Vinte e cinco pilotos, correndo em duplas ou individualmente, estiveram presentes no último sábado (26) no kartódromo da APA (Associação Pelotense de Automobilismo) para a disputa do Rei das Pistas KartPel, a prova festiva de encerramento da temporada 2011 do kartismo na cidade.
Ao todo foram 18 karts alinhados no grid, sob um forte calor, para enfrentar a tomada de tempos e as quatro baterias programadas para o evento, cada uma em um traçado diferente do kartódromo. Outro diferencial previsto no regulamento da corrida foi a inversão de 50% do grid a cada bateria. Com todos esses ingredientes, o que se viu foi muita disputa por posições, muitas ultrapassagens, alguns toques e acidentes.
Gabriel Robe 100%
Além dos pilotos que atualmente disputam o Campeonato Pelotense de Kart F4, a primeira edição do Rei das Pistas KartPel contou com a presença de outros bons pilotos, como os campeões pelotenses Vanio Valente (campeão de 2002 a 2005) e Thiago Jouglard (2006). Também marcou presença na prova o piloto da Kart Mini, Gabriel Robe, campeão sul-americano de 2010.
Com um equipamento muito bem acertado e atuação impecável, Gabriel Robe não deu chances a ninguém, cravando a pole position com boa vantagem e vencendo as quatro baterias, mesmo com a inversão do grid, que o colocava largando da 9ª posição na bateria seguinte, ou diante do problema ocorrido na terceira bateria do dia, quando o piloto da Kart Mini precisou reparar o kart quando se dirigia para o alinhamento do grid e com isso largou de último. Campeão com 100% dos pontos.
Pilotos da categoria F4 Light do Campeonato Pelotense foram destaque
O segundo lugar da prova ficou com o piloto Lucas Meurer, atual campeão pelotense da categoria F4 Light. Lucas apostou na regularidade e consistência de resultados nas baterias, e mesmo sem aparecer entre os três primeiros em cada prova, somou pontos importantes para conquistar o vice. Com um 6º lugar na primeira bateria e repetindo o 4º lugar nas outras três baterias, Lucas Meurer somou 58 pontos.
No terceiro lugar do Rei das Pistas KartPel apareceu a dupla Alexandre Conti / Filipe Macedo, que também disputaram a categoria F4 Light do Pelotense de Kart 2011. Além de estrear na Light na última etapa do ano, Filipe Macedo sagrou-se campeão na categoria F4 Novatos por antecipação. A dupla somou 56 pontos, com bom desempenho nas baterias.
O quarto lugar ficou com o vice-campeão da F4 Super de 2011, o piloto Eduardo Yunnes Filho. Com um começo de competição muito forte, Yunnes cravou o 2º melhor tempo no classificatório, atrás apenas de Gabriel Robe, e garantiu o segundo lugar na primeira bateria. Na segunda bateria, porém, um princípio de incêndio em seu equipamento o tirou da prova, a duas voltas do final. Sem pontuar nesta bateria, e largando no fim do pelotão, Eduardo Yunnes buscou provas de recuperação nas duas baterias restantes. Ao cabo das quatro baterias, Yunnes somou 50 pontos.
Fechando o pódio do Rei das Pistas KartPel 2011, com 49 pontos somados, vem o piloto Carlos Izkovitz, atual campeão da F4 Super do pelotense de kart. Outro candidato ao título da prova festiva, Carlos fez o 3º melhor tempo da tomada, apenas 4 centésimos de segundo atrás de Yunnes, mostrando o equilíbrio do grid. Mas um problema logo na largada o tirou da primeira bateria. Sem pontuar na bateria inicial, e largando no final do pelotão, Izkovitz fez excelente prova de recuperação e conquistou um 2º lugar na bateria seguinte. Mas problemas na terceira bateria o tiraram definitivamente da disputa pelo título. Restou outra excelente atuação na bateria final, coroada com um segundo lugar.
Temporada 2012 promete agitar o kartismo pelotense
Com o fim da temporada 2011 do kartismo pelotense, após o sucesso da primeira edição do Rei das Pistas KartPel e a tradicional confraternização entre pilotos e equipes, além do excelente campeonato disputado no correr do ano, que reuniu mais de 30 pilotos em seus grids e trabalhou na formação de novos adeptos ao esporte, o saldo é bastante promissor e anuncia uma temporada 2012 mais forte, mais competitiva.
Resultado Final (após a soma dos pontos das 4 baterias):
1 Gabriel Robe - 100 pontos
2 Lucas Meurer - 58
3 Alexandre Conti / Filipe Macedo - 56
4 Eduardo Yunnes - 50
5 Carlos Izkovitz - 49
6 Thiago Jouglard / Vânio Valente - 49
7 Cristiano Monteiro - 45
8 Fabrício Canalli - 43
9 Marco Freitas / Rodrigo de Freitas - 39
10 Marcel Marum - 37
11 Cacá Braga / Luis Castilhos - 28
12 Antonio / Francisco Mesquita - 28
13 Felipe Dolzan - 23
14 André / Pablo Mendes - 20
15 Valdomiro - 7
Não pontuaram
Micael Marum
Fabio Vieira
Juliano