O Campeonato Gaúcho de Kart de 2013 terá nova formatação e mudanças radicais. Marcado para ser disputado em Tarumã, entre os dias 6 e 8 de setembro, o evento mais importante do kartismo do Rio Grande do Sul será realizado em etapa única, ao contrário do que vinha acontecendo nas temporadas anteriores.
Mas, mais do que isso, terá um formato muito diferente do usual para definir seus campeões. O formato usado será o do Campeonato Brasileiro, que é disputado em quatro baterias, mas o que ainda está em aberto é se será utilizado o sistema novo ou o antigo.
O novo define o campeão apenas pela última bateria, ou seja, o vencedor da última – a Final – é o campeão. No sistema antigo todas as baterias valem pontos, mas a última vale o dobro, e após o descarte do pior resultado quem somar mais pontos é o campeão.
O Gaúcho 2013 deverá ser enxuto quanto às categorias que dele participarão. A Cadete terá pilotos da Mirim e Cadete, a Fireball terá suas duas tradicionais divisões internas e a Speed Kart volta ao Gaúcho em categoria única. A Pró 400 terá duas divisões internas também e competirá com motor sorteado, mesma situação da TaG, que, no entanto, correrá com seus próprios motores.
Os karts de 125cc serão divididos também em duas, Graduados e Sênior. A Sênior ficou fácil de definir e terá apenas pilotos com carteira Sênior, enquanto que a Graduados terá pilotos Novatos e Graduados, podendo receber também pilotos Sênior.
A grande dúvida fica por conta da Júnior Menor e Júnior. Explicando: correrão juntas as duas? Com qual regulamento, da Júnior Menor ou da Júnior? Ou a Júnior Menor fica como categoria única e os pilotos da Júnior passam a integrar a Graduados, junto com os Novatos e Graduados?
Você pode opinar a respeito destes dois questionamentos – quatro baterias pelo sistema novo ou antigo e como ficam as categorias Júnior Menor e Júnior – utilizando o formulário para comentários logo abaixo. Ou enviando email para jhonnybonilla1@gmail.com, com cópia para erno@kartgaucho.com.br.
“Queremos inovar este ano, oferecendo um novo formato para o Gaúcho e também ouvindo os principais envolvidos, os pilotos, seus pais e suas equipes”, afirma Jhonny Bonilla, que recentemente assumiu o Departamento de Kart da Federação Gaúcha de Automobilismo. “Serão praticamente duas etapas dentro de uma só e, melhor do que isso, tudo em um único final de semana, o que reduz bastante os custos em relação a duas etapas em dois locais distintos”, finaliza Bonilla, que deixa seu telefone (51) 9987.1386 à disposição para contatos.