todo mundo,será um sucesso sem duvida.Minha sugestão para o peso das categorias da copa parilla é deixar 167 pras duas iguais.Abraço a todosNando

  • 22/01/2010 09:16 Neco

    Parabens no que diz respeito a campeonatos curtos...nao adianta mesmo fazer campeonatos longos pq tem orcamentos que nao se encaixao a eles...parabens mesmo !!! Quanto a Pro 400 esta sim agora vai ter grids satisfatorios pq o unico campeonato no Brasil com este tipo de motores ,e que vem crescendo a cada ano, é o que é realizado na granja...a vistoria..perfeita gostei mesmo !!! Faz anos que falamos (Targh 400) que deveriam optar por este regulamento. E na minha opiniao nao tem que ser feito mais nada na pro 400... Quanto ao motor para o sul brasileiro troca carbura,cabecote e sistema de valvulas..o resto é igual !!!Peso da Parrila tentar fazer igual ao regulamento do Brasileiro (graduados e senior) 153...167. MAURO...troca o banco do teu kart por um porta mala !!! Abracos Neco