publicidade
26/04/2013 10:29

Gaúcho 2013 será disputado em setembro em Tarumã. Etapa única e quatro baterias são as novidades

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



O Campeonato Gaúcho de Kart de 2013 terá nova formatação e mudanças radicais. Marcado para ser disputado em Tarumã, entre os dias 6 e 8 de setembro, o evento mais importante do kartismo do Rio Grande do Sul será realizado em etapa única, ao contrário do que vinha acontecendo nas temporadas anteriores.

Mas, mais do que isso, terá um formato muito diferente do usual para definir seus campeões. O formato usado será o do Campeonato Brasileiro, que é disputado em quatro baterias, mas o que ainda está em aberto é se será utilizado o sistema novo ou o antigo.

O novo define o campeão apenas pela última bateria, ou seja, o vencedor da última – a Final – é o campeão. No sistema antigo todas as baterias valem pontos, mas a última vale o dobro, e após o descarte do pior resultado quem somar mais pontos é o campeão.

O Gaúcho 2013 deverá ser enxuto quanto às categorias que dele participarão. A Cadete terá pilotos da Mirim e Cadete, a Fireball terá suas duas tradicionais divisões internas e a Speed Kart volta ao Gaúcho em categoria única. A Pró 400 terá duas divisões internas também e competirá com motor sorteado, mesma situação da TaG, que, no entanto, correrá com seus próprios motores.

Os karts de 125cc serão divididos também em duas, Graduados e Sênior. A Sênior ficou fácil de definir e terá apenas pilotos com carteira Sênior, enquanto que a Graduados terá pilotos Novatos e Graduados, podendo receber também pilotos Sênior.

A grande dúvida fica por conta da Júnior Menor e Júnior. Explicando: correrão juntas as duas? Com qual regulamento, da Júnior Menor ou da Júnior? Ou a Júnior Menor fica como categoria única e os pilotos da Júnior passam a integrar a Graduados, junto com os Novatos e Graduados?

Você pode opinar a respeito destes dois questionamentos – quatro baterias pelo sistema novo ou antigo e como ficam as categorias Júnior Menor e Júnior – utilizando o formulário para comentários logo abaixo. Ou enviando email para jhonnybonilla1@gmail.com, com cópia para erno@kartgaucho.com.br.

“Queremos inovar este ano, oferecendo um novo formato para o Gaúcho e também ouvindo os principais envolvidos, os pilotos, seus pais e suas equipes”, afirma Jhonny Bonilla, que recentemente assumiu o Departamento de Kart da Federação Gaúcha de Automobilismo. “Serão praticamente duas etapas dentro de uma só e, melhor do que isso, tudo em um único final de semana, o que reduz bastante os custos em relação a duas etapas em dois locais distintos”, finaliza Bonilla, que deixa seu telefone (51) 9987.1386 à disposição para contatos.

  • 26/04/2013 11:25 Maurício Stapasolla Kart -28 Five Speed

    Podem contar com minha presença, parabéns aos organizadores por incluirem a Five Speed no Gaúcho, tomara que os pilotos se mobilizem e prestigiem o evento.

  • 26/04/2013 13:07 Leandro Argenta

    Sou favorável ao sistema antigo, pois a regularidade prevalece. No sistema novo, uma correia que cair na bateria final, acaba com suas chances.

  • 26/04/2013 13:15 Adriano Carboni

    Voto a favor do sistema antigo, pois prevalece a regularidade ao longo de quatro baterias e não pela grande parcela de sorte em uma bateria. Caso seja tomada a mesma iniciativa de redução de custos que está sendo aplicada no Sul-Brasileiro, podem contar comigo no grid da Pró-400.

  • 26/04/2013 14:52 Rodrigo Gonzalez

    Muito legal,um grande campeonato,varias corridas,menos categorias,parece q temos um rumo.sou a favor do sistema novo,ganhou a ultima e campeão.e o campeão merece prêmio.um prêmio realmente relevante.

  • 26/04/2013 17:03 Gustavo Rodrigues

    Pretendo andar na f4 e prefiro a forma antiga que obriga o piloto a ser regular.

  • 26/04/2013 19:10 Mateus Schreck

    Sou a favor do sistema antigo de pontuação pois é mais justo. Concordo plenamente com o Carboni, tem que baratear pra incentivar os pilotos a encher os grids.

  • 27/04/2013 11:56 Darci De Mello

    Sou favorável ao sistema antigo de pontuação.

  • 27/04/2013 21:30 Sucata

    Sistema antigo.

  • 27/04/2013 21:46 Rafael Bassani

    Sistema antigo, sem sombra de duvidas....o custo da prova vai definir a participação!

  • 29/04/2013 10:17 Emilio Otto

    Sistema antigo.

  • 29/04/2013 11:40 Alessandro Clezar

    Gostaria que fosse no sistema novo, pois sorte e azar também fazem parte, mas apoio a decisão da maioria, aproveitando, acho que teremos o melhor campeonato gaucho dos últimos tempos, esse formato tem tudo para agradar a todos, parabens pela decisão.

  • 29/04/2013 13:25 Jairo Kobe

    Sem duvida formula antiga, vale regularidade.

  • 29/04/2013 16:51 Felipe #27

    Gostaria de experimentar o sistema "novo". O antigo já está sacramentado de seus prós e contras. Quem um dia tiver a oportunidade de andar um evento de nivel nacional, não poderá escolher.
    Sds

  • 29/04/2013 20:45 Jhonny Bonilla

    Olá Pilotos !!
    Obrigado pela mobilização em dar a sua opinião , se tiverem mais sugestões estamos abertos a receber e analisar , assim podemos realizar um grande campeonato Gaúcho este ano ! opinem , se não quiserem fazer isto publicamente fiquem a vontade e utilizem o meu email para isso , jhonnybonilla1@gmail.com , Obrigado !! Jhonny Bonilla Diretor de Kart da FGA 2013 !! aguardo

  • 06/05/2013 01:51 Rodrigo Oliveira

    Vou correr este ano e pelo que li o sistema antigo deve prevalecer!

  • 06/05/2013 10:12 Taylor Junior

    Com certeza sistema antigo, piloto deve ter regularidade, estou em dúvida se vou correr na Pro400 ou fireball, vai depender da organização e custos.

  • 12/05/2013 16:38 Leonardo Teixeira Freire

    Eu sou favorável ao sistema novo. É o único sistema em que, caso em alguma das baterias, haja quebra, abandono etc, ainda há chance de ganhar...

  • 11/06/2013 08:56 Jangier Mocelin

    Sou favorável ao sistema antigo. Podem contar comigo na categoria pro400. Jangier Mocelin kart #75