Está confirmado o resultado da 1ª etapa do Campeonato Regional da Serra na categoria Graduados, que integra a competição utilizando as regras do RNK no quesito motor. Sempre é bom lembrar que a categoria pode usar apenas o modelo 2010 quando se trata do motor Parilla MY.
Segundo colocado na rodada, o piloto Renan Busse corria riscos de ser desclassificado por ter em seu motor peças internas do modelo 2013 do motor MY, situação que inicialmente foi considerada pelo Comissário Técnico e Comissários Desportivos como proibida.
Porém, após analisarem o Regulamento Nacional de Kart, em seu artigo 32.2, que fala de motores no capítulo VIII, válido para todas as categorias, os comissários chegaram a conclusão que o RNK deixa aberta a possibilidade de serem usadas peças de qualquer motor homologado, conforme segue: "32.2 PREPARAÇÃO– Não serão aceitas qualquer alteração no motor homologado. Para efeito de vistoria será tomado como base o motor homologado e lacrado em poder da CBA. Permitido o intercâmbio de peças internas entre os motores homologados".
Sob este foco, os Desportivos e o Técnico optaram por não desclassificar Renan Busse, já que o regulamento maior do kartismo nacional não é claro no que tange a uma eventual proibição do intercâmbio de peças internas do modelo MY 2013. Segundo estas autoridades que atuaram na etapa, deveria haver um complemento na última frase do artigo 32.2, dizendo "da mesma categoria" para poderem decidir pela desclassificação.
Agora será feito um estudo e provavelmente será acrescentado um adendo ao regulamento do Regional da Serra, que proibirá o intercâmbio de peças internas do motor MY13 com o motor MY 10 na Graduados a partir da 2ª etapa.