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04/09/2014 17:57

Gaúcho terá categoria Júnior, custos baixos e vagas na Copa das Federações. Confira como vai ser

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Divulgação

Farroupilha será o palco do Gaúcho 2014


Com expectativas de chegar a um número de inscritos nunca alcançado em sua história, o Campeonato Gaúcho acaba de anunciar a criação da categoria Júnior para sua edição 2014, marcada para ser disputada em Farroupilha entre os dias 17 e 19 de outubro. Inicialmente fora do cronograma oficial, a Júnior mostrou um bom número de interessados e "forçou" sua participação no mais importante evento do kartismo do Rio Grande do Sul.

A Júnior terá a participação de pilotos com Cédula Desportiva das categorias Júnior Menor e Júnior e adotará o sistema de motores sorteados, fornecidos pela Pablo Racing. Os motores terão a configuração Júnior e a categoria utilizará pneus vermelhos, uma forma de equilibrar para os pilotos da Júnior o motor mais forte com pneus menos rápidos.

O custo do aluguel do motor será de R$ 650,00 e o fornecimento será a partir do segundo treino oficial da sexta-feira, dia 17.

Alicerçado no sucesso do Campeonato Regional da Serra, que em sua última etapa levou 96 pilotos à Farroupilha, Erno Drehmer, promotor do Gaúcho 2014, espera a participação de mais de 90 pilotos, vários deles de outros Estados. "Estive na decisão do Top Kart Brasil em Belo Horizonte e convidei pessoalmente equipes e pilotos de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, dentre outros Estados", conta. "Vários deles confirmaram presença e, por isso, acredito que teremos um Gaúcho um pouco diferente este ano, com maior participação de pilotos de fora. E acho que teremos algumas surpresas", emenda.

Os campeões e vices de cada categoria estarão automaticamente classificados para a Copa das Federações, evento da CBA marcado para dezembro em Volta Redonda (RJ). "Nas categorias que competirem agrupadas, como é o caso da Júnior Menor e Júnior, os dois melhores colocados em cada uma delas terão sua vaga na Copa das Federações", esclarece Drehmer.

O Campeonato Gaúcho terá uma fórmula de disputa bastante atrativa, utilizada em sua edição passada, mas abandonada em outras competições no kartismo brasileiro. Serão disputadas quatro baterias por cada categoria, com pontuação simples nas três primeiras e dobrada na última, ficando obrigatório o descarte do pior resultado. A soma dos pontos após o descarte definirá o campeão. "Era o formato utilizado no Brasileiro até 2008 e que é bastante interessante, já que privilegia a regularidade e não apenas o resultado da ultima bateria", explica o promotor do Gaúcho 2014.

Vão participar as categorias Cadete (pilotos Mirim e Cadete), Júnior (Júnior Menor e Júnior), Graduados, Sênior, Speed Kart, Tag, Tag Super, Fireball Sprinter, Fireball Master e Pró 400. A Fórmula, com os antigos motores 125cc refrigerados à ar e inicialmente incluída na competição, está cancelada.

Buscando seguir a proposta de custos baixos adotada no Regional da Serra - em resumo, a razão de seu sucesso -, a taxa de  inscrição ficou em R$ 550,00 para a Cadete (com motor incluído), R$ 820,00 para a Pró 400 (com motor), R$ 1.120,00 para a Júnior (com motor) e R$ 470,00 para Speed Kart, Tag e Fireball, que competem com motor próprio. Será necessário ainda adquirir o combustível (praticamente a preço de custo) para a disputa da tomada de tempos e quatro baterias e, pensando mais uma vez em custo baixo, será permitido utilizar pneus novos ou usados.

As inscrições para a edição 2014 do Campeonato Gaúcho já estão abertas e podem ser efetuadas na página especial do Kart Motor, onde também está disponível o regulamento de todas as categorias (inclusive da recém lançada Júnior) e onde serão publicados novos documentos e informações na medida em que forem liberadas.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 8162.8478, com Erno.

  • 04/09/2014 20:37 Assis Marcos Gurgacz

    Acabaram com a categoria Junior, colocando motores sorteados!! Ainda mais desta preparadora que já deu tanta dor de cabeça no sul brasileiro!! é uma pena!!!

  • 05/09/2014 07:24 Sinder Bitton

    Parabéns Erno ! Sempre lutando em prol do Kartismo. Espero de coração que o Gaúcho seja um sucesso, torcendo que traga os melhores pilotos gauchos classificados para a Copa das Federações que será em Dezembro no Kartódromo de Volta Redonda, estarei esperando por você aqui no Rio. Um grande abraço.

  • 07/09/2014 15:34 Robson Olsen

    Consideramos a união da categoria Junior e Junior Menor uma boa solução para aumento de grid, porém, pedimos a reconsideração em relação a utilização de motores sorteados. Motores próprios seria a fórmula ideal, tirando o peso da "sorte" na hora do sorteio de motores. Um trabalho bem feito pode ser prejudicado pela falta de sorte em um sorteio de motores. Valentina 67 e equipe

  • 09/09/2014 08:01 José Luiz Muggiati

    Concordo com o Robson. Seria favorável a motores próprios aonde teríamos que arrumar um motor Junior e os pneus poderiam ser o usado na categoria Junior e pesos na media entre a Junior e Junior Menor. Acharia que o Podium deveria ser separado para cada categoria. Classificatória e corridas em comum.
    Obrigado
    José Luiz Muggiati.

  • 09/09/2014 10:45 Nelson Amaral

    Bom dia a todos, se for esse o formato, motor próprio,peso 142, premiação e vaga em separado, concordo e correremos o Gauchão com os pilotos 048 Pedro Adami 408 Jose Victor Adami, junior menor .abs. Nelson Amaral (NA Racing)

  • 09/09/2014 12:05 Speedkart Competições

    Olha Erno, ótima Nelson Amaral, motor e pneus da Jr. peso 142kg andam junto e pontuam separados. Acho também que deveriamos fazer os flanges sorteados assim como é feito em outras competições.