O Faeli Regional de Kart, disputado no Kartódromo de Farroupilha, está se tornando uma ótima opção para o kartista gaúcho. Na 2ª etapa, realizada no domingo (29) nada menos que 46 pilotos de todos os cantos do Rio Grande, e até de Santa Catarina, participaram do evento. Com isso, cada vez mais fica provado que a Serra estava com muitas saudades de provas de kart.
Ainda no sábado era possível ter-se ideia de que o fim de semana seria de grids cheios. Os boxes lotaram com muita rapidez e o estacionamento ficou pequeno para tantos reboques e veículos. O tempo colaborou e o sol esteve presente durante os dois dias do evento.
A categoria Cadete segue seu crescimento e, com um grid de quatro pilotos, que, ao contrário do que se pode imaginar, mostrou muita disputa, pois todos andaram o tempo todo muito colados.
A gurizada deu uma demonstração de velocidade e competência. Existe uma expectativa de crescimento desta categoria até o final do campeonato, já que, entre outros vários atrativos, conta com inscrições e aluguel de motores (cedidos pela Mittag Competições) totalmente gratuitos.
A categoria Elétrica foi a vedete da etapa. Entre os motores Tag e Fireball, nada menos que 14 pilotos encherem a pista do kartódromo, com disputas acirradas em todos os pontos do circuito. É a categoria que vem surpreendendo a cada etapa, com pilotos que misturam experiência e arrojo. As duas competem junto, mas classificam separadas, e requerem uma grande atenção dos comissários, tanto técnicos quanto desportivos.
A categoria Fórmula continua mantendo o seu grid médio. Desta vez, com oito pilotos, não mostrou disputas mais "quentes", pois os comissários, durante o briefing, avisaram que seriam enérgicos em relação a eventuais disputas anti-desportivas. Assim, tudo correu na mais absoluta tranquilidade.
A Meio-século, desta vez, teve um grid um pouco menor, com oito pilotos, fruto de algumas faltas pontuais, por justificados motivos. Ainda assim, vários ex-pilotos seguem na busca de informações para, ainda em 2011, voltar a participar de campeonatos, algo que, para muitos, faz parte de um passado distante.
A Speed Kart, individualmente, teve o maior grid individual. Com 12 pilotos, foi a categoria que trouxe a maior troca de posições do fim de semana. Qualquer erro significava perda de várias posições. Os karts com motor de RD estão trazendo vários pilotos amadores para o kart competitivo, e isso está mesclando pilotos experientes com estreantes, o que projeta um aumento gradativo do grid.
Como nota negativa, ninguém da Pró 400 se inscreveu. Desta forma, a partir de agora, esta categoria deixa de fazer parte do Faeli Regional de Kart. Ponto positivo também para o público, que compareceu em bom número.
A próxima etapa está marcada para o dia 21 de agosto, também em Farroupilha.
Confira a classificação final de cada categoria:
SPEED KART
1 Ramon Matias
2 Alessandro Clezar
3 João Guilherme Rebechi
4 Rafael Mohr
5 Juliano Seben
6 Marcelo Grunwald
7 Mauricio Stapasolla
8 Daniel Prado
9 Claudir Binsfeld
10 Rafael Moreira
11 Renan Tonello
12 Matheus Lese
Pole (sorteio): João Guilherme Rebechi
FÓRMULA
1 Douglas Iaconni
2 Julio Pires
3 Vilson Viapianna
4 Lucas Girotto
5 Daniel Farina
6 Leandro de Fraga
7 Jorge Katczinski
8 Natacha Hanauer
Pole: Douglas Iaconni
CADETE
1 João Vitor Hanauer
2 Denis Gabriel Moreira
3 Eduardo Lazzari
4 Arthur Vargas
Pole: Eduardo Lazzari
ELÉTRICA TAG
1 Giovanni Dalmina
2 Jeferson Abel
3 Paulo Ricardo Braga
4 Milton Zilli
5 Marlo Binsfeld
6 Alberto Da Ré Jr
7 Rui Perin
Pole: Giovanni Dalmina
ELÉTRICA FIREBALL
1 Mauricio Pereira
2 Alisson Mengue
3 Valdemir Pinicioli
4 Saulo Ramos Filho
5 Carlos Alberto Duarte
6 José Henrique Vargas
7 Lukas Fortunatto
Pole: Alisson Mengue
MEIO SÉCULO
1 Vilson Viapiana
2 Claudir Binsfeld
3 Dirceu Thomé
4 Francisco Souza
5 Paulo Sulzbach
6 Henrique Frainer
7 César Augusto Cauduro
8 Elton Giacomello
Pole: Vilson Viapiana