A carência de oficiais de competição para atuar nas mais diferentes modalidades do automobilismo atualmente é um dos maiores problemas enfrentadas pelas federações em todo o país.
A Federação Gaúcha de Automobilismo iniciou a formação de novos oficiais, primeiramente organizando um seminário, realizado nas dependências do Velopark em 2010 para buscar novos interessados. Para continuar a formação destes novos comissários, em 2012 o Presidente da FGA, Sr. Carlos de Deus, instituiu o Comissário Trainee, que são comissários que acompanharão os comissários oficiais em todas as provas supervisionadas pela FAU.
Os trainees acompanharão todas as decisões e atitudes tomadas pelos comissários desportivos nas provas, aprendendo em campo todas as ações necessárias para o bom andamento das provas. “Os trainees não tem nenhum poder desportivo ou técnico, apenas observam as ações e aprendem todos os procedimentos adotados como padrão não apenas pela FGA, mas por todas as faus e CBA”, informou o presidente da FGA.
Com esta iniciativa, busca-se o aprendizado in loco das atividades dos oficiais de competição, para quando os trainees assumirem oficialmente o cargo estejam já habituados e preparados para as exigências dos diferentes campeonatos.
Atualmente a FGA conta com quatro comissários trainees acompanhando as provas no Rio Grande do Sul.