publicidade
03/08/2011 11:44

Gaúcho 2011 muda datas e classifica campeão e vice para a Copa das Federações

Fonte: Portal Kart Motor | Erno Drehmer


Foto: Divulgação

Kartódromo de Farroupilha recebe 1ª etapa


O Campeonato Gaúcho de Kart – e os demais estaduais – chega em 2011 com uma grande novidade: os campeões e vices da cada categoria estarão automaticamente classificados para a 1ª Copa das Federações, evento a ser disputado em 2012 e promovido pela CBA. Trata-se de um grande incentivo aos estaduais, e para os kartistas gaúchos não é diferente, uma vez que apenas estes classificados competirão e não será possível aos demais apenas escolherem participar.

O Gaúcho de 2011 acaba de modificar as datas de suas etapas, justamente buscando preservar a participação de seus pilotos. As datas anteriores batiam com a Copa São Paulo Granja Viana, hoje o maior e mais importante campeonato regional do kartismo brasileiro, o que impossibilitaria a participação de diversos pilotos locais no Gaúcho. As novas datas passam a ser 3 e 4 de setembro em Farroupilha e 29 e 30 de outubro em Tarumã.

A competição será disputada em duas etapas duplas, com pontuação diferenciada nas baterias de cada etapa e, dos quatro resultados obtidos, o pior deles deverá ser descartado. Assim, o piloto com o maior número de pontos em cada categoria será o campeão e representará, ao lado do vice, o Rio Grande do Sul na 1ª Copa das Federações.

Outra grande novidade para 2011 é a Federação Gaúcha de Automobilismo ter atendido a uma das principais reivindicações dos kartistas: em 2011 será permitida a utilização de pneus usados em todas as categorias, desde que homologados e em bom estado de uso. Os pneus, quando novos, deverão obrigatoriamente ser comprados da organização.

Os primeiros valores já começam a ser definidos e a taxa de inscrição custará R$ 250,00 por piloto, que deverá ainda adquirir o “kit combustível” para a tomada de tempos e corridas e, dependendo da categoria, pagar a taxa de aluguel do motor. Estes dois outros valores serão divulgados brevemente.

Está prevista a participação das categorias Mirim / Cadete, Júnior Menor / Júnior, Pró 400 Light, Pró 400 Preparada, Stock 125cc Ar, Sport 125cc Água, Five Speed A e B, Fireball Sprinter e Master e TaG Parilla. A Mirim / Cadete, Júnior Menor / Júnior e Pró 400 Light competirão com motores sorteados, fornecidos pela organização.

A programação da 1ª etapa, a ser disputada nos dias 3 e 4 de setembro em Farroupilha, será divulgada brevemente, mas já podemos adiantar que os treinos oficiais serão realizados no sábado (3) e a tomada de tempos e as duas baterias de cada categoria no domingo (4).

Além da vaga na Copa das Federações oferecida ao campeão e ao vice, os três primeiros em cada categoria receberão troféus.

Mais informações quanto ao regulamento – já disponível – podem ser obtidas com Neco Fornari pelo fone (51) 8141.6311. Já sobre a parte organizacional contate com Erno pelo fone (51) 8162.8479.

  • 03/08/2011 13:48 Mauro

    Gostaria de dar os Parabéns para as novas medidas!
    E foram criadas visando encher o GRID na minha visão!
    e considero isso um avanço, pois não se pensava assim à muito tempo!
    um detalhe :
    a pontuação normal utilizada no kart é eficiente e não precisava ter mudado, mas deve ter explicação pra tal mudança !

  • 03/08/2011 16:20 Glaucio Sganzerla

    Erno, uma dúvida acredito que importante, quanto à categoria Fireball:
    A Copa das Federações 2012 contempla dita categoria também, ou somente as categorias participantes, por exemplo, do Campeonato Brasileiro? Um abraço

  • 03/08/2011 17:16 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Glaucio, no caso de pilotos se classificarem através de categorias que não correrão a Copa, poderão competir na categoria de sua carteira de origem. Por exemplo, Sênior A campeão na Fireball, poderá correr na Copa na Sênior A.

  • 03/08/2011 18:49 Dazeca

    ERNO O PROBLEMA COM PNEU NOVO VEM DO REPRESENTANTE E NO MEIO TEM PNEU VELHO COM ANO ANTERIOR PEGUEI 1 JOGO COM 1.3 SEGUNDO PIOR DO QUE O PNEU QUE TREINEI ISTO NAO PODE ACONTECER VOCE TRABALHA TEM RESULTADO E CHEGA NA HORA TUDO POR AGUA ABAICHO DE QUEM E A CULPA DO PREPARADOR?

  • 03/08/2011 19:18 Rafael Mohr

    É de elogiar muito essa notícia. Parabéns a CBA.

  • 04/08/2011 08:38 André

    Erno, não entendi sua explicação: se na categoria Five Speed tiver um sênior A, na Tag Parilla outro, na Fireball mais um, na Sport Água outro, iremos ter quantos pilotos sênior A? Qual se encaixaria para a Copa? Abraço

  • 04/08/2011 15:43 Pablo Braga

    boa tarde pessoal dei uma pesquisada no assunto,sobre categorias naõ homologadas e descobri que só teraõ vaga pilotos que participarem de campeonatos estaduais em categorias homologadas . ou seja o resto naõ vai poder correr .gostaria ja aqui de parabenizar a cba pela otima ideia e pela valorizaçaõ do kart no brasil,pois agora com isto entraremos em um modo de regulamento nacional. teremos que faser campeonatos regionais e estaduais com equipamentos e motores homologados para termos chanse de participar de grandes campeonatos como será este da copa das federações.sendo feito um regulamento igual do sul do pais até o norte os piltos teraõ como correr corridas onde tiver sem ter que comprar ou se adaptar com equipamentos.

  • 05/08/2011 18:03 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    André.
    Segundo informação que obtive com o Gatti, neste caso a federação local indicará os dois classificados da Sênior A... ou de outras carteiras (categorias) semelhantes.

  • 05/08/2011 18:04 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Pablo, não é exatamente assim. Sim, só correrão categorias homologadas, mas como eu disse lá em cima, piloto que corre de RD, por exemplo, ou Fireball, classificará para correr a Copa de acordo com sua carteira de piloto. Se ele tiver carteira de Graduados, correrá a Copa na Graduados.