A mudança da relação (transmissão) da categoria Mirim / Cadete para o Campeonato Gaúcho – e para o Faeli Regional – acabou não agradando grande parte dos competidores. Ontem foi divulgada diretamente aos pilotos e pais uma nota informando da mudança, que basicamente alterava a corrente, que passava a ser de kart, e a relação, que seria com pinhão de 20 dentes e coroa de 64 a 67 dentes.
Como o regulamento do Gaúcho, divulgado pela Federação Gaúcha de Automobilismo, previa outra relação (corrente de moto e relação 13 x 38), a grita foi grande entre os pais de pilotos, que já treinavam a algum tempo debruçados sobre esta norma. A nova regra foi adotada também pelos organizadores do Faeli Regional, que tem etapa neste sábado (20) em Farroupilha, até mesmo para facilitar para quem treinasse para o Gaúcho.
A FGA, baseada na reclamação dos pais, voltou atrás e manteve o regulamento original para a Mirim / Cadete, que determina corrente de moto e relação 13 dentes (pinhão) e 38 dentes (coroa).
A mesma decisão, lógico, foi tomada pelos organizadores do Faeli Regional, Carlos Giacomello e Bepi. “Seguimos o que a FGA havia determinado para o Gaúcho, já que nossa corrida deste sábado servirá, também, como preparação para ele. Queríamos oferecer aos pilotos que competem no Faeli condições de se prepararem para o Gaúcho”, ressalta Giacomello. “Porém, hoje pela manhã fomos surpreendidos com a volta para o regulamento antigo e, claro, seguindo nossa linha de raciocínio, também voltamos ao que foi divulgado desde o início”, completa.
Segundo Giacomello, o Faeli Regional foi criado para ser uma opção barata de kartismo e em nenhum momento a intenção, ao mudar e seguir o regulamento do Gaúcho, foi de criar confusão. “Nosso propósito sempre foi e sempre será facilitar as coisas para que mais gente possa praticar de forma competitiva o esporte que escolhemos. Foi pensando assim que procuramos facilitar as coisas para os pilotos da Cadete e no fim acabamos criando muitos transtornos. Desculpem-nos, Nem sempre acertamos”, encerra Giacomello.